Show do Pintor Profissional - Edição 254

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 2024 36 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA VIRTUAL AKZONOBEL APRESENTA AEROFLEET TRAINING+ VR A divisão de negócios e revestimentos aeroespaciais da AkzoNobel está lançando o Aerofleet Training+ VR no País, desenvolvido em conjunto com a VirtualPaint Products, uma solução que simula o processo real de pintura de uma aeronave por meio da tec- nologia de realidade virtual (RV). A inovação foi apresentada, pela primeira vez, em evento no Centro de Treinamento da unidade de São Bernardo do Campo (SP) da mul- tinacional holandesa de tintas e revestimentos. Conforme explica Marcelo Fassina, gerente de vendas Aerospace da AkzoNobel para a América Latina, a realidade virtual se tornou uma tecnologia transformadora no se- tor de revestimentos, principalmente no treinamento de novos técnicos. “Trazemos ao mercado nacional uma solução completa que inclui, além da ferramenta, o trei- namento dos profissionais para manuseá-la com benefícios comprovados por nossos clientes que já a utilizam em outras partes do mundo como, por exemplo, a redução significativa de desperdício de material, já que a partir do uso do Aerofleet elimina-se a necessidade de tinta real nesse processo, o que traz grandes ganhos em termos de sustentabilidade”, conta Fassina. PRECISÃO E SUSTENTABILIDADE EM FOCO A ferramenta está atrelada a todo um pacote de formação de pintura em realidade virtual para os clientes, in- cluindo hardware, software, atualiza- ção do Aerofleet Training+, serviço e apoio. O treinamento permite que os participantes pratiquem sem os riscos e custos associados ao treinamento tradicional com tinta. “Os aprendizes podem simular repetidamente técni- cas como velocidade, distância e so- breposição da pistola de pulverização, eliminando o tempo de inatividade habitual para esperar a tinta secar ou a necessidade de redefinir seu trabalho fisicamente”, comenta Fassina. “Esse sistema não apenas ace- lera o processo de treinamento, mas também aumenta a segurança ao eliminar a expo- sição a compostos orgânicos voláteis (VOCs), reduzindo o impacto ambiental ao zerar o desperdício de tinta e a necessidade de limpeza da pistola com solvente”, completa. Para realizar o treinamento em segurança, é necessário um ambiente de cerca de 3 metros x 3 metros livre de obstruções. O Aerofleet Training+ VR conta com duas opções de equipamento acondicionado numa mala para ser transportado com facilidade. Com o Aerofleet Training+, a AkzoNobel traz um valor agregado único no mercado aos seus clientes do setor aeroespacial, incluindo primers, topcoats, vernizes e outros re- vestimentos específicos da multinacional. “Os clientes podem treinar simulando os produtos reais que pulverizam no ambiente de produção em vez de revestimentos ge- néricos. Para garantir que cada cliente tire o máximo proveito do seu sistema, o Trai- A INOVADORA FERRAMENTA FAZ USO DE REALIDADE VIRTUAL PARA TRAZER SUSTENTABILIDADE A TREINAMENTOS DE REPINTURA E MANUTENÇÃO DE AERONAVES, GERANDO ECONOMIA DE CUSTOS E REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Revestimentos aeroespaciais Aerodur 3001 e Aerodur 3002 foram utilizados na pintura do avião da Gol com temática do Chico Bento ning+ também inclui ambientes específicos da AkzoNobel com um catálogo de peças único e um nível personalizado de apoio e formação com os especialistas em aplicação de tintas AkzoNobel”, explica Fassina. AMPLO PÚBLICO-ALVO O perfil do cliente é muito amplo para essa tecnologia, na me- dida em que pode beneficiar qualquer empresa ou organiza- ção que aplique os revestimentos AkzoNobel. Fabricantes de aeronaves, empresas terceirizadas de reparos e manutenção, cursos técnicos e instituições de formação, e até mesmo com- panhias aéreas que realizam a própria manutenção de pintura podem se beneficiar do sistema, especialmente com a atual escassez de mão-de-obra qualificada em toda a indústria. AEROFLEET COATINGS MANAGEMENT: TECNOLOGIA PARA MANUTENÇÃO Para um pacote de soluções ainda mais completo, a Akzo- Nobel disponibiliza o Aerofleet Coatings Management, um serviço digital baseado em dados que ajuda as companhias aéreas e outros grandes operadores a adaptarem e otimiza- rem individualmente o cronograma de substituição e manu- tenção de revestimentos para aeronaves. Os revestimentos exteriores evoluíram rapidamente na úl- tima década, passando de sistemas de camada única para sistemas de camada de base/camada transparente, prolon- Crédito: @alisson.aviation (da esq. p/ dir.) Michael Green, gerente global de serviços Aerospace; Marcelo Fassina, gerente de vendas Aerospace para América Latina; e Theodore Greenwood, técnico de serviço da AkzoNobel

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