O EVENTO

A Agnelo Editora, responsável pela publicação das Revistas Paint & Pintura e Show do Pintor, em vista da proximidade das 50 edições dos Fóruns Paint & Pintura, está organizando o 1º Fórum Latino-Americano Paint & Pintura de Tintas, como instrumento para o Desenvolvimento Setorial, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2020, em formato virtual, com transmissão pelo Zoom.

O objetivo do encontro é discutir o futuro do setor de tintas na América latina com foco no pós-pandemia e nos caminhos para o crescimento e sustentabilidade para a próxima década. Além das palestras técnicas a serem apresentadas pelos principais fornecedores do setor, entre as palestras de gestão já está confirmado o nome de Andy Doyle, presidente e CEO da American Coatings Association e Presidente e CEO do The World Coatings Council (Conselho Mundial das Tintas), que fará a palestra "As demandas e as oportunidades mundiais".

Também está programado um painel com CEOs de empresas multinacionais, intitulado "A visão das industrias globais de tintas". Para este painel já estão confirmados os nomes de Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul, Freddy Carrillo, presidente da Sherwin-Williams do Brasil, Márcio Grossmann, gerente geral da PPG Industries América do Sul, Marcos Allemann, vice-presidente de tintas imobiliárias da BASF para a América do Sul, e Matheus Aquino, presidente da Axalta Coatings Sistems.

Haverá ainda outro painel com dirigentes das mais importantes entidades setoriais na América Latina com o tema: "O mercado pós-pandemia". Para este painel, já estão confirmadas as participações de Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da ABRAFATI, Douver Martinho, presidente do SITIVESP, Victor Leal, presidente da ANAFAPYT (México), Ignacio Bersztein, presidente da ATIPAT (Argentina) e Carlos Barreira Carrau (Uruguai).

O 1º Fórum Latino-Americano Paint & Pintura de Tintas terá atrações especiais em sua grade de palestras e deverá receber lideranças de toda a indústria de tintas da América Latina para participar de debates, além da adesão dos principais fornecedores do setor, num grande encontro virtual que será um marco para o setor.

Data: 18 e 19 de Novembro de 2020
Local: Plataforma Digital Zoom

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 08:40

América Latina - Um continente de oportunidades

O Fórum Latino Americano, como instrumento para o Desenvolvimento Setorial.

Paint & Pintura
Agnelo de Barros Neto, CEO da Agnelo Editora

08:40 às 10:10

Os mercados pós pandemia

Como e quanto a economia dos vários países será afetada. O impacto no mercado das tintas. Os segmentos que mais sofrerão.

Carlos Barreira Carrau (Uruguai);
Ignacio Bersztein (ATIPAT - Argentina);
Luiz Cornacchioni (ABRAFATI - Brasil);
Victor Leal (ANAFAPYT - México);
Dilson Ferreira, coordenador do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais (moderador).

10:10 às 10:20

Networking Digital - Os mercados pós pandemia

10:20 às 11:50

A visão das industrias globais de tintas

Daniel Geiger Campos (AkzoNobel);
Freddy Carrillo (Sherwin-Williams);
Márcio Grossmann (PPG Industries);
Marcos Allemann (BASF);
Matheus Aquino (Axalta).

11:50 às 12:00

Networking Digital - A visão das industrias globais de tintas

12:00 às 12:30

Atractivas soluciones para pinturas arquitectónicas

A América do Sul é uma região dinâmica e rica em diversidade. Com este foco, a BASF irá abordar em sua apresentação um portfólio de soluções abrangentes e diferenciadas que visa atender às necessidades do mercado de tintas decorativas nos diversos países.

BASF
Darío Narbona, Technical Manager Coatings & Construction – SA Pacific Coast

12:30 às 12:40

Networking Digital - BASF

12:40 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:05

Matérias-primas - Tendência, disponibilidade, preços e logística

Commodities – efeito do preço do petróleo e das taxas cambiais.

MaxiQuim
João Luiz Zuneda, sócio-fundador da MaxiQuim

15:05 às 15:15

Networking Digital - Matérias-primas

15:15 às 15:45

Solvente oxigenado de baixa tensão superficial

Este trabalho apresenta um novo solvente oxigenado, de fonte renovável e baixa tensão superficial, capaz de melhorar o alastramento e a aparência do filme de tinta em revestimentos à base de nitrocelulose voltados ao mercado de madeira.

Braskem
Gregory Jakociuk, Engenheiro de Produto, responsável pelo portfólio de solventes da Braskem

15:45 às 15:55

Networking Digital - Braskem

15:55 às 16:45

Em busca do valor agregado pós pandemia

Uma visão do mercado de tintas na América do Sul.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Rácz e Washington Yamaga

16:45 às 16:55

Networking Digital - Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados

16:55

Encerramento

08:30 às 09:20

A indústria de tintas e sustentabilidade

O desafio para a Indústria de tinta crescer e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente e com a qualidade de vida. O papel da liderança dos fabricantes de tintas.

AkzoNobel
Elaine Poço, RD&I and Sustainability Director LA

09:20 às 09:30

Networking Digital - AkzoNobel

09:30 às 10:00

Processo produtivo sustentável e alta performance dos óxidos de ferro

A LANXESS, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta os diferenciais de sua linha de produtos adequados para a indústrias de tintas, como estrutura de partículas, viscosidade, dispersabilidade, poder de tingimento entre outros fatores. Além disso, os pigmentos de óxido de ferro da LANXESS estão definindo as referências em seu setor por sua conduta responsável com o meio ambiente, com seu processo produtivo de efeito quase neutro para o clima, algumas ações como uma planta de co-geração de energia, movida a partir de matéria-prima renovável, sistema de energia solar fotovoltaica, entre outras.

Lanxess
Stephan Spiegelhauer, Market Segment Manager Paint & Coatings

10:00 às 10:10

Networking Digital - Lanxess

10:10 às 10:40

Introdução à dispersão - mais do que só misturas

A palestra vai abranger desde a pré-dispersão (DISPERMAT), passando por dispersão fina (moinhos verticais), até a moagem (moinhos de cesto ou horizontais), akém de uma comparação dos impelers X esferas, suas relações com velocidades, forças de cisalhamento e dimensões internas dos containers.

MAST
Adriano Infante, executivo de vendas tintas; e Sergio Marigonda, coordenador técnico

10:40 às 10:50

Networking Digital - MAST

10:50 às 11:20

Cliqswiss: uma nova alternativa em aditivos para recobrimentos

Na palestra, será feita uma breve apresentação da empresa CliQ, representada de origem alemã, bem como de alguns produtos diferenciados em dispersão de pigmentos e umectantes (CLiQSPERSE®), modificação reológica (CLiQFLOW®) e aplicações especiais (CLiQSMART®).

quantiQ
Sergio Rubio, coordenador técnico dos mercados de tintas, adesivos e construção civil da quantiQ

11:20 às 11:30

Networking Digital - quantiQ

11:30 às 12:00

Aditivos e resinas de alta performance

A Euroamerican apresentará sua nova linha de aditivos e resinas para tintas imobiliárias, que promovem alto desempenho em espessamento, lavabilidade, aplicabilidade, acabamento, nivelamento, intemperismo e resistência biológica.

Euroamerican
Danilo Rizzo, gerente de vendas

12:00 às 12:10

Networking Digital - Euroamerican

12:10 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:10

Combate à não conformidade em tintas imobiliárias

Serão explicadas as bases legais do trabalho de combate à não conformidade realizado pelo PSQ, assim como as informações técnicas que apoiam esse trabalho. Também serão destacadas as responsabilidades de revendedores ao comercializar tintas não conformes, assim como as dos fabricantes. A palestra mostrará ainda o histórico de ações desenvolvidas ao longo dos anos e os principais resultados obtidos.

Abrafati
Jairo Cukierman, engenheiro e diretor da Tesis Engenharia e Qualidade; e Rafael Baitz, advogado do PSQ, especialista em Direito do Consumidor

14:10 às 14:20

Networking Digital - Abrafati

14:20 às 14:50

Business as a Service no mercado de tintas

A disrupção nunca está próxima até que aconteça. A economia global passou por décadas focada em produto e propriedade até perceber que o consumidor demandava serviço e acesso. Após acontecer em vários segmentos, chega a hora da cadeia de tintas enxergar seu consumidor como centro do negócio e a escolha da melhor embalagem é fundamental para essa virada.

Bomix
Luis Henrique Pires, gerente regional; e Murilo Amaral, gerente executivo

14:50 às 15:00

Networking Digital - Bomix

15:00 às 15:40

Visão, perspectivas e oportunidades para a química & petroquímica brasileiras em um novo cenário mundial, em uma nova geografia econômica

A indústria química, a exemplo de outros setores, foi amplamente afetada pelos efeitos do Covid-19 no mundo. A palestra trará uma explanação sobre os caminhos a seguir no pós-pandemia para enfrentar esses efeitos e voltar ao desenvolvimento sustentável na cadeia de produção e abastecimento.

Abiquim
Ciro Marino, presidente da Abiquim

15:40 às 15:50

Networking Digital - Abiquim

15:50 às 16:50

As demandas e as oportunidades mundiais

Desempenho mundial da indústria de tintas, abordando o estágio em que se encontra o setor, como consequência da pandemia causada pelo Covid-19. Também falará sobre as iniciativas do Conselho Mundial de Tintas com relação à crescente demanda na área de saúde, segurança e meio ambiente.

American Coatings Association e The World Coatings Council
Andy Doyle, presidente e CEO da American Coatings Association e presidente e CEO do The World Coatings Council (Conselho Mundial das Tintas)

16:50 às 17:00

Networking Digital - American Coatings Association

17:00

Encerramento

FOTOS

Em breve!

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br