Revista Paint & Pintura - Edição 205 - page 94

INOVAÇÃO
94
| PAINT&PINTURA |Novembro2015
EASTMANAPRESENTARESULTADODE ESTUDO
SOBRE PINTURAAUTOMOTIVA
OPESQUISADORJASONPIERCECONCLUIQUEASPINTURASBASEÁGUAEBASESOLVENTECOM
ALTO TEORDESÓLIDOSPODEM TERAMESMAEMISSÃODEVOC
P
ela 12ª vez a Eastman Chemical Company par-
ticipou do Congresso Internacional de Tintas
da Abrafati. Neste ano, além de apresentar
seu portfólio, a empresa trouxe o palestrante
americano Jason Pierce, responsável pela área de
inovação da Eastman. A apresentação ocorreu na
quinta-feira, dia 15 outubro, e o químico divulgou
os resultados da pesquisa “Avaliação do Ciclo de
Vida nas Diversas Tecnologias de Pintura Automo-
tiva Original” (Environmental Life Cycle Assissment
of OEM Automotive Paint Shop Technologies).
Apesquisacomparaosefeitosentrepinturaautomo-
tiva base água epintura base solvente com alto teor
de sólidos e os danos que cada uma pode causar ao
meio ambiente. Pierce chegou à conclusão de que o
sistema de pintura base solvente com alto teor de
sólidos tempraticamente amesma emissãodeVOCs
(Volatile Organic Compounds) que o de base água,
quando considerados fatores como o uso de água,
energia, recursos naturais, entre outros. “Para con-
tabilizar a quantidade de emissão de VOCs nomeio
ambiente temos que avaliar o tempode vida dopro-
dutoe toda sua cadeiaprodutiva, enãoapenas fazer
acomparaçãodasduas tintas. Precisamospensar em
todooprocessodapinturadeumcarroenãoapenas
omomentoda tinta aplicada”, avalia Pierce.Marcos
Basso, gerente de desenvolvimento de mercado da
Eastman, complementa dizendo que na pintura au-
tomotivabase água, por exemplo, épreciso retirar a
águaantesde formeá-la, eesteprocessonãoéamigá-
vel aomeioambiente. “Ossopradoresque fazemeste
processo utilizammuita energia no forneio, então,
apesar de a tinta ser base água, quando analisado
todo o processo da pintura percebe-se que a tinta
altosólidosgeramenosdióxidodecarbononaatmosfera.”
Segundo o gerente, o objetivo do estudo é comparar as
duas tecnologias e, como consequência, o clienteoupar-
ceiro da Eastman poder escolher entre uma das pinturas
sabendoos diferenciais de cada uma.
PRESENTE E FUTURODA PESQUISA
Basso lembraque, háalgunsanos,ogovernochinêsestava
com a intençãode alterar a legislação e fazer comque as
montadoras de automóveis que entrassem no país utili-
zassem somentea tecnologiadepinturabaseágua, sendo
queasmontadorasque jáestivessemna região teriamum
prazo para substituir a pintura base solvente pela base
água. “Nós, da Eastman, em parceria com a consultoria
IHS, fizemos entãoo estudo Environmental LifeCycleAs-
sessment,unindoasmontadoraseos fabricantesde tintas.
Em seguida,mostramososdados aogoverno chinês, cujo
ministrodoMeioAmbienteanalisouos resultadosdapes-
quisa epermitiuqueos dois sistemas fossemutilizados.”
A partir do ano que vem a Eastman vai apresentar os re-
MarcosBasso, gerentededesenvolvimentode
mercadodaEastman
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