Publicidade
Anuncie

Daniela Manique, do Grupo Solvay, é escolhida como Executiva de Valor

18/07/2022 - 18:07

Premiação anual, realizada pelo jornal Valor Econômico, reconheceu 24 profissionais por suas habilidades de liderança e gestão ao conduzirem suas organizações em 2021

A presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique, foi escolhida como melhor liderança no Setor de Química e Petroquímica na 22ª edição do Prêmio Executivo de Valor, realizado pelo jornal Valor Econômico.

O prêmio Executivo de Valor foi concedido para representantes de 19 setores da economia e outras cinco das categorias ativismo social, jovem liderança, transformação digital, presidente de conselho de administração e startup de sucesso.

O processo de escolha das melhores lideranças do país envolveu neste ano 15 empresas de seleção e recrutamento que fazem parte da principal associação global de empresas de consultoria e busca de executivos e desenvolvimento de lideranças - The Association of Executive Search and Leadership Consultants (Aesc)

Para se ter o reconhecimento do título de "Executivo de Valor", é levado em conta o desempenho da liderança na gestão de suas empresas, considerando critérios como a identificação de oportunidades de inovação e crescimento; a imagem no mercado da empresa sob a gestão da liderança; a cotação e reputação do/a profissional no mercado; e a versatilidade e capacidade de adaptação do/a executivo/a a setores e empresas. Outro critério relevante é o de gestão sustentável, voltada à diversidade e inclusão e à responsabilidade socioambiental em relação a todos os stakeholders.

Liderança

Paulistana, Daniela Manique ocupa a presidência do Grupo Solvay na América Latina desde 2018, acumulando essa função com a direção da unidade global de negócios Coatis, que a partir do Brasil produz e comercializa fenol e derivados, solventes oxigenados e poliamida e fibras.

Engenheira química de formação, com ampla experiência na indústria, Daniela Manique também é vice-presidente do Conselho Diretor da Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química.

Além de seu papel pioneiro no âmbito da promoção da presença da mulher na liderança da indústria na região, Daniela Manique tem comandado os esforços da empresa para avançar em competitividade, inovação, em ESG e em programas de responsabilidade social corporativa.

Também tem liderado as iniciativas do Grupo Solvay na região para auxiliar no combate aos efeitos da pandemia de coronavírus, como, por exemplo, o desenvolvimento no Brasil de um inédito fio têxtil de poliamida antiviral, a produção de álcool para doação a hospitais e diversas prefeituras municipais, a doação de cestas básicas e de toneladas de tecidos para projetos voltados para a produção de máscaras de uso social, gerando renda adicional para costureiras.

  Mais notícias