Page 34 - 179

Basic HTML Version

www.paintshow.com.br
34
Julho 2013
PAINT & PINTURA
do setor de distribuição, está sempre
alerta e atuante na defesa dos inte-
resses legítimos de seus associados nos
diferentes fóruns pertinentes, seja por
si mesma ou em ações conjuntas com
outras entidades co-irmãs da cadeia
produtiva, levando as suas preocupa-
ções e sugestões no sentido de colaborar
comas autoridades constituídas para o
desenvolvimento do País. “Difícil indicar
as principais atividades da Associquim
em prol do setor de distribuição de
produtos químicos, uma vez que atu-
amos em diferentes frentes. O que é
primordial e essencial é o conjunto de
atividades como um todo, seja para o
público interno, os nossos membros,
seja para o público externo, na qual a
mídia especializada se insere. O impor-
tante é não esmorecer e continuar o
trabalho que a Associquimvem fazendo
durante os últimos 53 anos em prol do
setor”, anuncia Medrano.
Este ano as perspectivas são de um
otimismo conservador emuita cautela.
“O cenário ainda é um pouco confuso
para qualquer definição, mas confiante
que o nosso segundo semestre será bem
melhor e no final do ano os resultados
anualizados mostremnúmeros satisfa-
tórios. O nosso setor temmostrado nos
últimos anos um crescimento contínuo
e sustentável”, ressalta Medrano.
Distribuidoras de Produtos Químicos
Additiva
A Additiva é uma empresa distribuidora de produtos químicos especiais. Localizada em Porto Alegre (RS), comercializa
produtos de grandes marcas do setor químico, principalmente para a Região Sul. Por meio da excelência no atendimento
técnico e comercial, apresenta soluções para as necessidades de matéria-prima química. Atua fortemente no segmento de
tintas e vernizes, domissanitários e formuladores, entre outros, oferecendo especialidades químicas e semi-commodities.
Para seu diretor, Marcos Antonio Bresolin, os desafios da distribuição são muitos, como complexidade tributária, burocra-
cia, custos logísticos, baixas margens, financiamento de capital de giro etc. “Acompanhamos, não sem algum desconforto,
os movimentos de clientes no sentido de importar da Ásia, e até mesmo da Europa, produtos acabados e semiacabados.
Este fenômeno não é novidade na indústria brasileira, porém se acentuou e começa a acontecer com produtos de baixo
valor agregado e baixas concentrações e/ou diluídos. Prova disso é o resultado da balança comercial do setor químico,
cujo déficit se acentua ano a ano.”
Após uma expansão de 32% no volume de negócios da Additiva em 2012, os números para este ano estão mais conser-
vadores, porém ainda com dois dígitos previstos de crescimento. “O começo do ano foi bastante promissor, mas logo
tivemos um arrefecimento na demanda de químicos industriais. Alguns investimentos que havíamos previsto em nosso
planejamento ficaram em stand by até visualizarmos melhorias no setor. Nossa equipe está preparada para um segundo
semestre mais dinâmico, com a demanda voltando a se intensificar. Nossa estratégia para manter o crescimento é am-
pliar a base de clientes e crescer com novas linhas de produtos na carteira atual. Continuamos atuando fortemente na
assistência técnica, com visitas da nossa equipe ou participando em feiras e eventos técnicos especializados, buscando
sempre levar aos clientes soluções e novidades das nossas representadas”, afirma Bresolin.
A Additiva se certificou no Prodir no final do ano passado. “Nossos clientes estão reconhecendo isso como um diferencial
da empresa. Há um longo caminho pela frente ainda, mas percebe-se uma conscientização cada vez maior dos clientes
quanto a trabalhar com empresas comprometidas com aspectos de segurança, saúde, meio ambiente, legislação e boas
práticas comerciais”, conclui Bresolin.
Adexim-Comexim
O diretor técnico da Adexim-Comexim, Carlos Russo, afirma que a empresa já nasceu de
uma forma diferenciada. “Em 1958, estávamos somente trazendo para o Brasil matérias-
-primas nunca antes disponíveis no mercado brasileiro. Nós continuamos os mesmos
há mais de 50 anos. Muito embora se tenha hoje no mercado outros distribuidores que
oferecem essa classe produto, nós sempre oferecemos o ‘top de linha’. Não pretendemos
que essa filosofia seja mudada, pois foi baseada nela que chegamos onde estamos”. Ele
ainda ressalta que a empresa nunca parou. “Dependemos da evolução do mercado e das
oportunidades que recebemos de nossas representadas e contatos no exterior. Ultima-