O EVENTO

O município de Indaiatuba, localizado ao lado de Campinas, foi escolhido para sediar o 39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América - Região Metropolitana por comportar em seu entorno, na grande metrópole de Campinas (formada por vinte municípios paulistas, com uma população de mais de três milhões de habitantes, representando a décima maior área metropolitana do Brasil), grandes e médias indústrias de tintas imobiliárias, industriais e automotivas, pois é rodeada de importantes outras cidades responsáveis pelos mais variados segmentos industriais.

A região, que já recebeu uma edição do Fórum Paint & Pintura com sucesso em 2016, é hoje uma das mais desenvolvidas do país, com Campinas representando o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital São Paulo) e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, elaborado pela Delta Economics & Finance, além de décima cidade mais rica do Brasil.

Data: 03 e 04 de Outubro de 2018
Local: Royal Palm Tower Indaiatuba
Endereço: Av. Francisco de Paula Leite, 3.027 - Recreio Campestre Jóia • Indaiatuba • SP

EXPOSIÇÃO

O 39º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras programadas para os dois dias de evento, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro. Confira a relação de expositores (já confirmados):

Angus
Archroma
Brenntag
Carbono
Covestro
Croda
Elementis
Grupo MAST
IMCD
Imerys
Lanxess
MCassab
Mineração Serra Branca
Miracema-Nuodex
Química Anastacio
Rentank Embalagens
Rudnik

Modelo de Estande

Modelo de Estande

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura com áreas para palestras e exposições

 

O Royal Palm Tower Indaiatuba está localizado ao lado da Rodovia Santos Dumont, principal acesso de Indaiatuba a todas as cidades da região e à capital. O Aeroporto Internacional de Viracopos fica a 15 minutos do hotel.

O hotel conta ainda com uma infraestrutura completa de acomodações, são 190 opções para a sua estada, entre apartamentos Standard, Luxo, Suítes Executivas, Longstay e Studio, com toda comodidade de um full service, garantindo muito conforto e sofisticação aos executivos.

Fachada do Hotel

Fachada do Hotel

Sala Exposição

Sala Exposição

Sala Conferência

Sala Conferência

Sala Jantar

Sala Jantar

PROGRAMAÇÃO

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:10

Perspectivas macroeconômicas para 2019: Sem espaço para pintar o sete

Haitong Brasil
Jankiel Santos, economista chefe do Haitong no Brasil, é graduado em economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em finanças e economia pela Fundação Getúlio Vargas e possui o título de MBA do IBMEC-SP (atualmente INSPER). Jankiel foi economista chefe do Espírito Santo Investment Bank no Brasil entre mar/08 e set/15, após ter deixado o ABN AMRO Real, onde foi economista sênior por mais de 8 anos. Entre 1997 e 1999, foi economista no Citibank em São Paulo.

*O Banco Haitong no Brasil foi criado no 1º semestre de 2000 e é controlado, diretamente, pelo Haitong Bank com sede em Portugal (80%) e, indiretamente, pela Haitong Securities, Banco de Investimento com sede em Xangai, China. O Banco Bradesco participa de seu capital com 20%. A política de atuação do Haitong Banco de Investimento do Brasil S.A. abrange a prestação de serviços de assessoria financeira nas áreas de mercado de capitais, fusões e aquisições, financiamento de projetos, operações estruturadas, tesouraria e gestão de riscos. É também ativo na concessão de crédito para operações vinculadas à sua atividade de banco de investimento.

09:10 às 10:30

Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas

O painel contará com a participação de CEOs de empresas nacionais e multinacionais para discutir os rumos do setor, os desafios em gestão e novos negócios para a próxima década.

Painel Futuro com Lideranças das Indústrias de Tintas

Lideranças das indústrias de tintas já confirmadas:
• Fabiano Balieiro, General Manager Architectural - South America at PPG Industries;
• Helio Moreira, diretor da Indutil Indústria de Tintas;
• Paulo Janousek, CEO da Tintas Hidracor;
• Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados (mediador).

10:30 às 11:00

Coffee Break / Networking / Exposição

11:00 às 11:40

Pigmentos Inorgânicos LANXESS - qualidade e sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a demanda por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A LANXESS utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta sua linha de produtos premium e seu novo e sustentável processo de produção Ningbo Process, através do qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelho com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. Essa linha de produtos é denominada NEW RED.

Lanxess
Denilson Marques, product & business development Latam

11:40 às 12:20

Evoluindo com o mercado de tintas, IMCD traz: "Antiespumantes Evonik - fatores importantes para o controle adequado de espuma em tintas e revestimentos"

A determinação de um correto antiespumante é um processo de busca pelo balanço adequado entre ação antiespumante e compatibilidade, com o intuito de obter resultados ótimos para um determinado sistema. A Evonik oferece ao mercado um completo espectro de antiespumantes de distintas químicas, incluindo os antiespumantes moleculares únicos, além de óleos orgânicos e siloxanos, os quais apresentam distintos balanços de ação antiespumante e compatibilidade, permitindo que o formulador encontre, de maneira rápida, o produto adequado para suas necessidades e obtenha o controle de espuma associado à ausência de defeitos nos mais variados tipos de sistemas e aplicações. Durante esta apresentação serão abordados os fatores que influenciam a taxa de formação de espuma e como realizar a escolha da alternativa mais adequada de aditivo em função dessas propriedades.

IMCD
Flavia Zangrandi, gerente de produtos - IMCD; e Everton Marion, Resource Efficiency - Coating Additives - Evonik

12:20 às 13:00

Inovações para o mercado de tintas arquitetônicas

Apresentação de tecnologias Inovadoras para segmentos Standard e Premium de tintas arquitetônicas no Brasil: Primal AH-500 LO - resina acrílica hidrofóbica com excelente resistência à umidade; Acrysol DR-250 WR - modificador de reologia acrílico com ótimo desempenho à diluição e sistemas tintométricos e Ropaque Xtend - Polímero Opaco que oferece desempenho no poder de cobertura do dióxido de titânio (TiO2) em alto PVC.

Brenntag
Ana Cláudia Miguel Marques, technical services & development - Architectural Coatings - DOW; e Ricardo Almeida de Matos, coordenador técnico - Brenntag

13:00 às 14:00

Almoço

14:00 às 14:40

Dispersões VINNAPAS e PRIMIS para tintas e revestimentos de alto desempenho

Superfícies resistentes à sujeira, fáceis de limpar e cuidar. Revestimentos de baixo odor e baixo VOC Um destaque deste ano são as novas soluções da WACKER para tratar as superfícies de forma a aumentar sua resistência à sujeira. Por causa da sua composição especial, a dispersão PRIMIS SAF 9000 é, ao mesmo tempo, oleofóbica e hidrofóbica, protegendo a película de tinta das mais diversas manchas - de café à lápis de cor, passando por vinho tinto. A adição de 10% a 20% da dispersão em relação ao ligante principal possibilita que a sujeira possa ser removida da parede com uma esponja comum. Outro destaque é a linha de dispersões VINNAPAS VAE, indicada para tintas e revestimentos com baixo odor e baixo VOC. O formulador tem a opção de reduzir o teor de coalescente da formulação sem que isso prejudique a formação de filme e resistência à lavabilidade.

Wacker
Angelita Saul, technical manager

14:40 às 15:20

Sistemas base água e 100% sólidos - sustentabilidade por metro quadrado

Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alta produtividade, com alto sólidos e secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para a construção civil e seus requerimentos. Venha conhecer mais sobre poliuretanos 1 e 2K e a tecnologia Pasquick, o sistema 100% sólidos de liberação rápida para o tráfego.

Covestro
Ana Paula Alonso Cardoso, assistente técnica para tintas e revestimentos

15:20 às 16:00

Aditivos organo-metálicos para uso em esmaltes de secagem ao ar

Overview dos aditivos secantes produzidos pela Carbono Química e demais matérias-primas utilizados na fabricação de esmaltes sintéticos imobiliários de base solvente. A importância da escolha de produtos adequados para obtenção de tintas de alta performance e fatores que influenciam no tempo da cura final.

Carbono
José Jordano, gestor técnico comercial

16:00 às 16:30

Coffee Break / Networking / Exposição

16:30 às 17:10

Soluções em biocidas para tintas

Novas tecnologias em biocidas e a importância da sanitização e boas práticas de fabricação no combate a contaminação.

MCassab
Ana Amélia Horta, gerente de desenvolvimento de produtos na MCassab; e Natany Fernandes, gerente de assistência técnica na Thor

17:10 às 17:50

Soluções Arkema para revestimentos de alto desempenho

Os requisitos de desempenho em revestimentos técnicos têm evoluído de acordo com as exigências do mercado, cada vez mais buscando alta performance e soluções diferenciadas para atender a diferentes segmentos, como manutenção industrial, pintura automotiva, revestimentos protetivos, marítimos e acabamentos para madeira. Dentre as diversas linhas de produtos da Arkema, serão destacados os aditivos funcionais Crayvallac, especialmente projetados para conferir à cada formulação uma vantagem competitiva.

Rudnik
Ricardo Leonardi, vendedor técnico

17:50

Encerramento / Coquetel

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:10

Diagnóstico de um mercado de US$ 22 bilhões: À procura de valor agregado!

O mercado de tintas na América do Sul atingirá um nível acima de US$ 22 bilhões no final da próximas década. Além da situação atual, segmentada por país e principais ramos industriais, se apresentará a situação da rivalidade competitiva no continente e seu futuro. O crescimento e a evolução dos variados mercados serão revistos, assim como o potencial de rentabilidade do setor nos próximos anos e na próxima década.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz, sócio na Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados, com 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:10 às 10:30

Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações

Cada vez mais, fornecedores e fabricantes buscam parcerias para o desenvolvimento de matérias-primas e insumos que tragam melhores resultados e custo-benefício. Líderes em tecnologia em desenvolvimento de produtos e de matérias-primas discutem os melhores caminhos para o setor.

Painel com Líderes Técnicos

Diretores e gerentes de tecnologia de indústrias de tintas:
• Celdia Bittencourt Guedes Lizardo, senior R&D Technical Manager da BASF;
• Elaine Poço, RD&I and Sustainability Director Latin America da AkzoNobel;
• Elmer Jurado, diretor de tecnologia da Axalta;
• Francisco Diniz, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Futura Tintas;
• Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho, presidente da Radtech South America (mediadora);
• William Saraiva, gerente de produto da Dovac.

10:30 às 11:00

Coffee Break / Networking / Exposição

11:00 às 11:40

Proteção contra incêndio para líquidos combustíveis ou inflamáveis em contêineres portáteis

A palestra vai apresentar os principais critérios para proteção de líquidos combustíveis ou inflamáveis fracionados, vai tratar das principais normas que regulam o setor, das atualizações recentes da legislação, principalmente das alterações da NBR 17.505, que é a principal norma nacional que trata de armazenando destes tipos de produtos. Serão apresentados cases recentes demonstrando o grande impacto que as edificações desta natureza tem enfrentado para se adequar a norma.

Rentank
Silmar da Silva Sendin, engenheiro civil e de segurança

11:40 às 12:20

Surfactantes reativos e poliméricos para produção de resinas base água em formulações de alta performance

A redução ou eliminação de solventes é uma tendência global que já vem sendo discutida há anos e ganha cada vez mais espaço, graças à conscientização sobre o impacto ambiental, regulamentações restritivas e avanços tecnológicos para melhorar a eficiência na aplicação e desempenho de produtos base água. De acordo com pesquisas recentes, 80% do segmento de tintas arquitetônicas no mundo possuem tecnologia base água. Embora no Brasil ainda não exista uma regulamentação mais restrita em relação ao uso de compostos orgânicos voláteis (VOC), esforços já estão sendo colocados nesse sentido e já podemos ver os primeiros resultados dessa tendência na América Latina com a restrição do uso de VOC no Chile. Espera-se que a demanda por produtos base água multifuncionais aumente, principalmente por aqueles capazes de agregar propriedades como resistência à água, a raios UV, altas temperaturas, efeito bactericida, maior proteção, dentre outros. Porém, o desafio na América Latina é conseguir viabilizar tecnologias de tintas base água com custo e performance comparados a tecnologias base solvente. Neste sentido, a Croda, multinacional com foco em especialidades química, utiliza a sua vasta experiência em surfactantes para desenvolver emulsões de resina de alto desempenho, oferecendo também suporte técnico especializado de acordo com a necessidade do cliente. Com base nisso, a Croda apresentará o passo a passo e possíveis variáveis do processo de emulsificação com o uso de surfactantes poliméricos de alta performance em resinas alquídicas (longas e médias) e epóxis para a obtenção de desempenho de revestimentos base água comparáveis aos base solvente. Serão apresentados os resultados da avaliação de diferentes parâmetros de processo, como velocidade de agitação e temperatura de emulsificação, além de comparativos de desempenho de ambas tecnologias. Já para as resinas acrílicas, vinílicas, estirenadas e base VeoVa, a Croda focará no processo de polimerização em emulsão, utilizando os surfactantes reativos, os quais não migram para a superfície do filme durante o processo de secagem, não afetando as propriedades de barreira do revestimento, que serão comprovadas através de diferentes testes que demostram a qualidade e efetividade dessa técnica.

Croda
Diego Moreira, cientista de aplicação; e Carla Neumann, representante de vendas

12:20 às 13:00

Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em Tintas Decorativas

A Elementis Specialties apresentará a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Através da vasta experiência acumulada em reologia que a empresa possuí serão apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a Elementis Specialties possui.

Elementis
Carlos Ramiro, gerente de aplicações América do Sul

13:00 às 14:00

Almoço

14:00 às 14:40

quantiQ, sempre em busca das melhores soluções para o mercado de tintas, em parceria com sua representada Eastman apresenta “Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais

A empresa apresentará, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

quantiQ
Luiz Maranho Neto, gerente da UN Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ; e Marcos Basso, Market development manager Latin America da Eastman

14:40 às 15:20

Tintas, o que controlar hoje e no futuro?

O ambiente de negócios vem e continuará sendo cada vez mais competitivo. O desafio não está mais em fechar o pedido, mas sim em conseguir a oportunidade de ser um fornecedor ou “player“ no mercado. Neste contexto, é cada vez maior a necessidade de proximidade e agilidade na promoção e negociação, novas formas de contato, diferenciação e comprovação dos benefícios oferecidos nos produtos e serviços. Todos estes pontos tornaram-se pré-requisitos na busca de uma melhor participação de mercado e resultado financeiro. No aspecto técnico, novas tecnologias, produtos e processos são oferecidos num período cada vez mais curto de tempo. Como testar, avaliar e decidir sobre tudo o que nos oferecem? O que vamos escolher e implantar? O que está liberado ou reprovado? O que mudar? Quais parâmetros são e serão importantes para os produtos atuais e futuros? As condições para responder a estas e outras questões definirão a assertividade das ações que serão tomadas.

Grupo MAST
Aguinaldo Nabarro, head of sales

15:20 às 16:00

Oxitive, tecnologia versátil de umectantes para tintas imobiliárias

Lançada durante a última Abrafati e parte da plataforma tecnológica de Aditivos da Oxiteno, a linha Oxitive é composta por produtos multifuncionais e isentos de nonilfenol etoxilado (NPE) que possuem excelentes propriedades umectantes. Desenvolvida para aplicações em tintas imobiliárias e concentrado de pigmentos, a versátil linha permite flexibilidade ao formulador, devido à sua ampla faixa de HLB. Além de ser capaz de reduzir a viscosidade do concentrado de cargas, permitindo formulações com alto teor de sólidos e garantindo uma moagem efetiva.

Oxiteno
Jaqueline Venancio Barne, TS&D Coatings da Oxiteno

16:00 às 16:30

Coffee Break / Networking / Exposição

16:30 às 17:10

A Digitalização na indústria de tintas: complexa mas essencial

A digitalização tem impactado diversos processos em muitas áreas de negócios e em tintas não estaria diferente. A Rácz, Yamaga & Consultores Associados discute uma visão global da digitalização na indústria de tintas apontando possíveis decisões prioritárias na implementação em mercados como o Brasil.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados e conselheiro em diversas empresas do setor químico. Especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, possui extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul

17:10 às 17:50

Várias formas de renumeração variável da força de vendas e seu impacto nos resultados das empresas de tintas

Remuneração variável é uma poderosa ferramenta para alavancar vendas e manter uma equipe de vendas engajada e de alto desempenho uma vez que estamos remunerando o esforço individual e coletivo para superar os objetivos definidos pela organização. O homem de vendas é motivado por desafios, seus objetivos devem ser claros factíveis e em consonância com os principais KPI’s da organização. Uma política de remuneração variável robusta oferece grandes vantagens para as empresas, tais como redução de custos fixos com o pagamento de encargos e salários, custos estes que podem ser significativos face ao cenário econômico, também; ajuda na geração de caixa para investimento ou expansão do negócio, uma vez que se busca a superação das metas estabelecidas como forma de maiores ganhos e, é claro, é uma poderosa ferramenta para de reter e atrair os melhores talentos do mercado.

VJP Consultoria e Treinamento Comercial
Vilson Trintinaglia, formado em Administração de Empresas e Pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, o palestrante tem mais de 35 anos de experiencia profissional em indústrias de médio e grande porte, multinacionais e nacionais, nos segmentos de tintas decorativas e automotivas, industrias de embalagens plásticas, indústrias eletroeletrônicas e metalurgia, além de construção civil e concessionárias de automóveis. Destes, 23 anos no segmento de tintas como gerente de vendas, sendo os últimos 11 anos como diretor comercial na AkzoNobel Divisão de Tintas (Coral, Wanda, Sikkens e Ypiranga). Atualmente é sócio da empresa VJP Consultoria e Treinamento Comercial

17:50

Encerramento

FOTOS

39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região
39º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção Latino América – Campinas e Região

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

Participação

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br