Publicidade
Anuncie

BASF anuncia o plantio de mais de 30 mil mudas no Dia de Proteção às Florestas

27/07/2021 - 12:07

Ação reforça o comprometimento da companhia na conservação da biodiversidade e redução da pegada de carbono

Em 17 de julho, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, data fundamental para lembrarmos da conservação das matas para a vida na terra. A BASF reconhece a importância de proteger as florestas do mundo para o equilíbrio do meio ambiente e da sociedade e se compromete com a sustentabilidade de seus produtos e ações. Neste ano, a companhia e a Fundação Espaço ECO, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela BASF desde 2005, anunciaram o plantio de mais de 30 mil mudas de árvores. Desse total, serão plantadas 19 mil no Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá, São Paulo, e as demais em clientes e parceiros da BASF e da Fundação, por meio do Mata Viva, até o fim de 2021.

O Mata Viva é o programa da BASF e da Fundação Espaço ECO que desenvolve inciativas de restauração florestal para proteger as margens de rios, córregos e nascentes, contribuindo também para a proteção da biodiversidade. Desde sua criação, em 1984, o programa somou mais de 1,25 milhão de árvores plantadas e 730 hectares de florestas restauradas.

"Proteger e restaurar florestas são ações cruciais na redução dos efeitos adversos das mudanças climáticas. Além disso, nós nos concentramos em nossas cadeias de suprimentos de matérias-primas, em nossas próprias operações e em nossos produtos para identificar iniciativas que contribuam positivamente para a proteção ambiental. A sustentabilidade está ancorada em nossa estratégia e governança corporativa. Com isso, colocamos em prática o propósito da empresa de criar química para um futuro sustentável, envolvendo toda a cadeia de relacionamento da companhia", ressalta Mariana Sigrist, consultora de Proteção Ambiental da BASF para a América do Sul.

Soluções que reduzem os impactos sobre as florestas

As florestas não só detêm a maior parte da biodiversidade terrestre do mundo, como também prestam serviços ecossistêmicos cruciais, na medida em que regulam os ciclos hídricos, proporcionam ar limpo e protegem o solo da erosão. A proteção climática é de extrema relevância para a sociedade atualmente e constitui uma prioridade para a BASF.

A BASF é um parceiro valioso que oferece serviços e produtos para diferentes cadeias de valor que reduzem os impactos sobre as florestas. A companhia trabalha diariamente para oferecer soluções para a agricultura, incluindo proteção de safras, soluções digitais, sementes e controle de pragas para permitir a intensificação sustentável da agricultura, aumentando a produtividade e minimizando os impactos no meio ambiente.

Os produtos, soluções e tecnologias da BASF contribuem para utilização mais eficiente dos recursos naturais, redução de emissões, possibilitam uma mobilidade climática inteligente e melhoram as funcionalidades da energia renovável.

SustenBot: calculadora de Pegada de Carbono

As Mudanças Climáticas e a Vida na Terra estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No intuito de oferecer um caminho para o engajamento a estes temas, a Fundação Espaço ECO desenvolveu a calculadora de Pegada de Carbono, o SustenBot, para que as pessoas e empresas possam conhecer as suas emissões de Gases de Efeito Estufa.

Com algumas perguntas é possível calcular as emissões de CO² geradas por cada indivíduo e instituição. Com isso, qualquer pessoa pode identificar quanto é possível reduzir de suas emissões de carbono ao adotar práticas mais sustentáveis, e se quiser pode compensar suas emissões por meio de doações de mudas para restauração florestal junto ao Programa Mata Viva. Para conhecer o SustenBot, acesse: https://www.espacoeco.org.br/compensacao/#calculadora

  Mais notícias