Publicidade
Anuncie

Pigmentos Bayferrox da Lanxess oferecem coloração confiável em UHPC

19/07/2021 - 11:07

Companhia oferece pigmentos inorgânicos certificados para uso em UHPC (Ultra High Performance Concrete), aumentando a atratividade deste material de construção sustentável

Os concretos de ultra alta performance (Ultra High Performance Concrete - UHPCs) são considerados o material de construção do futuro. No entanto, para que sejam coloridos, é necessário garantir que a força compressiva prescrita de mais de 150 megapascals ainda seja alcançada. Os pigmentos de óxido de ferro da marca Bayferrox da Lanxess atingem esta marca e são ideais para UHPCs, como foi verificado pela associação alemã dos fabricantes de cimento (VDZ) com base em uma análise da força compressiva conduzida ao DIN EN 12390-3.

"Arquitetos e profissionais da construção podem ter muita confiança em nossos pigmentos de alta qualidade para colorir o UHPC", diz Oliver Fleschentraeger, gerente de marketing para a construção da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos da Lanxess. Os pigmentos de óxido de ferro estão disponíveis nas cores: vermelho, amarelo e preto, com inúmeras nuances de cores possíveis. "Até onde sabemos, os pigmentos Bayferrox são os únicos pigmentos de óxido de ferro no mercado que são especialmente certificados para uso no UHPC", diz Fleschentraeger.

Desenvolvimento de cores no laboratório de tecnologia de aplicações no site da Lanxess em Krefeld-Uerdingen. O elemento pré-moldado em forma de malha feito em UHPC é colorido usando pigmentos Bayferrox amarelo. Os testes comprovam que a força da estrutura de concreto em malha não é afetada pela pigmentação.

Colorido, resistente à pressão e ambientalmente seguro

A quantidade dos materiais utilizados é uma métrica fundamental quando a pegada de carbono de um edifício é avaliada, também são cruciais a escolha dos materiais, a cadeia produtiva e o processo de construção. Assim, para economizar materiais e energia e reduzindo emissões de CO2 durante a fabricação, cada vez mais projetistas e arquitetos estão usando componentes altamente sofisticados de alto desempenho feitos de UHPC. Além da enorme economia de recursos, de até 80%, projetos com o uso do material reduzem em até 30% as emissões de dióxido de carbono na fase de fabricação. "Um efeito colateral significativo e agradável da UHPC é sua alta eficiência de recursos, o que torna mais fácil para os engenheiros atenderem à demanda por projetos sustentáveis", diz o Dr. Michael Olipitz, especialista certificado em superestruturas, construção de pontes, estruturas metálicas e engenharia estrutural, e gerente geral do escritório de engenharia SDO ZT GmbH com sede em Graz, Áustria. Pigmentos inorgânicos de óxido de ferro podem proporcionar um aprimoramento visual duradouro a essas estruturas ou até mesmo contextualizá-las efetivamente com seu entorno - sem afetar a reologia ou o comportamento de fluxo do concreto.

Delicadeza e solidez andam de mãos dadas

Uma espetacular aplicação arquitetônica do UHPC colorido é o Museu de Civilizações da Europa e do Museu Mediterrâneo (MuCEM) em Marselha, no sul da França. Com exceção de duas fachadas envidraçadas, o museu - incluindo a maior parte do telhado - está envolto em uma estrutura de concreto em forma de rede, composta por painéis de concreto de apenas 10 centímetros de espessura. O arquiteto francês Rudi Ricciotti tomou uma decisão consciente de colorir o concreto cinza escuro para emprestar ao edifício sua própria identidade dentro de seu entorno e como um forte contraste contra a cor da fachada. Os elements de concreto pré-moldado foram coloridos com Bayferrox 330 e Bayferrox 318 da Lanxess.

Outro benefício dos pigmentos Bayferrox de alta qualidade é que o concreto, uma vez colorido, mantém sua textura característica e exibe nuances de cores sutis, dando uma aparência natural à superfície. Além disso, não há camadas de tinta que possam sair da superfície através do desgaste e do intemperamento. Mesmo que a superfície esteja ligeiramente danificada, a cor permanece tão viva como sempre. É por isso que pigmentos de óxido de ferro são a escolha perfeita para colorir concretos de ultra alta performance, que, com uma vida útil projetada de mais de 150 anos, são cerca de duas vezes mais duráveis que o concreto convencional.

Desenvolvimento de cores no laboratório de tecnologia de aplicações no site da Lanxess em Krefeld-Uerdingen. O elemento pré-moldado em forma de malha feito em UHPC é colorido usando pigmentos Bayferrox amarelo. Os testes comprovam que a força da estrutura de concreto em malha não é afetada pela pigmentação.

  Mais notícias