O EVENTO

A região Nordeste é uma das mais potenciais do país em termos de crescimento e, também, uma das mais carentes em informação. Em todas as suas edições, os Fóruns realizados em Fortaleza foram um sucesso, com recorde de público.

Apenas a Região Metropolitana de Fortaleza possui 32 indústrias de tintas e um mercado que mescla grandes players multinacionais com grupos empresariais regionais de grande monta, além de empresas de porte médio e pequeno. Além disso, O governo cearense investiu mais de R$ 100 milhões no projeto de um polo químico - o Guaiúba Chemical Park - empreendimento que será um condomínio de indústrias químicas na cidade de Guaiúba e terá 27 empresas instaladas, dentre elas, quatro no ramo de tintas. Quando o projeto estiver finalizado, serão gerados aproximadamente 2 mil empregos.

O 60º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras programadas para o dia do evento, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

Data: 06 e 07 de Outubro de 2022
Local: Hotel Mareiro Praia do Meireles
Endereço: Av. Beira Mar, 2.380 - Meireles - 60165-120 • Fortaleza • CE
Site: https://mareiro.com.br/

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

A continuidade saudável da Indústria de tintas

Uma visão de curto e médio prazo numa maratona de longa distância. Não faz muito tempo que se discutia a diferença de epidemia e pandemia. As modificações do mercado se instalaram de forma definitiva, desafiando as decisões nos negócios de tintas. Serão discutidas as tendências para o futuro breve e de médio prazo, seus impactos e como deveria ser a continuidade saudável dos negócios.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:40 às 10:20

Acronal 6324 sa - Revestimento para madeira - Novos modificadores reológicos BASF - Plataforma digital - Lab Assistant

Acronal 6324 sa - Revestimento para madeira
Neste trabalho foi testado o desempenho de formulações de esmalte e verniz compostas pelo Acronal 6324 sa de partículas com morfologia core-shell para revestimento de madeira. A formulação de esmalte mostrou singular desempenho em relação ao blocking, além de boa aderência também em substratos metálicos. A formulação de verniz apresentou boa resistência ao UVB com baixas perda de brilho e tendência ao amarelamento.
Novos modificadores reológicos BASF - Rheovis HS 1185 e Rheovis HS 1276
Modificadores reológicos acrílicos associativos para revestimentos base água, que proporciona um perfil de reologia mais newtoniano para as tintas.
Plataforma digital - Lab Assistant
O "Lab Assistant" é um aplicativo da web que permite que os clientes encontrem rapidamente as matérias-primas e as ideias de formulação certas para criar tintas decorativas. Com essa plataforma, os clientes podem obter facilmente matérias-primas e recomendações de formulação da BASF orientadas à aplicação para desenvolver seus próprios produtos. Outros recursos também são disponibilizados como o apoio de especialistas da BASF, mediante solicitação, pedido de amostra de matéria-prima, além da comparação de matérias-primas e formulação.

BASF
Caroline Reggiani da Silva, Químico e Marlon Braidott, Consultor Técnico

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Solventes Sustentáveis

Há cerca de quinze anos, o movimento em prol do desenvolvimento sustentável e adaptações no modelo econômico se tornaram latentes e necessários. Em um contexto global, o conceito do tripé da sustentabilidade alicerça a busca pelo equilíbrio entre esferas econômicas, sociais e ambientais em todas as áreas, tanto públicas quanto privadas. Dessa forma, é relevante destacar o papel da indústria química como agente transformador e em quais conceitos sustentáveis o desenvolvimento de novos insumos ganha relevância. Os princípios da Química Verde são base para o desenvolvimento de novos produtos e insumos para solventes mais sustentáveis e com melhores desempenhos. Dentre diversos temas, destacam-se o conteúdo renovável dos produtos vinculado à origem da matéria-prima, bem como todo o gerenciamento de resíduos, abordando questões relativas à reciclagem, além de outros conceitos relevantes na transformação de um modelo econômico linear para o modelo de Economia Circular.

Braskem
Suelbi Kendall Freire da Silva, Engenheiro de Aplicação de Solventes da Braskem

11:20 às 12:00

Distribuindo soluções em especialidades químicas para o mercado de tintas

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a SQ Química apresenta sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos nivelantes, antiespumantes, dispersantes, agentes reológicos, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas buscando inovação no mercado de matérias-primas. Serão apresentadas as linhas de aditivos, em especial na aplicação de tintas para piso. Os agentes fosqueantes serão focados em relatórios técnicos do laboratório de aplicações da SQ Química, em que são observadas as principais diferenças entre o uso de diferentes grades de sílicas fosqueantes e resinas, apresentando principalmente as diferenças de brilho e viscosidade, auxiliando na decisão técnica da agente fosqueante para cada aplicação. Já o trabalho voltado aos agentes reológicos apresentará produtos à base de sílica pirogênica, bentonitas e um estudo apresentando os benefícios de utilizar bentonitas modificadas como substituto parcial de ésteres de celulose em tintas à base d'água, além do uso de aminas de alta performance e baixo VOC. No quesito inovação, será apresentada a alternativa de cera biodegradável, proveniente da cana de açúcar.

SQ Química
Rafael Santos, diretor técnico e de novos negócios; e Marcelo Cesário, gerente comercial

12:00 às 12:40

Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e a base de biomassa para indústria e construção

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, vai apresentar várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Covestro
Ana Paula Cardoso - Sales & Market Development Latam e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam

12:40 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:40

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas

Líderes de indústrias vão debater o que mudou no setor de tintas nestes dois anos de crise mundial e, particularmente no Brasil, e os direcionamentos para manter os negócios saudáveis no pós-pandemia.

Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas
• Eduardo Moretti, CEO do Grupo Iquine;
• Lucas Neto, diretor comercial/marketing da Hidrotintas;
• Arlene Vilpert, diretora e sócia da Festcor Tintas.

14:40 às 15:20

Produtividade e Sustentabilidade

A apresentação abordará temas e produtos com a sustentabilidade, com a capacidade de criar meios para suprir as necessidade básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras e a produtividade, com a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível e com o mínimo de recursos necessários.

IMCD
Luciana Rodrigues, Sales Manager North/Northeast, e Bruna Souza, Coatings Application Analyst Brazil

15:20 às 16:00

Inovação com Competitividade para Tintas Industriais e Imobiliárias

A Polystell apresentará sua linha de Aditivos e Especialidades Químicas, sob as consagradas marcas: POLYADIT®, POLYVELL®, POLYTiO®, POLYUMEC® etc., as quais atuam na melhoria das propriedades das tintas, bem como na redução de custos, sem comprometer a qualidade final das tintas. Dentre a ampla gama de produtos, serão destacados: Aditivos Multifuncionais de Alto Desempenho; Aditivos Sustentáveis, produzidos de fontes renováveis, bem como os Nano Aditivos e Grafeno que possibilitam novas possibilidades de desempenho para tintas industriais e imobiliárias.

Polystell
Gilvan Felix - gerente de Laboratório de Aplicação e Suporte Técnico

16:00 às 16:20

Coffee Break / Networking

16:20 às 17:20

Painel Supply Chain

Responsáveis por suprimentos das indústrias de tintas vão discutir novos caminhos para superar a crise mundial de abastecimento, como superar a falta de matérias-primas e possíveis soluções para a regularização do supply chain no curto e médio prazos.

Os desafios da cadeia de suprimentos
• Flávio Leão, diretor de operações do Grupo Iquine;
• Josias Silva, químico e gerente indústria na Fortfix;
• Renata Cláudia Vieira, gerente técnica da Tintas Lux.

17:20

Encerramento

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Plenária de Abertura

Serão apresentados e discutidos a evolução comparativa do mercado de Tintas no Brasil , Nordeste e até alguns outros países. Alem da necessidade da indústria de tintas local de se fortalecer buscando aumentar o valor agregado em tintas, sobretudo tintas arquitetônicas.

Os Caminhos do Valor Agregado - Planejando para o Nordeste 2022-2030
Francisco Racz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:40 às 10:20

Pigmentos Inorgânicos LANXESS - sustentáveis desde a produção

Os pigmentos inorgânicos da LANXESS são produzidos com alta qualidade há mais de 90 anos. Expertise de produzir óxidos de ferro e cromo de alta performance em vários mercados e atender as exigências da indústria são atributos reconhecidos em vários setores. Além disso, a LANXESS tem focado seus esforços em agregar valor aos seus clientes, produzindo cada vez melhor e com um conjunto de ações voltados para uma produção cada vez mais sustentável. Alguns programas como alternativas para geração de energia e tratamento de água fazem parte de uma ousada meta “climate neutral 2040”.

Lanxess
Denilson Marques, Gerente de Contas

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Dióxido de Titânio: tendências para o mercado brasileiro e internacional

Dióxido de Titânio é conhecido como o coração das tintas e é um dos principais insumos para a indústria. Suas tendências e movimentações influenciam profundamente nos resultados técnicos e comerciais da indústria. Como se posicionar em um momento de incertezas?

Química Anastacio
Ivan Porccino - especialista em Dióxido de Titânio

11:20 às 12:00

Equipamentos Netzsch para o mercado de Tintas & Vernizes

Serão apresentados os segmentos atendidos pela Netzsch Moagem & Dispersão para a fabricação de tintas, linha de produtos, vantagens, inovações de automação, atendimento às normas e estrutura no Brasil.

Netzsch
Bruno Malaquias, responsável da América Latina para o segmento químico

12:00 às 12:40

Tecnologia de cura ultravioleta e UV LED ao seu alcance

Nesta palestra, a IGM Resins do Brasil apresentará o que é a tecnologia ultravioleta e UV LED, comparações técnicas entre as tecnologias de cura, suas aplicações dentro do setor de tintas e vernizes (base solvente, água, VOC-Free) e, além disso, os principais mercados de atuação, bem como os diversos produtos que esta tecnologia pode oferecer, não se restringindo apenas ao segmento ultravioleta.

IGM
Raphael Henrique Garcia, Technical Marketing Specialist | IGM Resins do Brasil

12:40 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:20

Protagonismo no mercado de tintas: estratégia e embalagem

Consolidar sua marca e fazer com que o consumidor reconheça o valor agregado do produto segue sendo o grande desafio das indústrias de tintas no Brasil. Num mercado cada vez mais competitivo, estratégias físicas, digitais e de embalagem precisam se integrar para gerar a melhor experiência para o consumidor.

Bomix
Luis Henrique Pires, gerente regional da Bomix

14:20 às 15:00

Resinas e Aditivos de Silicone para Tintas Decorativas de Alto Desempenho

A Brenntag, líder de mercado global na distribuição de produtos químicos e ingredientes, e a WACKER apresentam a linha SILRES® para Tintas Decorativas, para auxiliar os clientes a agregar valor aos seus produtos e trazer inovação para o mercado. SILRES® BS 6042 é uma emulsão resina de silicone que ajuda na formulação de tintas e texturas com menor pega de sujeira exterior. O SILRES® BS 333 é um aditivo de silicone multifuncional que agrega diversas propriedades às tintas com foco em aplicações interiores, como facilidade de limpeza, diminuição do efeito de polimento a seco ("burnishing effect"), garantia de um efeito de toque macio e aumento do tempo em aberto, reduzindo marcas de rolo, entre outras inúmeras vantagens. Por último, o SILRES® BS 168, um alcalinizante zero VOC base silicone de alta eficiência que também traz benefícios de melhoria de resistência à lavabilidade.

Brenntag
Sérgio Santos (Brenntag) e Pedro Marani (WACKER)

15:00 às 15:40

Práticas ESG como diferencial competitivo no mercado

A apresentação abordará o tema ESG, sua linha do tempo, como está sendo trabalhado no âmbito global e no Brasil; As práticas ESG no setor químico, suas vantagens e porque se tornou um importante critério de avaliação e, portanto, um relevante diferencial competitivo no mercado; Cases de sucesso e a necessidade de evidenciar suas práticas ESG realizadas e como publicá-las de forma segura e credível, valorizando o que faz e conquistando novos consumidores, fornecedores e investidores, e com isso garantir sua perpetuidade no mercado. O Programa de certificação ESG-FIEC é um programa que avalia, valida e qualifica as práticas ESG realizadas pelas organizações, dentro da agenda ESG, entre elas: governança e condução dos negócios, políticas sociais, que incluem o capital social e o capital humano, assim como a gestão quanto ao uso e consumo corretos dos recursos naturais e dos resíduos provenientes do seu manejo.

Alcileia Sena de Farias, profissional com Graduação em Administração de Empresas pala Universidade de Fortaleza (Unifor), MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Ciências Empresarias pelo Instituto Politécnico de Portugal, além de estudante do MBA em ESG & Impact pela Trevisan Escola de Negócios e Exame.Academy.

15:40

Encerramento

FOTOS

60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
60º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br