O EVENTO

A “Cidade Maravilhosa”, como diz a canção, recebe pela quarta vez o Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste.

O mercado local é marcado por várias indústrias regionais que operam em diversos segmentos de tintas, além de empresas de todo o País que disputam ali também uma fatia de mercado, com fábricas internacionais investindo em produção local.

Além de forte atuação no segmento de tintas decorativas, a cidade se destaca ainda pelos mercados de manutenção industrial e tintas marítimas, devido aos estaleiros que operam no Porto do Rio de Janeiro.

Data: 08 de Junho de 2017
Local: Hotel Novo Mundo
Endereço: Praia do Flamengo, 20 • Rio de Janeiro • RJ

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Plenária de Abertura: Mercado brasileiro de tintas em transformação

Se propõe uma revisão do mercado, com discussão do foco em Valores e seu impacto nas posições no mercado e produtividade industrial. São revistas as projeções para o futuro e o potencial para uma possível revolução no ambiente competitivo.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz - Sócio na Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados, com 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:40 às 10:20

Tecnologia e Inovações para coatings industriais de alta performance

Seguindo as tendências e necessidades do mercado para desenvolver produtos a base água e base solvente com alta performance, esta palestra tem como principal objetivo abordar produtos essenciais para uma formulação diferenciada bem como apresentar algumas tendências no mercado de coatings base água e solvente de alta performance para aplicação em madeira, manutenção industrial, concreto e demarcação viária que conferem valor e qualidade nas aplicações. Ter hoje uma gama de produtos de qualidade para trabalhar é extremamente importante mas, os resultados ficam ainda melhores quando conhecemos a fundo os produtos e sinergias que existem entre eles.

Brenntag
Ricardo Matos (Coordenador Técnico Brenntag Química) / Tammy Fukuoka (Technical Service & Development Dow Coating Materials)

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Soluções em epóxi para revestimentos industriais

Serão apresentadas as soluções e a ampla linha da Olin em resinas epóxis, agentes de cura e diluentes reativos para o mercado de revestimentos.

Mcassab
Ana Amélia Horta, coordenadora de desenvolvimento de produtos da MCassab, e Thiago Faria, desenvolvimento e suporte técnico em produtos epóxi na Olin

11:20 às 12:00

Poliuretanos e Poliaspárticos - Eficiência e vantagens dos sistemas de baixo VOC

Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas?  As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos. Venha conhecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

Covestro
Ana Paula Alonso Cardoso - Assistente Técnica para tintas e revestimentos

12:00 às 12:40

Os diferenciais dos pigmentos inorgânicos na industria de tintas

Em linha com a demanda do mercado cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a busca por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A LANXESS, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta sua linha de produtos premium e seu novo e sustentável processo de produção Ningbo Process®, através do qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelho com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. Essa linha de produtos é denominada NEW RED.

Lanxess
Denilson Marques - Product & Business Development Latam

12:40 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:20

Ensaios modernos de corrosão

Conheça os últimos avanços nas técnicas de testes de corrosão e como melhorar a correlação entre ensaios acelerados e exposição natural. Esta apresentação irá se concentrar na tecnologia de testes de corrosão em laboratório e sua evolução ao longo dos últimos cem anos.

MAST
Marco Storel, CEO, e Dario Mendonça, executivo de vendas do Grupo MAST

14:20 às 15:00

Evonik - Soluções em agentes de cura para sistemas protetivos de alto desempenho

Baixo custo, produtividade e desempenho são características desejadas em todos os mercados, principalmente quando se fala em altos volumes e grandes áreas pintadas, como no mercado de revestimento protetivo. Com base nisso, a Evonik apresentará duas tecnologias que atendem a necessidade de baixo custo que viabiliza as aplicações e uma tecnologia diferenciada, de alto desempenho, conhecida como Policarbamida. A primeira se trata de uma poliamida modificada que se posiciona, em termos de custo-benefício, entre as poliamidas convencionais e as de alta performance, apresentando baixo nível de uso e excelentes propriedades: ampla faixa de trabalho e cura, resistência química e corrosiva, resistência ao descolamento catódico etc. Junto à essa tecnologia de Policarbamida vem dois produtos que se destacam por seu rápido tempo de liberação de área, aliado à resistência ultravioleta e flexibilidade, muito apropriados para aplicações DTM (direto ao metal) e acabamentos.

quantiQ
Sérgio Rubio – Coordenador técnico quantiQ

15:00 às 15:40

Embalagem para transporte de produtos perigosos e nova Resolução 5.232

Será abordado quais produtos perigosos necessitam de embalagem para transporte, também quais as garantias de segurança de embalagens que temos hoje, sanções  legais em casos de infração e também obrigações para o transportador, com atualização da nova resolução da ANTT 5.232/2016.

Rentank
Johnny Camargo Ferreira - Supervisor Técnico

15:40 às 16:00

Coffee Break / Networking

16:00 às 16:40

Técnicas de redução de VOC na indústria de tintas

Compostos Orgânicos Voláteis (em inglês Volatile Organic Compound - VOC) são substâncias químicas orgânicas, ou combinações destas, que apresentam alta pressão de vapor sob as condições normais de temperatura e pressão, sendo facilmente volatilizadas para atmosfera. A investigação de VOC na indústria de tintas se inicia na avaliação de riscos de produtos químicos e produz resultados de gerenciamento surpreendentemente eficazes para minimização de perdas de produtos, para segurança ocupacional e ambiental. A escolha pela melhor tecnologia ou procedimento de redução de VOC é uma atividade de alto nível, fundamentada em avaliações econômicas.

Intertox
Gustavo Paranhos, Gerente de Meio Ambiente na empresa de consultoria em segurança química Intertox. Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduando em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Paulo, desenhista industrial pelo SENAC e mestrando em Processos Industriais pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas

16:40 às 17:20

Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil - Portaria 529/2015

Roberta mostrará uma visão geral do INMETRO e das atividades realizadas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), elencando as etapas do estabelecimento de Regulamentações Técnicas e Programas de Avaliação da Conformidade, além de esclarecer sobre a Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil e como obtê-la, enfocando seu escopo. passo a passo e ensaios requeridos. Vai esclarecer ainda as perguntas mais frequentes referentes ao assunto.

Inmetro
Roberta Chamusca - Analista-Executiva em Metrologia e Qualidade

17:20 às 18:00

Requisitos para Certificação de Tintas Para Construção Civil - Portaria Inmetro 529/2015

Nesta palestra serão abordados vários tópicos sobre porque certificar, documentos necessários para o Sistema de Gestão de Qualidade, requisitos de qualidade de produtos, visão geral da formulação de produtos normatizados, tempo necessário à certificação e fluxograma da certificação.

Qualycert
Gilberto Selestrim

18:00 às 18:40

Quais são as vantagens das Tintas Imobiliárias Qualificadas pelo PBQP-H do Ministério das Cidades?

Será explicado o processo de Qualificação das Tintas Imobiliárias feito pelo Programa Setorial da Qualidade: os parâmetros científicos claros e concretos que segue; os avanços recentes nas normas técnicas (acompanhando a evolução tecnológica e as exigências da sustentabilidade); outros aspectos técnicos envolvidos; os benefícios que traz; o reconhecimento pelos órgãos financiadores e licitadores; os próximos passos para toda a cadeia de produção, comercialização e aplicação (envolvendo dos fornecedores de matéria-prima até o usuário final).

Abrafati
Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas)

18:40

Encerramento / Coquetel

FOTOS

31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste
31º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sudeste

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Participação

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br