Show do Pintor Profissional - Edição 229

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2022 32 GESTÃO ATLAS REALIZA AÇÃO PARA COLABORAR COM PROCESSOS DE SUCESSÃO DE CLIENTES E PARCEIROS COM PROJETO SUCESSORES, EMPRESA QUER AJUDAR SUA REDE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS A DESBRAVAR OS DESAFIOS DE TRANSIÇÃO DE GOVERNANÇA De acordo com dados do IBGE, 90% das empresas no Brasil têm perfil fa- miliar. Contudo, um levantamento global da PWC feito em 2018 revela que 44% não têm plano de sucessão e 72,4% não contam com transição defini- da para cargos de diretoria e gestão. A Atlas, que faz parte das empresas InBetta vê a mudança de governança e troca de gerações de seus clientes e parceiros como um ponto importante em sua estratégia de negócios e, por isso, lança a ação “Projeto Sucessores”. Com a propriedade de quem segue para a segunda sucessão, onde a ter- ceira geração está sendo preparada para assumir posições de gestão nas empresas InBetta, a Atlas idealizou uma imersão nos temas que assom- bram as empresas, levando-as muitas vezes a protelar, acelerar ou, nos piores casos, negligenciar o processo. De 25 a 27 de maio, cerca de 55 executivos do setor de materiais para construção, incluindo fundado- res, presidentes e diretores de marcas como Tintas MC, Mundial Pri- me, Famastil e Krona, entre outras, estiveram reunidos em Porto Alegre para ouvir especialistas e compartilhar suas experiências em sucessão. Um levantamento preliminar mostra que os convidados atuam nas áreas de varejo, atacado nacional, atacado regional, distribuição, materiais para cons- trução e tintas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro. Cerca de 72,7% têm faturamento anual de R$ 4,8milhões a R$ 300milhões. A mesma porcentagem, 72,7%, corresponde aos que estão com o processo de sucessão em curso. Outros 7,3% pretendem iniciar neste ano ou no próximo. “A sucessão é um grande problema que afeta o segmento de Matcon. Dados apontam que 75% das empresas familiares encerram suas atividades após o processo. A Atlas é uma companhia com DNA familiar e já passou pelo ciclo de transição mais de uma vez. Por isso, queremos, genuinamente, contribuir para que os negócios de nossos clientes e parceiros estratégicos perpetuem por muitas gerações”, explica Márcio Atz, Diretor geral da Atlas S/A. IMERSÃO ESTRATÉGICA Para ajudar no desenvolvimento de um conteúdo realmente efetivo sobre sucessão, a Atlas contou com as parcerias de Renata e Werner Bornholdt, especialistas com ampla experiência em governança. Eles fizeram a media- ção de painéis com temas importantes para direcionamento e tomada de decisão, como “Governança, freios que permitem acelerar mais”, “A primei- ra geração fundou, o que estão fazendo as novas gerações?” e “Convivência e transição entre gerações”. Sobre as discussões, Renata descreve “é preciso uma governança corpora- tiva estruturada para que as novas gerações possam ter espaços para se movimentar. A preocupação das famílias empresárias é crescente e é prio- ridade, pois sabem que é algo essencial para a perpetuidade dos negócios”, diz. Já sobre a iniciativa da Atlas, a especialista completa: “é uma empresa que acredita que a aliança entre família, sociedade e negócios precisa estar protegida e entende que o futuro passa pelo sucesso de seus parceiros de negócios, algo visionário”. Werner Bornholdt ressaltou que “o cenário atual das famílias empresárias envolve pandemia, guerra e inflação. Os preços estão altos demais, fruto da demanda reprimida, desabastecimento e da busca de realização recorde de lucros a curto prazo. Nesse contexto, as empresas familiares precisam alinhar as convergências e não as divergências”, ponderou. Márcio Atz, Diretor geral da Atlas S/A

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