Publicidade
Tronox

BASF e Grupo BMW apostam em matérias-primas renováveis para tintas automotivas

02/06/2022 - 14:06

O Grupo BMW é o primeiro fabricante de automóveis a utilizar revestimentos automotivos OEM mais sustentáveis e certificados de acordo com a abordagem do balanço de biomassa da BASF. O Grupo BMW usou o sistema de tratamento de superfície por eletrodeposição (e-coat ou KTL) CathoGuard 800 ReSource da BASF Coatings em suas fábricas na Alemanha e África do Sul, e o verniz iGloss matt ReSource em toda a Europa. O uso dessas versões mais sustentáveis reduziu cerca de 40% o índice de CO2 por camada de tinta, uma contribuição que será capaz de permitir uma redução de 15 mil toneladas de emissão de CO2 nas fábricas até 2030.

"Como a maior fornecedora de produtos químicos para a indústria automotiva, sabemos da responsabilidade de apoiar nossos clientes com soluções inovadoras e ecologicamente eficientes. A abordagem do balanço de biomassa permite tornar nossas soluções de tintas ainda mais sustentáveis, mantendo a mesma qualidade. Estamos muito satisfeitos que o Grupo BMW tenha escolhido desempenhar um papel pioneiro na indústria automotiva e que nossos produtos tenham um papel fundamental para ajudar a atingir metas ambiciosas de sustentabilidade", afirma Dr. Markus Kamieth, Membro do Conselho de Administração da BASF SE.

"Ao reduzir o uso de matérias-primas fósseis, podemos conservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2. Para conseguir isso, estamos contando cada vez mais com inovações de sustentabilidade em nossa rede de fornecedores", diz Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Compras e Rede de Fornecedores. "Tintas inovadoras à base de matérias-primas renováveis são um passo importante nessa direção".

O Grupo BMW produz uma média de cerca de 250.000 veículos por ano em suas fábricas em Leipzig e Rosslyn.

Como uma tecnologia de proteção anticorrosiva com ótima proteção das bordas, o e-coat CathoGuard 800 contribui para a durabilidade de milhões de carros. Sua versão balanceada em termos de biomassa, CathoGuard 800 ReSource, acrescenta uma pegada reduzida de carbono à eficiência material de aplicação do e-coat, sem alterar a formulação do produto.

Na abordagem de balanço de biomassa da BASF, matérias-primas renováveis como a nafta de base biológica e o biometano de resíduos orgânicos são usadas na fabricação de produtos químicos primários e introduzidas na produção Verbund - sistema que cria cadeias de valor eficientes, no qual os subprodutos de uma planta podem servir de matérias-primas para outra.

A proporção de matérias-primas de base biológica é então aritmeticamente atribuída a determinados produtos de venda de acordo com um método certificado. Este modelo de atribuição é comparável com o princípio da eletricidade sustentável. Uma certificação independente confirma que a BASF substituiu as quantidades de recursos fósseis necessários para o produto balanceado em termos de biomassa vendido com matérias-primas renováveis.

  Mais notícias