Show do Pintor Profissional - Edição 253

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2024 40 ENTREVISTA TINTAS RENNER TEM NOVO DIRETOR DE NEGÓCIOS MARCELO DINIZ, NOVO DIRETOR DE NEGÓCIOS PARA TINTAS ARQUITETÔNICAS AMÉRICA LATINA E AMÉRICA CENTRAL DA TINTAS RENNER, REVELA SUA VISÃO DE MERCADO, FALA SOBRE OS DESAFIOS DE OPERAR EM DIVERSOS PAÍSES, RESSALTANDO QUE O MERCADO DA PINTURA PROFISSIONAL ESTÁ CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO. Diniz conta também sobre a prioridade imedia- ta que é a reconstrução do Rio Grande do Sul. “É o estado onde está a nossa planta e o suporte aos clientes, e comunidade é nossa prioridade nesse momento”, faz questão de deixar bem claro o executivo. Quais os desafios do novo cargo e o que pode favorecer a relação direta com o pintor? O principal desafio é, sem dúvida, o de adapta- ção cultural. No total são 12 países (8 que opera- mos na América Central e mais 4 na América do Sul) cada um com particularidades em termos de varejo, portfólio vendido e o formato que trabalha o pintor profissional. Claro que dentro desse contexto, gerenciar a complexidade legal de operar em diversos países e administrar o tempo, se tornam mais relevantes e, para isso, uma equipe de talento é fundamental. Acredito que isso fortalece a nossa relação com o pintor. O mercado de aplicação de pintura profissional está cada vez mais globalizado, logo a troca de experiências favorece a nossa abordagem junto ao pintor profissional. Com relação aos novos projetos, cite o que será efetivado rapidamente. Por quê? Falando de Brasil, a prioridade imediata é a re- construção do Rio Grande do Sul. É o estado onde está a nossa planta e o suporte aos clien- tes, e comunidade é nossa prioridade nesse mo- mento. Em relação ao mercado da América Cen- tral, estamos expandindo de maneira relevante o nosso negócio de lojas no modelo concessão, onde temos um parceiro que opera dedicado por país num modelo super colaborativo, que é similar ao que fazemos no México. Atualmen- te nessa região, nosso foco é nos mercados do Panamá e na Guatemala, onde operamos com as marcas Glidden e Comex respectivamente. Em ambos os países temos muita oportunidade com o que chamamos de “nearshoring”, que é um movimento global que favorece esses mer- cados no abastecimento de indústrias que abas- tecem os Estados Unidos. Dirigir uma região gigante e com demandas sazonais exige conhecimento, técnica e expe- riência. Como transformar a empresa para atender de maneira customizada diferentes mercados? É um desafio e uma aprendizagem diária. Minha estratégia sempre foi a presença. Procuro, ape- sar de todas as dificuldades de gerenciamento de tempo, estar presente em cada um dos 14 países e sempre perto do cliente. A nossa em- presa tem o cliente no centro como DNA, logo em última análise, uma vez que o cliente se sente próximo da direção da empresa, todos os desafios do dia a dia se tornam mais fáceis. Uso sempre a frase “Estou a um WhatsApp de dis- tância!”. De maneira geral, a minha estratégia é a proximidade e é claro, confiar e investir muito na nossa gente, que faz o dia a dia acontecer. Também encaro toda a experiência multicultu- ral, “multipaís” como uma super oportunidade pessoal de conhecer algo diferente, creio que esse é o grande segredo para qualquer executi- vo expatriado ou que tem em sob sua responsa- bilidade muitos países, ou seja, entrar dentro da cultura, conhecer o lugar, os costumes e apro- veitar a jornada. Como a Tintas Renner projeta seu desempenho no ano? Claro que temos que colocar em contexto a tra- gédia das inundações de Maio de 2024, uma vez que nossa planta está localizada no Rio Grande do Sul e também muitos de nossos clientes. O mais importante é que conseguimos e voltar a operar em Maio rapidamente e suportar os nossos clientes na recuperação da mercado- ria e danos nas lojas. De maneira geral, o pri- meiro trimestre foi bastante positivo e vemos Foto: Edu Liotti “O mercado de aplicação de pintu- ra profissional está cada vez mais globalizado, logo a troca de experi- ências favorece a nossa abordagem junto ao pintor profissional.” “É um desafio e uma aprendizagem diária. Minha estratégia sempre foi a presença. Procuro, apesar de todas as dificuldades de gerencia- mento de tempo, estar presente em cada um dos 14 países e sempre perto do cliente.”

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