Publicidade
Anuncie

PPG lança Relatório de ESG 2021 com compromisso de reduzir emissão de gases do efeito estufa

02/06/2022 - 13:06

Com metas baseadas na ciência, documento apresenta inovações sustentáveis e esforços da fabricante de tintas e revestimentos para atingir seus objetivos de sustentabilidade

A PPG (NYSE: PPG), uma das maiores fabricantes mundiais de tintas e revestimentos, anuncia seu comprometimento com a definição de metas globais fundamentadas na ciência para reduzir, em curto prazo, a emissão de gases do efeito estufa (GEE), por meio da Science-Based Target Initiative (SBTi), renomada organização que ajuda empresas a estabelecerem suas estratégias de descarbonização e reduzirem os impactos das mudanças climáticas.

A PPG tem hoje uma meta global de reduzir em 15% a intensidade das emissões de GEE até 2025 em relação ao parâmetro estabelecido em 2017, tendo atingido uma redução de 9,7% em 2021. A PPG vem constantemente reportando a intensidade das emissões de suas próprias operações (emissões de escopo 1) e compras de eletricidade, vapor, aquecimento e resfriamento (emissões de escopo 2), e planeja divulgar suas novas metas para 2030 nos próximos meses. De agora em diante, a companhia vai priorizar a avaliação de emissões indiretas provenientes de fontes externas à organização, as quais a PPG não detém nem controla, o que abrange matérias-primas, uso de produtos vendidos e final de ciclo de vida de produtos (emissões de escopo 3).

“Neste grave momento de mudanças climáticas, temos o compromisso de intensificar nossa avaliação e reduzir emissões por toda a nossa cadeia de valor”, afirmou Diane Kappas, vice-presidente de sustentabilidade global da PPG. “Estamos trabalhando em toda a nossa organização para definir mais ações que podemos empreender para evitar que a temperatura do planeta suba mais de 1,5 grau Celsius. Após nosso trabalho de validação com a SBTi e uma análise das emissões, pretendemos anunciar metas novas e ambiciosas para 2030, que vão definir nossa estratégia de descarbonização na busca pela contribuição para a proteção do planeta para esta e futuras gerações.”

A PPG também lançou seu Relatório de Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Governance - ESG) de 2021, que detalha avanços em suas inovações sustentáveis; a governança do conselho de ESG; os esforços para atingir suas metas de sustentabilidade para 2025, bem como ações para apoiar metas sustentáveis de clientes. O relatório está disponível em https://sustainability.ppg.com/.

“A sustentabilidade está no centro de nosso propósito de proteger e embelezar o mundo”, destacou Kappas. “O esforço e a dedicação de nossos funcionários nos ajudaram a atingir e superar diversas de nossas metas de curto prazo para 2025, e seguimos buscando novas formas de reduzir nossas emissões e nosso impacto ambiental geral. Embora tenhamos orgulho de nossas conquistas, reconhecemos que este é o momento para intensificar nossas ações. Esperamos divulgar metas fundamentadas na ciência assim que concluirmos o processo de validação.”

O mais recente relatório destaca as ações e inovações da PPG em todo o mundo em relação ao meio ambiente. Estão entre os principais destaques:

• Lançamento dos revestimentos em pó PPG Ergoluxe, que oferecem até 85% mais eficiência de transferência na primeira aplicação e capacidade de reutilização do empoeiramento. O PPG ErgoLuxe Eco contém até 13% de polietileno tereftalato (rPET). Desde 2017, a PPG usa mais de seis milhões de libras de rPET para fabricar seus revestimentos.

• Lançamento da tinta Comex TOP pela PPG, que contribui para a economia circular ao incorporar pneus reciclados. Desde que foi lançado em 2021, o produto já evitou o descarte de mais de 270 mil pneus usados. O produto foi desenvolvido para aplicação em telhados e proporciona isolamento térmico, contribuindo para reduzir emissões por meio da economia de energia.

• Implementação do Projeto Descarga Zero em instalações de revestimentos arquitetônicos nos Estados Unidos e no Canadá, o que possibilitou à PPG reciclar e reutilizar mais de 1,7 milhão de galões de água em seu processo de fabricação nos últimos dois anos.

• Instalação de uma unidade combinada de calor e energia (combined heat and power, CHP) na fábrica de Caivano, Itália, que gerou melhoria de eficiência equivalente a uma redução anual de cerca de 1.100 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

• Investimento superior a US$ 8,7 milhões entre 2015 e 2021 na iniciativa social global Colorful Communities da PPG.

Em 2021, a PPG reduziu os resíduos de processos, aumentou o uso de energia renovável em suas unidades e a venda de produtos que promovem sustentabilidade. São os destaques:

• 38% da venda de produtos que promovem sustentabilidade em relação à meta de 40% até 2025;

• 24% de uso de eletricidade gerada por fontes renováveis em relação à meta de 25% até 2025;

• 40% de fábricas e unidades de pesquisa e desenvolvimento que não descartam nenhum resíduo de processo em aterros sanitários, acima da meta de 35% até 2025;

• 37% de redução da intensidade de descarte de resíduos em relação ao parâmetro de 2017, acima da meta de 25% até 2025.

Para criar comunidades fortes e equitativas, a PPG trabalhou para engajar funcionários e diversificar seu processo de recrutamento e seus grupos de talentos. Estão entre os esforços da PPG no campo de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), os novos compromissos de DE&I divulgados:

- Atingir mundialmente de 34% a 36% de representação de profissionais mulheres que não atuem nas linhas produtivas até 2025. A PPG alcançou a marca de 30% em 31 de dezembro de 2021.

- Aumentar de 45% a 55% a representação de funcionários negros, latinos e asiáticos baseados nos Estados Unidos que não atuem na linha de produção (utilizando 1º de janeiro de 2021 como parâmetro). Até o final de 2021, a PPG aumentou a quantidade de funcionários negros em 13%, latinos em 9% e asiáticos em 8%.

- Atingir participação total de 50% de funcionários nos grupos de afinidade (employee resource network - ERN), que se dedicam a tornar a PPG mais diversa, inclusiva e com maior equidade, além da ampliação da capacidade de DE&I até 2025. Ao encerrar 2021, a PPG havia alcançado 33% dessa meta.

•          Publicação do primeiro Relatório de DE&I da PPG.

•          Ampliação de oito redes ERN para incluir mais de sete mil funcionários em mais de 60 países.

•          Investimento de US$ 7,4 milhões em 2021 para promover equidade racial nos Estados Unidos, com o financiamento de projetos educacionais para comunidades negras e não brancas.

As divulgações do relatório da PPG em 2021 seguem os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e o padrão químico do Sustainability Accounting Standards Board (SASB). A empresa também intensificou sua prestação de informações em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e relatou riscos climáticos qualitativos de acordo com a Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).

Para saber mais sobre as iniciativas de ESG da PPG e ler seu relatório, acesse https://sustainability.ppg.com/.

  Mais notícias