Publicidade
Anuncie

Produção da BASF alcança novos marcos de sustentabilidade em Jacareí, SP

08/08/2022 - 14:08

Redução e reutilização de água, economia de energia, menor emissão de CO2 e aumento da capacidade produtiva. Esses são os ganhos mais recentes na produção do site da BASF, localizado em Jacareí (SP). Esses resultados foram conquistados por meio da aplicação de iniciativas para otimização de processos que visam promover melhorias sustentáveis em prol da eficiência energética, da redução de impactos ambientais e custos e do aumento da produtividade da planta.

Ao longo de um ano, a equipe de Produção e Desenvolvimento da unidade trabalhou na otimização dos processos de um de seus produtos principais para o mercado agro. Esse processo costumava ser feito em duas etapas, consumindo mais de 10 toneladas de água por produção, energia e tempo. Mas com adaptações técnicas, foi possível reduzir o procedimento pela metade, aumentando a eficiência energética e dobrando a capacidade produtiva da planta.

Já no tratamento de gases da planta, as adaptações também permitiram um reaproveitamento do recurso hídrico, possibilitando que toda água usada na secagem à vácuo do éster metílico úmido fosse reutilizada por um purificador capaz de absorve o gás metano, evitando, assim, emissões no meio ambiente.

Outro ganho ambiental foi obtido por meio do desenvolvimento conjunto entre o site de Jacareí e parceiro fornecedor de sacolas, para redução de espessura das embalagens plásticas indústrias, sem perda de qualidade e segurança. Com a diminuição de 47% de polietileno (PEAD) na composição, será possível evitar a emissão de 4,5 toneladas de CO2 durante todo ciclo de vida de cada embalagem.

“Estes resultados são consequência do trabalho feito ao longo de muitos anos, que se intensificaram em 2018, quando implementamos o Programa Triple E no site de Jacareí. A sustentabilidade é um pilar da BASF e, por isso, nossos técnicos estão sempre em busca de melhorar não só produtos, mas processos como esses, capazes de promover economia, eficiência energética e aumento da capacidade produtiva”, afirma Erick Martins, diretor de operações de Care Chemicals na América do Sul.

Com a aplicação de iniciativas como essas, o site em Jacareí (SP) recebeu a certificação internacional ISO 50001 de eficiência energética no Brasil. Por meio dos projetos do Programa Triple E (Excelência em Eficiência Energética), a BASF estima uma redução de 6,9 mil toneladas de CO2 equivalente/ano em suas produções.

  Mais notícias