Publicidade
Anuncie

Gerdau Graphene e Polystell anunciam parceria para a produção de aditivos de grafeno para tintas

23/12/2021 - 11:12

Material garante ganhos consideráveis no desempenho, incluindo propriedades anticorrosivas e barreiras para proteção de ativos 

A Gerdau Graphene, companhia focada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos com aplicação de grafeno, e a Polystell, fabricante nacional de aditivos e especialidades químicas, acabam de assinar um memorando de entendimento (na sigla em inglês MOU, Memorandum of Understanding) para o desenvolvimento e produção local de dispersões e aditivos à base de grafeno para tintas e itens relacionados. Com tecnologia e insumos fornecidos pela Gerdau Graphene e produção realizada pela Polystell, a parceria visa desenvolver soluções inovadoras para o mercado de tintas, que em todo o mundo incorpora a tendência dos boosters de performance a partir da nanotecnologia.

"O grafeno traz ganhos consideráveis ao desempenho das tintas, incluindo propriedades anticorrosivas e de barreira, com aumentos impactantes na proteção de ativos, e sua composição geométrica garante proteção com menor custo e maior efetividade", afirma Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-geral da Gerdau Graphene. "Com a indústria de tintas começando a trabalhar com dimensões nanométricas, a Gerdau Graphene detém a tecnologia para apresentar diferentes soluções em matéria-prima para estabilidade e ganhos de produtividade tanto para construção civil quanto para os setores automotivos e industriais. A parceria com a Polystell é um importante passo nessa jornada e o nosso plano é ter o primeiro booster no mercado nacional, no início de 2022", conta.

Juntas, Gerdau Graphene e Polystell desenvolverão tecnologia local e trabalharão lado a lado com fabricantes de tintas para adequar soluções tanto para a fórmula quanto para sua aplicação. "Acreditamos que essa parceria com a Gerdau Graphene será muito importante para a Polystell Aditivos e, mais ainda, para o mercado brasileiro. Estamos diante dos mais diversos desafios das indústrias de transformação, e precisamos estar preparados para a nova geração de Aditivos de Alta Performance", conta Wildon Lopes, CEO da Polystell. "As soluções em Nanotecnologia significam o resultado das nossas recentes pesquisas ao longo dos últimos anos, e, essa parceria, contribuirá para acelerar as inovações locais, através da viabilidade do uso do grafeno. Com o apoio da Gerdau Graphene, a Polystell Aditivos torna-se pioneira nessa especialidade, tanto no Brasil como na América Latina".

Criada em 2021, a Gerdau Graphene faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da produtora de aço Gerdau. Além do segmento de tintas, atua também em produtos para construção civil, polímeros (termoplásticos, plásticos termofixos e elastômeros) e lubrificantes. A partir de parcerias com centros de pesquisa no Brasil e no mundo e contando com um time de experts recrutado em instituições de excelência, a Gerdau Graphene integra toda a cadeia de valor do grafeno, conectando empresas, fornecedores, investidores, cientistas, potenciais clientes e órgãos públicos para tornar o material uma realidade nos processos industriais.

Atualmente, possui um posto avançado no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido. No Brasil, inaugurou recentemente um Centro Tecnológico de Pesquisa de Grafeno em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e prepara a abertura de dois laboratórios próprios dentro da instituição, em São Paulo.

  Mais notícias