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Dezembro 2009
PAINT & PINTURA
Brisco
A Brisco tem como principal objetivo trazer as grandes empresas quí-
micas e petroquímicas o mais próximo possível dos seus clientes. “Nos-
so serviço apresenta uma alta flexibilidade, o que nos permite chegar
aos clientes de maneira customizada de acordo com cada necessidade.
Acredito que o nosso diferencial de atendimento é o relacionamento com
os clientes, desta forma conseguimos nos envolver nos negócios deles
identificando e interpretando as oportunidades conjuntas para um cres-
cimento sustentado”, afirma Guillermo Castillo, diretor comercial.
No atendimento pré e pós-vendas, além dos habituais suportes
quanto ao produto, a Brisco foca muito o aspecto mercadológico de
cada produto, tendência de preços, oferta/demanda, novas unidades.
“Desta maneira, os nossos clientes têm uma ferramenta adicional
no momento de definir sua estratégia de negócio”, garante Cas-
tillo, acrescentando que os clientes estão cada vez mais exigentes no
quesito atendimento. “Exigem uma dinâmica bem ajustada na logística, a demanda por regular
inventários é cada vez mais cobrada, o que estreita ainda mais a parceria cliente/distribuidor.”
Carbono Química
A Carbono Química, além das estruturas usuais de atendimento ao cliente, como
presença da gerência de mercado com especialistas, laboratório especializado,
força de vendas treinada e logística afinada, conta com o apoio da Carbono
Engenharia. “Esta é a mais nova empresa do grupo, especializada em modelagem
de processos e geração de novas tecnologias, que por meio de contrato com a
Carbono Química, faz transferência de know-how que acaba chegando ao cliente
por intermédio de produtos, resolução de problemas técnicos, sugestão de mudan-
ças de processos dos clientes e até eventual prestação de serviços direta, através
da contratação da Carbono Engenharia pelo cliente. A Carbono Engenharia é
também a base do módulo industrial de secantes, poliamidas e ácidos diméricos,
como forma de agregar valor na cadeia. Trata-se de produtos com fabricação
local e tecnologia nacional”, informa Rodrigo Gabriel, diretor
Este ano, devido a todos os percalços com o fluxo de caixa das empresas, a Carbo-
no apresentou a vários clientes soluções de engenharia financeira, visando con-
tornar essas situações. “Nossa diretoria financeira e a controladoria estão aten-
dendo diretamente nossos clientes, apresentando soluções para driblar eventuais
problemas de fluxo de caixa, para aqueles que os têm, e ferramentas para aumen-
to de performance para os clientes que não tinham demandas mais complexas na
sua área de tesouraria”, destaca Gabriel.
No atendimento pré e pós-vendas, a Carbono foca a proximidade com o cliente
e com os fornecedores. “Nosso papel fundamental é aproximar estas duas pontas de maneira que
nossa presença como distribuidores seja a menos ruidosa possível. Dessa maneira, nossas áreas de
atuação (técnica, comercial, operacional e financeira) procuram estar próximas a estas duas pon-
tas o quanto for necessário”, explica Gabriel, acrescentando que cada vez mais os clientes estão
exigindo apoio logístico, financeiro e técnico, “de modo que eles possam tirar de nós todos os subsí-
dios necessários para as suas melhorias de performance e soluções para diminuição de estoques e
atendimento com produtos de fabricação local”.