O EVENTO

A cidade de Paulínia vai sediar o 61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Campinas - que comporta em sua grande metrópole (formada por vinte municípios paulistas, com uma população de mais de três milhões de habitantes, representando a décima maior área metropolitana do Brasil) grandes e médias indústrias de tintas imobiliárias, industriais e automotivas, pois é rodeada de importantes outras cidades responsáveis pelos mais variados segmentos industriais.

A região é, hoje, uma das mais desenvolvidas do país, sendo Campinas o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital São Paulo) e o décimo quarto de todo o país. Aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, elaborado pela Delta Economics & Finance, além de décima cidade mais rica do Brasil.

O 61º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras programadas para o dia do evento, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

Data: 10 de Novembro de 2022
Local: Vitória Convention Paulínia
Endereço: Rua Geraldo Ballone, 110 • Paulínia • SP
Site: https://www.vitoriahoteis.com.br/hotel-convention-paulinia

EXPOSIÇÃO

O 61º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

INFRAESTRUTURA

Estilo e conforto completam as 172 acomodações do Convention Paulínia. O Hotel, inaugurado em 2015, dispõe de amplas suítes e apartamentos equipados, ideais ao público corporativo e para quem deseja descansar. O hotel tem localização privilegiada na cidade de Paulínia, próximo à Prefeitura e Theatro Municipal, Parque Brasil 500, Polo Cinematográfico, com fácil acesso ao centro e às principais rodovias da região e está a 15 minutos de Campinas.

Endereço: Rua Geraldo Ballone, 110 - Paulínia - SP, 13140-580, Brasil

Telefone: (19) 3517-8500 | (19) 99844-4202

Email: reservas.paulinia@vitoriahoteis.com.br

PROGRAMAÇÃO

07:30 às 08:00

Credenciamento / Welcome Coffee

08:00 às 08:40

A continuidade saudável da Indústria de tintas

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

08:40 às 09:20

Inovação com Competitividade para Tintas Industriais e Imobiliárias

A Polystell apresentará sua linha de Aditivos e Especialidades Químicas, sob as consagradas marcas: POLYADIT®, POLYVELL®, POLYTiO®, POLYUMEC® etc., as quais atuam na melhoria das propriedades das tintas, bem como na redução de custos, sem comprometer a qualidade final das tintas. Dentre sua ampla gama de produtos, vai destacar: Aditivos Multifuncionais de Alto Desempenho; Aditivos Sustentáveis, produzidos de fontes renováveis, bem como os Nano Aditivos que possibilitam novas possibilidades de desempenho para tintas industriais e imobiliárias.

Polystell
Gilvan Félix, gerente de Laboratório de Aplicação e Suporte Técnico da Polystell

09:20 às 09:40

Coffee Break / Networking

09:40 às 10:20

O encontro da digitalização e sustentabilidade e seus benefícios diretos aos produtores de tintas

Avanços em Plataformas Digitais como www.coatino.com oferecem benefícios aos produtores de tintas. Hoje, é possível formuladores usarem um assistente virtual de laboratório para selecionar matérias-primas, assim como um detetor de defeitos por imagem e uma plataforma eLearning para treinamento, estando a poucos cliques de distância ou mesmo utilizando comando de voz. Pesados investimentos permitiram a conversão de informação analógica para digital, ou Digitização, seguido pela Digitalização e, por fim, a Transformação Digital que vivemos. Já a Sustentabilidade em tintas se mostra como um caminho sem volta, tendo três elementos como direcionadores de esforços. São eles: mudanças climáticas, saúde e economia circular. Esta apresentação analisa o encontro da Digitalização e Sustentabilidade como aspectos cruciais para melhoria de processos, ganhos mensuráveis e também na criação de mais valor para a indústria de tintas.

Evonik
Andre Carvalho, Gerente de Negócios Coating Additives da Evonik

10:20 às 11:00

Resinas e Aditivos de Silicone para Tintas e Revestimentos de Alto Desempenho

A WACKER apresentará a linha SILRES® para Tintas e Revestimentos, para auxiliar os clientes a agregar valor aos seus produtos e trazer versatilidade e inovação para o mercado, aliadas à já reconhecida qualidade destes materiais. Destacam-se o SILRES® BS 6042, uma emulsão resina de silicone que ajuda na formulação de tintas e texturas com menor pega de sujeira exterior; o SILRES® BS 333, um aditivo de silicone multifuncional que agrega diversas propriedades às tintas com foco em aplicações interiores, como facilidade de limpeza, diminuição do efeito de polimento a seco (“burnishing effect”), garantia de um efeito de toque macio e aumento do tempo em aberto, reduzindo marcas de rolo, entre outras inúmeras vantagens; e a ampla linha de resinas de silicone SILRES® para tintas industriais com foco resistência a altas temperaturas e melhores propriedades frente a intemperismo natural, para os mais diversos e inovadores sistemas.

Wacker
Pedro Lazzarin Marani, Gerente Técnico de Soluções de Performance

11:00 às 11:40

Tema 1: Acronal 6324 sa - Revestimento para madeira
Tema 2: Novos modificadores reológicos BASF - Rheovis HS 1185 e Rheovis HS 1276
Tema 3: Plataforma digital - Lab Assistant

Resumo 1: Neste trabalho foi testado o desempenho de formulações de esmalte e verniz compostas pelo Acronal 6324 sa de partículas com morfologia core-shell para revestimento de madeira. A formulação de esmalte mostrou singular desempenho em relação ao blocking, além de boa aderência também em substratos metálicos. A formulação de verniz apresentou boa resistência ao UVB com baixas perda de brilho e tendência ao amarelamento.
Resumo 2: Modificadores reológicos acrílicos associativos para revestimentos base água, que proporciona um perfil de reologia mais newtoniano para as tintas.
Resumo 3: O "Lab Assistant" é um aplicativo da web que permite que os clientes encontrem rapidamente as matérias-primas e as ideias de formulação certas para criar tintas decorativas. Com essa plataforma, os clientes podem obter facilmente matérias-primas e recomendações de formulação da BASF orientadas à aplicação para desenvolver seus próprios produtos. Outros recursos também são disponibilizados como o apoio de especialistas da BASF, mediante solicitação, pedido de amostra de matéria-prima, além da comparação de matérias-primas e formulação.

BASF
Decio Fernandes Lima, gerente técnico de aplicações para Tintas e construção em América do Sul e Marlon Braidott, consultor técnico

11:40 às 12:20

SQ Química: distribuindo soluções para o mercado de tintas gráficas e industriais

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a SQ Química apresenta sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para o mercado de tintas gráficas e industriais. Durante o fórum, a apresentação será voltada para trabalhos técnicos em sílicas Fosqueantes para sistema UV e UV-LED, podendo ser aplicado, também, a mesma metodologia, em sistemas aquosos e solvente, além de todas as novidades, soluções e tendencias das aplicação UV-LED, como tintas de impressão, Impressão 3D e Esmaltação em Gel para unhas. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e possibilidade de trabalhos mais personalizados.

SQ Química
Rafael de Moraes Santos, Diretor Técnico, e Marcelo Cesário Silva, Gerente Comercial da SQ Química

12:20 às 13:20

Almoço

13:20 às 14:00

Aditivos Cliq: uma alternativa custo-efetiva para formulações aquosas e não aquosas

A quantiQ Caldic iniciou em 2019 uma parceria com a empresa alemã Cliq Swisstech, com objetivo de trazer ao Brasil uma linha completa de aditivos para sistemas aquosos e não aquosos. Na apresentação, serão destacar alguns produtos e seus diferenciais, dando especial ênfase a alguns aditivos dispersantes, umectantes e modificadores reológicos. A Cliq tem como objetivo desenvolver aditivos procurando conciliar desempenho e produtividade, possibilitando aos clientes encontrar alternativas econômicas e, ao mesmo tempo, efetivas para suas formulações.

quantiQ
Sergio Rubio, Coordenador de Aplicações Técnicas da quantiQ Caldic

14:00 às 14:40

Protagonismo no mercado de tintas: estratégia e embalagem

Consolidar sua marca e fazer com que o consumidor reconheça o valor agregado do produto segue sendo o grande desafio das indústrias de tintas no Brasil. Num mercado cada vez mais competitivo, estratégias físicas, digitais e de embalagem precisam se integrar para gerar a melhor experiência para o consumidor.

Bomix
Luis Henrique Pires, gerente regional da Bomix

14:40 às 15:20

Introdução ao Continua™: material sustentável de Carbono da Birla Carbon

O Continua™ da Birla Carbon é uma gama de soluções sustentáveis desenvolvidas em escala, com experiência técnica, qualidade superior e alcance global, para aumentar a sustentabilidade e circularidade do produto. Produtos Continua™, por sua natureza, permitirão reduções significativas e quantificáveis no impacto ambiental do carbono, abrindo caminho para cadeias de valor da indústria mais verdes, mais limpas e sustentáveis

Birla Carbon
Leonardo Fernandes Luiz de Souza, Coordenador de Vendas SBB

15:20 às 16:00

Silicones funcionais para auxiliar na remoção de sujidade de tintas e revestimentos

Grafiti, riscos, marcas de molhos, mãos sujas e outras sujidades, no geral, são considerados manchas comuns para uma superfície. Os silicones funcionais são comumente usados como aditivos nas formulações de tintas e revestimentos, cuja tecnologia atua para melhorar suas propriedades e, assim, ajudar na limpeza das superfícies ou trazer produtos mais resistentes ao mercado.

Momentive
Rosemeire Ciro, Especialista em Desenvolvimento de Aplicações e Supervisora de Laboratório Silanos, LAM

16:00 às 16:20

Coffee Break / Networking

16:20 às 17:00

Composto Sintético de Alta Performance

Opacity é uma tecnologia de composto Sintético de alta performance à base de Silicoaluminatos de metais alcalinos, desenvolvido para o segmento de tintas imobiliárias com objetivo de promover opacidade e oferecer ganhos significativos de resistência à abrasão, além de redução do peso específico das tintas e atuando como agente fosqueante. Produto 100 % nacional e comercializado em duas versões: Pó para dispersão e Slurry (45%) sólidos.

Diatom
Claudemilson Rufino, Consultor Técnico Comercial

17:00 às 18:00

Painel de Marketing

O consumo de tintas imobiliárias é tradicionalmente impulsionado pela manutenção e melhoria dos ambientes domésticos e de trabalho, além das construções novas. O aumento de novas construções depende do crescimento populacional e da diminuição dos déficits habitacionais em países em vias de desenvolvimento. Já a melhoria e manutenção dos ambientes de trabalho e domésticos estão diretamente ligados à prioridade que a população dedica ao tema com mudanças de hábitos. O desafio da indústria de tintas é ganhar espaço na alocação de recursos pelo consumidor ou pelas empresas. Este painel procura iniciar um debate amplo, para aumentarmos a participação da pintura na alocação dos recursos financeiros da população. O chamado "SHARE OF WALLET".

Como aumentar o consumo sustentável de tintas imobiliárias?
• Celdia Bittencourt Guedes Lizardo, gerente sênior de serviços ao mercado Suvinil e Glasu!;
• Henrique Striker, diretor de marketing para Tintas Decorativas América do Sul da AkzoNobel;
• Luiz Antonio Piva Filho, diretor de marketing da Sherwin-Williams Brasil;
• Luiz Cornacchioni, presidente executivo da Abrafati.

18:00

Encerramento

FOTOS

61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
61º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br