Publicidade
Anuncie

BASF lança Guia de Comunicação Inclusiva durante Semana da Diversidade e Inclusão

31/08/2021 - 07:08

Para compartilhar boas práticas, sensibilizar e engajar colaboradores, colaboradoras, parceiros e parceiras da América do Sul, a BASF realizou de 9 a 13 de agosto a Semana da Diversidade e Inclusão, que contou com lives abertas ao público na plataforma do onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF. 

A agenda deste ano esteve focada em temas que abordam o acolhimento, a inclusão e o respeito de uma forma transversal, tratando sua importância e impactos no ambiente corporativo e pessoal. Entre os temas, foram abordados o pilar "S" do ESG (ambiental, social e governança, em português); comunicação mais inclusiva; quebra de paradigmas e estereótipos; inclusão de pessoas com deficiência; liderança inclusiva; entre outros.

Durante a semana, a companhia fez o lançamento do Guia de Comunicação Inclusiva, Respeitosa e Acolhedora, que tem o objetivo de incentivar uma linguagem mais respeitosa e acolhedora, formas de escrever, falar e de se expressar com cuidado, para que as pessoas demonstrem respeito uma com as outras. Além disso, houve o hasteamento das bandeiras do Orgulho LGBTI+ nas fábricas da América do Sul, como símbolo do compromisso com todas as causas.

"A semana da Diversidade e Inclusão é uma forma de mantermos viva a cultura de respeito a todas as pessoas, por meio da promoção de atividades de sensibilização, conscientização e informação. Queremos contribuir para que o tema esteja sempre presente no dia a dia das pessoas e, com isso, produza impactos positivos na vida das nossas equipes e na sociedade. Entendemos que estamos em uma jornada de aprendizado e continuaremos com nossos programas e ações para estimular esse conhecimento e prática em todas as nossas relações", afirma Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da BASF na América do Sul.

Programas de valorização da Diversidade e Inclusão

A BASF acredita que times diversos, operando em um ambiente inclusivo e em uma cultura de respeito, trazem interações de maior valor, geram inovação e soluções diferenciadas. O Guia de Comunicação Inclusiva, Respeitosa e Acolhedora é mais uma ação para somar aos projetos que estão em andamento na companhia. Em 2020, durante a primeira semana da Diversidade & Inclusão, foi lançada a Cartilha sobre o tema, elaborada em conjunto com colaboradores e parceiros da empresa, e o programa interno de Aliados e Aliadas LGBTI+, com foco em fomentar a inclusão de pessoas LGBTI+ dentro da empresa e uma rede efetiva de apoio e acolhimento.

A companhia atua com diferentes grupos de afinidade com colaboradores(as) voluntários e voluntárias da empresa: o BYOU, garantindo o respeito e inclusão das pessoas LGBTI+; Women in BASF (WIB), focado na equidade de gênero; o Black Inclusion Group (BIG), voltado à equidade racial e o Be Different, que fomenta a inclusão das pessoas com deficiência.

A empresa promove ações de valorização da diversidade e promoção da inclusão em seu ecossistema, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento. A companhia acredita que a adoção de uma governança estruturada contribui significativamente para que as iniciativas de diversidade sejam efetivamente aplicadas na companhia.

  Mais notícias