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Julho 2013
PAINT & PINTURA
mente estamos investindo na linha de anticorrosivos da Glass Flak4E e da SNCZ, além da linha de antimicrobianos da
Ishizuka, totalmente atóxica e aprovada pelo FDA, EPA e EFCA, que cobrem os países europeus, Ásia e Estados Unidos”,
revela Russo.
O diretor técnico destaca ainda a linha de anticorrosivos, da representada francesa SNCZ. “Temos uma linha completa
de atóxicos e ecológicos. Além disso, oferecemos os controladores de bactérias da Ishizuka, também atóxicos e aprovados,
como carbonatos de cálcio com aprovação do FDA, para uso alimentício e cosmético a preços normais usados em nossa
linha. Sempre buscamos acompanhar a filosofia de meio ambiente e sustentabilidade efetiva na Europa, Estados Unidos
e Ásia”, finaliza.
Quanto ao cenário atual do mercado, Russo acredita que, infelizmente, o mercado está descrente dos governantes e com
receio de uma situação mais difícil. “Assim muitos estão se resguardando, produzindo com o mínimo de matérias-primas
em casa. Vamos ver até quando isso pode persistir. Não quero ser pessimista, mas isso no Brasil pode ser um problema
para a 13º Abrafati e, particularmente, para o nosso VII Seminário Técnico, onde trazemos vários técnicos de todas as
nossas representadas.”
Agro Química Maringá
O cenário atual do mercado para a Agro Química Maringá apresenta uma
menor demanda, que implica maior disputa pelos pedidos e uma consequente
queda da margem. “Observamos este fenômeno em todos os mercados, regiões
e linhas de produto. A maioria dos produtos químicos tem sua dinâmica de
preço associada ao dólar. Quando há uma instabilidade no câmbio o processo
de venda também é afetado. O cliente adia suas compras na expectativa de uma
queda nas taxas. Com isto, os estoques são levados a limites críticos e, quando
a compra se concretiza, a entrega tem que ser feita em caráter de urgência,
resultando em transtornos operacionais”, informa José Antonio da Costa, gerente de marketing.
Ele ainda afirma que o aumento no custo de vida tem levado pessoas a reduzir suas despesas por meio de redução de
consumo de itens básicos do dia a dia. “Inflação contida, associada a uma melhora da economia mundial, resultará em
uma melhora de cenário. O custo Brasil acaba aumentando a competitividade de alguns itens importados, e o que preci-
samos é de uma indústria forte. Nossas expectativas para este ano é sem crescimento significativo de volume e margens
menores”, prevê Costa.
Quanto aos diferenciais da empresa, Costa ressalta a forte presença do time comercial junto ao cliente, permitindo uma
melhor tomada de decisão, o que resulta numa melhor qualidade das informações. “Possuímos transporte próprio para
cobertura da maior parte das entregas; a área técnica promove constante treinamento da equipe comercial e suporte
ao cliente; e os processos são continuamente aprimorados visando a eficiência.”
Os investimentos da Agro Química Maringá são feitos em compasso com a performance do negócio. “A empresa vem in-
vestindo na modernização das áreas de estocagem e há planos de manutenção desta estratégia. A ampliação do portfólio
demanda ajustes logísticos no que diz respeito a métodos de estocagem e manuseio. Investimentos em ferramentas de
gestão e de comunicação, como videoconferência, estão em curso visando uma melhor integração com os escritórios de
vendas e vendedores regionais. Além disso, sempre investimos na preservação de áreas verdes dentro da unidade opera-
cional. Os processos são orientados de modo a minimizar impactos ao meio ambiente”, informa Costa.
Aromat
Apesar das dificuldades enfrentadas neste ano, a Aromat acredita registrar crescimento em relação a 2012, impulsio-
nado principalmente pela retomada da atividade industrial e ampliação da demanda que tradicionalmente ocorre no
segundo semestre. “A instabilidade observada no mercado de distribuição também é reflexo do cenário econômico que
estamos enfrentando em 2013. A atividade industrial ainda não apresenta índices satisfatórios, e fatores como taxa
de juros, câmbio e inflação estão causando certa desconfiança no meio empresarial. As medidas de incentivo adotadas