Revista Paint & Pintura - Edição 188 - page 85

negro de fumo
Paint&pintura |
Maio2014 | 85
U
mpigmentoqueatenderequisitostécnicosdedesempe-
nho,altaprofundidadedecorecomtecnologiaavançada.
Essassãoalgumasexigênciasqueomercadodetintasbus-
canosnegrosde fumo.Alémdisso,éumamatéria-prima
que oferece importantes características, como estabilidade à
radiaçãoUV, altopoder tintorial, brilho, subtomazulado, con-
dutividade, aprovaçãoparacontatocomalimentoetc.
Asempresasprodutorasdenegrode fumoestãoemconstan-
te trabalho de desenvolvimento de novas tecnologias, além
de muitas melhorias de processo. “Há uma tecnologia de
pós-tratamento onde o negro de fumo sofre uma oxidação,
promovendoumaalteraçãonopHdopigmento.Essa tecnolo-
gia, melhora significativamente a velocidade de dispersãodo
pigmento, reduzindoaviscosidadenamoagemeaumentando
o poder do tingimento e a estabilidade. Porém, acreditamos
que seráumaquestãode tempoparaomercadobrasileirode
tintasadotaressetipodetecnologia,e indonamesmadireção
dosmercados norte-americano e europeu”, informaDouglas
Silva Araújo, coordenador de vendas SBB - Specialty Blacks
BusinessdaBirlaCarbon.
A Orion Engineered Carbons também traz para omercado
umanovageraçãodenegrosde fumoespeciais. “Temosuma
nova geração de negros de fumo: Colour Black FW 255 com
altaprofundidade, desempenho cromáticoe compatibilidade
com sistemas base água e solvente; preto experimental XPB
412para tintascommédiaealtaprofundidadedecor;XPB545
para tintas conduti-
vas e antiestáticas;
Colour Black FW 171
definagranulometria
e intensa coloração,
com profundidade
de cor superior; Co-
lourBlackFW 182que
é um negro de gás
pós-tratado com gra-
nulometriamuito pe-
quena, estrutura alta
edistribuiçãogranulo-
métrica estreita; XPB
430 autodispersante,
com alta profundida-
dedecorematizbem
azul”, revela Thomas
Papasso,gerentedemarketingdaáreadetintasdaOrion
EngineeredCarbons.
O ‘high jetness’ (cormaisescuracomumtomazul)écada
vezmaisum requisitoparaumavariedadedeaplicações
derevestimento,eformuladoresestãoprocurandomanei-
rasdeoferecer coredesempenhosuperiores, reduzindo
custos. “Estamos continuamentebuscandomaneirasde
supriromercadocomsoluções inovadorasqueatendam
àsnecessidadesatuaisefuturasdomercado.Essesnovos
pigmentospretosoferecemodesempenhodecordeseja-
do,proporcionandoaosformuladoresmaiorflexibilidade
de formulação, redução da quantidade de dispersante
ematé50%ereduçãodotempodedispersão,queresulta
em custosmais baixos. Além disso, os formuladores de
revestimentosnegrosseesforçamconstantementepara
maior ‘jetness’”, anunciaLéaSgai, gerentedemarketing
eserviços técnicos -AméricadoSul daCabot.
Muitos pigmentos negros de fumode alta qualidade re-
querem longos temposdemoagem,usodedispersantes
dispendiosos, que limitam a capacidade do formulador
para ajustar outras propriedades do revestimento final.
“OsEmperor1600e1200daCabotacabamcomoantago-
nismoentrecorefacilidadededispersão. Issorepresenta
um grande avanço na redução de custos de produção,
superando os padrões da indústria para o desempenho
decor”,garanteLéa.
Mercado
Nos últimos anos, omercadodenegrode fumo evoluiu
muitonoBrasil.Muitasorganizações estãoficandomais
sofisticadas na seleçãodenegros de fumo, queao invés
de usarem um únicoproduto emmuitas aplicações per-
cebemqueprecisammaisdoqueumsóprodutoeestão
selecionandoonegrodefumoespecificamentedeacordo
com as necessidades de suas aplicações. “As empresas
estão embuscadepigmentos negros de fumo com alta
profundidadede cor para tintas automotivas e tintas in-
dustriaisdealtoníveledetecnologiamaisavançada.Para
aplicações industriaisemgeralabuscaéporbaixaàmédia
profundidadedecoremaplicações industriais.Alémdisso,
cresceuaprocurapornegrosdefumo.Paranossosclientes
brasileiros, trata-sedediversificaremmaisseusportfólios
eaproveitarmaisoquesetemparaoferecer”,aconselha
Papasso,daOrion.
LéaSgai, gerentedemarketinge serviços
técnicos -AméricadoSul daCabot
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