Show do Pintor Profissional - Edição 239

SHOW DO PINTOR • MAIO 2023 12 INDÚSTRIAS INICIATIVA INÉDITA NO SETOR, DESENVOLVIDA 100% NO BRASIL, PERMITIRÁ QUE A COMPANHIA OTIMIZE O USO DE MATÉRIAS- PRIMAS E REDUZA EM ATÉ 65% SUA PEGADA DE CO2; INVESTIMENTO SE SOMA AOS R$ 120 MILHÕES DESTINADOS PARA MAIOR PRODUTIVIDADE E FLEXIBILIDADE NA FABRICAÇÃO DE TINTAS SUVINIL E GLASU! ENTRE 2021 E 2022 SUVINIL INVESTE R$ 50MILHÕES PARA MODERNIZAÇÃO DA SUA FÁBRICA DE TINTAS DECORATIVAS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP A Suvinil anuncia investimento de R$ 50 milhões para a modernização do seu Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo (SP), que fabrica as tintas das marcas Suvinil e Glasu!. Pioneira no setor, a iniciativa otimizará o processo de produção das tintas da marca, reduzindo de 25 para 15, o número de matérias-primas necessárias para fabricação dos produtos. “É um projeto inédito que vem sendo desenvolvido 100% no Brasil pela Su- vinil nesses últimos cinco anos e envolve tecnologia de processos – algo que demandou um forte investimento em pesquisa e desenvolvimento. Trata-se de uma tecnologia de dispersão de tintas que opera de forma inovadora, totalmente diferente da maneira tradicional, permitindo que o produto final seja feito de forma mais otimizada, com menos matéria-prima e a mesma qualidade”, explica Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas da BASF para América do Sul. Essa iniciativa é uma continuidade do investimento que a marca fez nos úl- timos anos: entre 2021 e 2022, foram aportados R$ 120 milhões para maior produtividade e flexibilidade na fabricação de tintas nas duas unidades – São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE). De acordo com o executivo, a iniciativa gerará três grandes impactos: am- biental, financeiro e para os funcionários que trabalham nessa planta. No primeiro quesito, por conta do uso de menos matéria-prima, estima-se uma redução de 65% da sua pegada de CO2 no meio ambiente. Isso também re- presentará um importante fator de recuperação das margens financeiras da companhia e maior competitividade. “Nossa expectativa é que o projeto se pague em dois anos”, comenta Allemann. E não menos importante, o exe- cutivo ressalta que o projeto também impactará no bem-estar dos colabo- radores que trabalham nessa operação. “Nossos funcionários ficarão menos expostos a materiais químicos e ruídos sonoros, bem como terão melhorias ergonômicas para realização das atividades”, detalha. Nesse momento inicial, a iniciativa tem como foco as tintas decorativas fabricadas pela Sunivil e Glasu!, mas Allemann reforça que o potencial de oportunidades que se abrem para a empresa como um todo é enorme. “Esse novo processo se aplica para qualquer tipo de dispersão. Então as possibilidades são inúmeras. Desde ampliarmos o projeto para tintas auto- motivas, até para indústria de cosméticos e plásticos”, destaca. Hoje as tintas fabricadas pela Suvinil no Brasil são exportadas para 11 países da América do Sul, Central e África. INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE A Suvinil, em linha com a estratégia da BASF, está em constante evolução de seus processos e soluções, buscando uma atuação cada vez mais inovadora, tecnológica e sustentável. A modernização da fábrica foi implementada a partir desse posicionamento, integrando os objetivos de negócio às metas ambientais que, de certo modo, estão interligados: com uma atuação mais otimizada em termos ambientais, é possível gerar importantes economias financeiras – neste caso, com a compra de menos matéria-prima, com me- nor consumo de energia e com aumento da produtividade. A novidade chega junto ao novo conceito de comunicação da fabricante para 2023 - “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro” -, no qual são reforça- das iniciativas focadas em sustentabilidade ao longo de sua trajetória e seu compromisso com o consumo mais sustentável no mercado de tintas. “Acreditamos no poder que as ações do presente têm de transformar o fu- turo, e estamos atuando para sermos vetores dessa mudança no nosso seg- mento. A modernização da fábrica reflete esse objetivo e nos lança a um novo momento: queremos continuar oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes, consumidores e parceiros, unindo sustentabilidade e facili- dade para transformar ambientes”, finaliza Allemann.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=