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Julho 2013
PAINT & PINTURA
Jerzza
A Jerzza tem uma preocupação constante em manter a qualidade de seus produtos e
serviços. “Os colaboradores sãoorientados aoferecer prontoatendimentoao cliente, seja
na colocação de pedidos ou nas informações técnicas sobre os produtos. Os colabora-
dores também são capacitados a negociar prazos favoráveis de pagamento e eficiência
na entrega do pedido do cliente, para isso, eles mantêm contato permanente com o
setor da expedição para que esse pedido seja enviado ao cliente e chegue a ele no prazo
determinado. A Jerzza conta com uma frota de transporte própria para realizar essas
entregas. Na assistência técnica, a Jerzza dispõe de laboratório, departamento técnico
e profissionais competentes para solucionar o mais rápido possível qualquer dúvida
técnica que o cliente possa ter em relação aos produtos comercializados pela empresa”, garante José Junqueira, gerente geral.
A empresa também está sempre inovando e, para tanto, está investindo na qualificação profissional dos seus colaboradores e
em máquinas e equipamentos. “Além disso, instalamos na planta mais um lavador de gases para evitar a poluição atmosférica
oriunda de processos produtivos. As partículas retidas pelo lavador de gases são reutilizadas no processo. Ocorre também na
empresa a coleta seletiva, utilização de água da chuva e água de reúso e descarte de resíduos sólidos em aterros autorizados,
licenciados e possuidores de Cadri”, destaca Junqueira.
Quanto às previsões de crescimento, apesar da variação do dólar no 1º semestre de 2013, a Jerzza está bem otimista, pois con-
seguiu ampliar a empresa e criar uma nova linha de produtos (bactericidas) direcionados ao setor domissanitários. “Hoje, temos
cloreto de benzalcônio 50% e 80 %, DTMP (dietileno tetrametil fosfônico), HEDP (hidróxido etil fosfônico), ATMP (ácido trimetil
fosfônico), metassilicato de sódio, amida 60 e amida 80, lauril 27%, ácido sulfônico etc. A Jerzza é considerada a maior indústria
na linha de fosfatos do Brasil, pioneira na fabricação de tripolifosfato de sódio, fosfato trissódico, hexametafosfato de sódio,
tetrapirofosfato de potássio e tetrapirofosfato de sódio, que são direcionados para indústrias de tintas”, informa Junqueira,
acrescentando que as perspectivas para este ano são melhores, pois a empresa irá aumentar e diversificar seus negócios com
novos produtos em seu portfólio.
Kalium
AKaliumtemapreocupaçãoemofereceraomercadopreçoscompetitivos, logísticainternacional inte-
grada e escritórios emdiversos lugares domundo. “Isso permite uma conexão entre o nossomercado,
asoportunidadeseas tendências internacionaisdeconsumoetecnologia.Convênioscomlaboratórios
de universidades federais e estaduais, bemcomo empresas de inspeção em todos os portos domundo
nos permite assegurar qualidade a custos bastante razoáveis. Temos uma infraestrutura de custos
baixos e alta qualidade como fundamento básico na distribuição de produtos químicos. Além disso,
buscamos sempreatenderas tendências futuras, distribuindoprodutos combaixo impactoambiental
e sempre pesquisando para oferecer isto a nossos clientes. Porém, emvirtude da alta competitividade
de nossomercado, estas tendências somente serão adotadas por força de lei”, revelaVictor LuisMaluf
Amarilla, diretor técnico e de marketing.
Diante do atual quadro econômico, a Kalium irá obedecer a um plano estratégico pré-estabelecido.
“Paraarealizaçãode investimentos, preferimos aguardarqueas tendências econômicas estejammais
claras. Háuma concentração emalgunsmercados que são os primeiros a sentirembaixas demandas,
comoéocasode tintas evernizes, por isso, háoscilaçõesbruscas, poisomercadonãotemocrescimen-
to que sustentaria um nível de consumo em crescimento gradativo. As variáveis econômicas fazem
com que tenha uma concentração de mercado nas empresas commelhor estrutura de capital. E onde não há estrutura de capital adequada
existe a necessidade de esgotamento de estoques de produtos acabados e matérias-primas para fazer frente aos compromissos assumidos. A
necessidade de compras em escala faz com que o financiamento de produção por meio de fornecedores seja uma obrigação de curto prazo. O
papel de financiamento que os bancos deveriam exercer não é feito da maneira correta e com os custos que outros países possuem. Pagamos
mais caro, por isso, nunca podemos programar produção alémde um limite que o fluxo de caixa das empresas permite”, explica Amarilla.
Para este ano, Amarilla ainda conta que as perspectivas não são muito boas. “Perante a nossa visão, a distribuição sofrerá com oscilações de
demanda, uma pequena baixa nos investimentos, elevação de custos, baixa no consumo das famílias e baixo investimento em infraestrutura,
abaixo do necessário. Teremos que nos acomodar em patamares de investimento mais modestos do que aqueles que nos permitiriam crescer
a níveis maiores e necessários.”