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Julho 2013
PAINT & PINTURA
Morais de Castro
A Morais de Castro atua há mais de 50 anos no mercado de distribuição
e, ao longo deste período, tem investido constantemente em melhoria da
estrutura operacional, processos e serviços. “Temos um sistema de gestão
muito estruturado e somos certificados nas normas ISO 9001, ISO 14001,
OHSAS 18001, Prodir e Sassmaq. Possuímos uma frota própria, com veículos
feitos sob medidas para atender as necessidades dos nossos clientes. Des-
tacamos os caminhões compartimentados, que viabilizam o fornecimento
de pequenos volumes a granel. Na nossa unidade da Bahia realizamos
também o fracionamento e reenvase de produtos líquidos em diversos tipos
de embalagens, inclusive prestando também este serviço para terceiros. Em 2013 vamos inaugurar a nossa sala limpa,
para envase de produtos de grau alimentício e farmacêutico, objetivando ter uma maior flexibilidade no atendimento
aos nossos clientes, além de realizarmos investimentos no aumento da capacidade de tancagem. Ainda este ano, vamos
criar uma transportadora para disponibilizarmos soluções em transporte para os nossos clientes e fornecedores”, revela
André Castro, gerente comercial.
A empresa também finalizou o seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos, “no qual foi definido onde
queremos crescer e os investimentos necessários para viabilizar tais crescimentos. Além disso, a sustentabilidade é um
tema extremamente importante para o nosso negócio. No âmbito empresarial, temos trabalhado num planejamento
de longo prazo, melhorando a nossa governança corporativa, otimizando nossos processos e melhorando a nossa pro-
dutividade. No campo ambiental, a Morais de Castro é certificada na norma ISO 14001 e a gestão ambiental faz parte
do planejamento estratégico da empresa, com ações voltadas para minimizar o uso de recursos naturais e o impacto do
nosso negócio no meio ambiente, inclusive com ações espontâneas de recuperação de vegetação em áreas de conservação
ambiental e estimulando a reflexão e a mudança de atitude”, conta Castro.
Para o mercado de distribuição, Castro prevê que este será de pouquíssimo crescimento em comparação a 2012, devido
à retração do mercado consumidor e ao nível de concorrência, que está extremamente elevado. “Entretanto, apesar do
cenário pouco otimista, a Morais de Castro tem conseguido, neste início de ano, alcançar as metas traçadas para 2013,
principalmente, devido ao desenvolvimento de novas linhas de produtos, que compensaram as dificuldades enfrentadas
no nosso portfólio tradicional frente a este desaquecimento do mercado e, em alguns casos, tem também ajudado a ala-
vancar as vendas do portfólio tradicional”. Ele ainda revela que o desaquecimento da atividade industrial tem tido um
impacto extremamente negativo nos negócios. “Temos sentido não só uma redução nas compras da indústria, gerada pela
redução da produção, mas também visto uma redução nos investimentos em modernização e ampliação das unidades
fabris, o que cria um cenário pouco promissor para o médio e longo prazos”, conclui.
quantiQ
A quantiQ tem a prestação de serviços como prioridade em seus negó-
cios. “Temos centros de distribuição (CD) regionais para melhor atender
os clientes, além do CD de Guarulhos, que é de classe mundial e atende
as principais normas de qualidade e serviços. Também estamos conti-
nuamente avaliando novos investimentos, e o mais recente foi o labo-
ratório de construção civil para testes de desempenho em argamassas
colantes. A quantiQ também possui um sistema de gestão ambiental e
certificação ISO 14001, e tem um programa de monitoramento ambien-
tal em seus CDs”, destaca Annik Varela, diretora de negócios químicos.
A diretora ainda dá seu parâmetro quanto ao cenário atual do mercado de distribuição: “Desde o início de 2012,
não podemos afirmar que temos vivido esse constante crescimento no mercado brasileiro, principalmente em alguns