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Dürr desenvolve conceito de montagem flexível para a Lotus

22/09/2021 - 14:09

Marca britânica de carros esportivos escolhe tecnologia da Dürr para modernizar linha de produção

A Lotus reforma a planta de Hethel e encarrega a CPM, subsidiária italiana da Dürr, de implementar uma linha de produção aberta e inovadora para renovar suas estações de montagem final. Para isso foi projetada uma solução flexível, com o uso de AGVs ProFleet.

Em 2020, a icônica marca britânica de carros esportivos Lotus alocou grandes investimentos para modernizar sua fábrica em Hethel, próximo de Norwich, no Reino Unido, incluindo o edifício onde é feita a montagem final.

Com o desenvolvimento de uma solução extremamente inovadora e flexível, a Dürr venceu a concorrência para desenvolver e instalar os equipamentos na nova estação de montagem final da Lotus, que será feita no sistema ProFleet, da Dürr. A inovação começará com o novo Emira, carro esportivo da Lotus recentemente apresentado.

Produzido pela CPM, o ProFleet é um veículo guiado automatizado (AGV), especialmente projetado para estações de montagem final. Graças à sua tecnologia inovadora, o ProFleet já foi selecionado por grandes fabricantes de automóveis no mundo todo.

Montagem final na Dürr

Para os negócios de montagem final, a Dürr preparou uma estratégia global: a NEXT.assembly. A estratégia integra todo o espectro de tecnologias e consultoria da Dürr em uma solução completa cujo objetivo é permitir que os fabricantes montem veículos da maneira mais eficiente possível. Os componentes básicos são as tecnologias de transportadores, colagem, casamento, enchimento e testes, além de soluções digitais para controle inteligente da produção geral. A Dürr oferece o portfólio como um sistema modular de componentes individuais ou como uma solução completa.

Alta eficiência, excelente usabilidade e um ambiente de trabalho seguro

A fábrica de Hethel está equipada com um total de 34 AGVs de médio porte, cada um deles contando com navegação natural. Isso significa que é possível alterar o caminho do AGV e, consequentemente, o layout de produção a qualquer momento sem grandes impactos. Os AGVs ProFleet serão usados para operações finais e de acabamento. Os ProFleet da Lotus são fornecidos com cinemática bidirecional e controlados por um sistema interno de gerenciamento de frota baseado em uma arquitetura de software aberta. Uma vantagem clara é a possibilidade da equipe operacional da fábrica intervir diretamente nas operações de cada AGV, sem necessariamente ter que aguardar suporte externo. Os AGVs também dispõem de uma plataforma de elevação eletro-hidráulica que permite levantar ou abaixar a carroceria do automóvel até a posição ideal com alta precisão. Isso significa que as operações manuais podem ser executadas com o máximo de respeito pela ergonomia, garantindo os mais altos padrões de segurança.

Tecnologias stop-and-go e de última geração

Os grandes fabricantes estão repensando os conceitos tradicionais das linhas de produção, sempre buscando maior eficiência e mais flexibilidade, além de diminuir o número de paradas e minimizar as perdas de produção. O uso de soluções de última geração, como o ProFleet, ajuda a alcançar esse objetivo.

Na fábrica da Lotus, os AGVs carregam as carrocerias no início da linha de montagem e as transportam ao longo de toda a estação no modo stop-and-go: param em uma estação de trabalho pelo tempo exigido para realizar as operações necessárias e, em seguida, continuam até a próxima e até chegar ao final da linha, onde são realizados testes e verificações de qualidade.

Tecnologia Dürr para o final da linha

No final da linha, a Lotus também conta com a experiência em testes da Dürr. O escopo de fornecimento incluiu o suporte para alinhamento de rodas x-wheel, que utiliza tecnologia de medição 3D sem contato para medir e ajustar a geometria do chassi em minutos de angulo. Além do mais, o alinhador de rodas foi combinado com o sistema de regulagem de faróis x-light e o sistema de calibração ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, sistemas avançados de assistência ao motorista) x-DASalign, utilizado para calibrar o FRM (Front Radar Module, módulo do radar dianteiro) e a FLC (Forward Looking Camera, câmera de visão frontal). O final da linha é concluído com o sistema de testes x-road, relacionados ao modo de rolamento, funcionamento dos freios e ABS.

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