Publicidade
Anuncie

BASF e Junior Achievement Worldwide engajam estudantes da rede pública em desafio mundial de sustentabilidade

08/08/2022 - 14:08

Com as mudanças climáticas sendo um dos desafios mais urgentes enfrentados pelo mundo atualmente, a BASF lançou uma parceria com a Junior Achievement Worldwide - organização global que oferece capacitação profissional aos jovens em vulnerabilidade social em mais de 100 países -, em prol do desenvolvimento de uma economia ambiental efetiva.

O Programa Vozes Jovens por um Futuro Sustentável, propõe engajar estudantes da rede pública do Ensino Médio em uma competição internacional envolvendo países parceiros da ONG como Grécia, Hungria, Indonésia, México, Nigéria, Uganda e Vietnã, onde terão a oportunidade de idealizar soluções criativas e inovadoras para assegurar um futuro mais justo e sustentável ao planeta.

No Brasil, a primeira etapa do torneio, o Demo Day, envolveu no mês de junho cerca de 100 alunos da Escola Ernesto Quissak, em Guaratinguetá, SP. Com apoio de 20 pessoas do Programa de Voluntariado da BASF, eles construíram projetos a partir do tema “O impacto da poluição no meio ambiente, que resulta nas mudanças climáticas e induz adaptações das comunidades”, com objetivo de contribuir para uma sociedade e economia mais sustentáveis atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 11, de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; 12, de garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis; e 13, de adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Iniciativas desse tipo, ajudam a desenvolver uma consciência sustentável desde cedo aos mais jovens, uma vez que a coleta e o tratamento de lixo ainda são desafios no país. De acordo com dados do Estatísticas do Cadastro Central de Empresas CEMPRE/IBGE, são coletados diariamente 188 toneladas de resíduos sólidos, e 50% deles descartados em quase três mil lixões. De todo esse material, só 12% é reciclado.

“A sustentabilidade faz parte da estratégia da BASF, ela nos orienta a atuar no presente pensando no futuro. Por isso, é primordial envolver todos os nossos stakeholders nessa jornada de conscientização ambiental, principalmente neste momento em que os jovens estão em processo de formação e construção de conhecimento”, afirma Patrick Silva, diretor do Complexo Químico de Guaratinguetá.

O projeto vencedor dessa primeira etapa foi o Green Return, que propõe desenvolver a economia circular por meio de um aplicativo. A ideia central é conectar usuários, cooperativas de reciclagem e empresas de coleta de materiais. Os resíduos sólidos descartados nos domicílios podem ser registrados no aplicativo por escaneamento ou fotografia, e servirão para informar às instituições onde podem ser encontrados para recolhimento.

O aplicativo foi pensado pelos estudantes a partir da utilização de conceitos como a gameficação, uma vez que seu uso somará pontos ao usuário, que ganhará descontos em produtos de lojas parceiras.

Dessa forma, o projeto consegue aliar aspectos econômicos, sociais e ambientais, auxiliando várias etapas da cadeia de valor de uma empresa, como distribuição, coleta, reciclagem e consumo, e promover o descarte correto de resíduos sólidos. Segundo o próprio IBGE, cada brasileiro produz 1,1kg de lixo por dia, sendo que apenas 8% dos municípios são capazes de realizar políticas de coleta seletiva.

Para Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, “o jovem quer e precisa discutir o impacto das mudanças climáticas para que possa buscar soluções criativas e inovadoras que propiciem um futuro mais sustentável para ele e para as comunidades nas quais estão inseridos”.

A equipe vencedora, Zerotwo, composta por nove estudantes, está classificada para participar da etapa internacional do Innovation Camp da BASF, onde irá competir com os outros sete finalistas. Até novembro os vencedores vão receber mentoria dos voluntários que participaram de todo o processo, que os ajudarão no aprimoramento e na aplicabilidade das propostas.

  Mais notícias