O EVENTO

Marcando a volta dos eventos presenciais da Agnelo Editora, o 56º Fórum Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Sul - acontece em Criciúma (SC).

O evento conta com o apoio e participação do Sinquisul (Sindicato das indústrias Químicas do Sul de Santa Catarina), entidade que agrega as indústrias de tintas e fornecedores da região. Santa Catarina é um dos Estados brasileiros mais promissores e a região de Criciúma é sede de várias indústrias químicas, de tintas, além de universidades, que colaboram para um cenário de pleno desenvolvimento. Além de estar entre os cem municípios do Brasil com melhor Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), a cidade é polo industrial em diversos setores, entre eles: embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metalmecânico, extração de carvão mineral, construção civil e material gráfico.

O 56º Fórum Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras programadas para o dia do evento, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

Data: 13 de Abril de 2022
Local: Associação Empresarial de Criciúma (ACIC)
Endereço: Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera • Criciúma • SC

PROGRAMAÇÃO

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:10

A continuidade saudável da Indústria de tintas

Uma visão de curto e médio prazo numa maratona de longa distância. Não faz muito tempo que se discutia a diferença de epidemia e pandemia. As modificações do mercado se instalaram de forma definitiva, desafiando as decisões nos negócios de tintas. Serão discutidas as tendências para o futuro breve e de médio prazo, seus impactos e como deveria ser a continuidade saudável dos negócios.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:10 às 09:50

Novas dispersões para tintas anticorrosivas

As tintas base d'água são uma tendência do mercado de tintas industriais, alternativas mais sustentáveis, oferecem menos riscos à saúde dos formuladores e pintores, além de representar uma grande economia em relação aos custos com seguros, por não se tratar de produto inflamável. A BASF tem foco de desenvolvimento de dispersões estireno-acrílicas que proporcionem a formulação de tintas com alto desempenho, baseadas em novas tecnologias de síntese e monômeros funcionais. Com objetivo de atender o mercado local, duas novas dispersões foram desenvolvidas no Brasil, com produção na planta de Guaratinguetá. As novas dispersões para formulações de tinta anticorrosiva base d'água oferecem alto desempenho e competividade para o mercado nacional.

BASF
Luiza Goulart, consultora técnica para Dispersões e Aditivos - Laboratório de Desenvolvimento

09:50 às 10:10

Coffee Break / Networking

10:10 às 10:50

Solventes sustentáveis

Há cerca de quinze anos, o movimento em prol do desenvolvimento sustentável e adaptações no modelo econômico se tornaram latentes e necessários. Em um contexto global, o conceito do tripé da sustentabilidade alicerça a busca pelo equilíbrio entre esferas econômicas, sociais e ambientais em todas as áreas, tanto públicas quanto privadas. Dessa forma, é relevante destacar o papel da indústria química como agente transformador e em quais conceitos sustentáveis o desenvolvimento de novos insumos ganha relevância. Os princípios da Química Verde são base para o desenvolvimento de novos produtos e insumos para solventes mais sustentáveis e com melhores desempenhos. Dentre diversos temas destaca-se o conteúdo renovável dos produtos vinculado a origem da matéria-prima, bem como todo o gerenciamento de resíduos, abordando questões relativas à reciclagem, além de outros conceitos relevantes na transformação de um modelo econômico linear para o modelo de Economia Circular.

Braskem
Renato Pellicci, Gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios

10:50 às 11:30

Soluções técnicas para suas inovações

Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais informados e exigentes? Além dos produtos convencionais, ter produtos inovadores e também sustentáveis, que resolvam problemas do dia a dia, é um desafio para cada formulador e, para isso, contar com um portfólio de matérias-primas que proporcionem desempenho diferenciado é muito importante! Conheça as linhas de produtos que irão transformar suas ideias em sucesso.

Brenntag
Sérgio Santos, Field Tech Support Latam South - Material science

11:30 às 12:10

Protagonismo no mercado de tintas: estratégia e embalagem

Consolidar sua marca e fazer com que o consumidor reconheça o valor agregado do produto segue sendo o grande desafio das indústrias de tintas no Brasil. Num mercado cada vez mais competitivo, estratégias físicas, digitais e de embalagem precisam se integrar para gerar a melhor experiência para o consumidor.

Bomix
Luis Henrique Pires - gerente regional da Bomix

12:10 às 13:10

Almoço

13:10 às 14:10

Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas

Líderes de indústrias vão debater o que mudou no setor de tintas nestes dois anos de crise mundial e, particularmente no Brasil, e os direcionamentos para manter os negócios saudáveis no pós-pandemia.

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas:
• André Sorensen, sócio fundador da Allegra Tintas;
• Edmilson Zanatta, CEO da Farben;
• Filipe Colombo, CEO e diretor de marketing da Anjo Tintas;
• Jaime Dal Farra, presidente da Resicolor.

14:10 às 14:50

Turbinando sua formulação com a MCassab

Com a inauguração do seu novo laboratório de aplicações técnicas voltado para tintas e revestimentos, o Grupo MCassab apresenta para o mercado seu amplo portfólio de especialidades químicas de soluções diferenciadas para os mais diferentes tipos de formulação. Serão apresentadas soluções para tintas industriais base solvente e base água, assim como produtos inovadores de nanotecnologia que fazem toda a diferença na sua formulação.

MCassab
Emeliane Vequi, coordenadora de vendas; e Viviane Filgueiras, analista de desenvolvimento de negócios

14:50 às 15:30

Soluções para o Mercado de Tintas Gráficas e Industriais

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a SQ Química apresenta sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para o mercado de tintas gráficas e industriais. O trabalho sobre pigmentos anticorrosivos à base de sílica-cálcio será focado em uma solução que atua na superfície com a troca de cátions, formando uma camada anticorrosiva em tintas industriais, incluindo repintura automotiva. Já o trabalho voltado para Sílicas Fosqueantes será focado ao segmento de cura por radiação UV e UV-LED. A abordagem será baseada em relatórios técnicos do laboratório de aplicações, nos quais são observadas as principais diferenças entre o uso de diferentes grades de Sílicas Fosqueantes e Oligômeros, apresentando principalmente as diferenças de brilho e viscosidade, auxiliando na decisão técnica da agente fosqueante para cada aplicação. Ainda dentro do segmento de cura por radiação UV-LED, serão apresentadas as principais tendências e caminhos que o mercado tem seguido. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e possibilidade de trabalhos mais personalizados. Para tintas gráficas e industriais, a SQ Química traz soluções para os problemas de cura superficial, principalmente de vernizes. No quesito inovação, serão apresentados os produtos para as linhas de Impressão 3D UV-LED, um dos que estão em maior ascensão no Brasil e com maior potencial a médio / longo prazo. Além disso, também temos produtos destinados a cosméticos com a linha de tratamento de unhas, esmaltação em gel UV-LED. Também para a linha de tintas gráficas e industriais, serão apresentadas as linhas principais de promotores de aderência, nivelantes, antiespumantes, dispersantes, agentes reológicos e outros aditivos de performance.

SQ Química
Rafael Santo, diretor técnico e de Novos Negócios

15:30 às 16:00

Coffee Break / Networking

16:00 às 16:40

Dióxido de Titânio: tendências para o mercado brasileiro e internacional

Dióxido de Titânio é conhecido como o coração das tintas e é um dos principais insumos para a indústria. Suas tendências e movimentações influenciam profundamente nos resultados técnicos e comerciais da indústria. Como se posicionar em um momento de incertezas?

Química Anastacio
Ivan Porccino, especialista em Dióxido de Titânio

16:40 às 17:40

Os desafios da cadeia de suprimentos

Responsáveis por suprimentos das indústrias de tintas vão discutir novos caminhos para superar a crise mundial de abastecimento, como superar a falta de matérias-primas e possíveis soluções para a regularização do supply chain no curto e médio prazos.

Painel Supply Chain:
• Everaldo Viana, coordenador de compras da Farben;
• Rodrigo Rezendes Colombo, COO - diretor de operações da Anjo Tintas;
• Rosita Manoel Luciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Resicolor.

17:40

Encerramento

FOTOS

56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul
56º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Prata

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br