Publicidade
Anuncie

Setor de Tintas em debate em Caxias do Sul

12/08/2022 - 15:08

Cidade recebeu ontem o 58º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas e Adesivos, que acontece presencialmente

O município de Caxias do Sul (RS) recebeu ontem (11) o 58º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas e Adesivos, que volta a acontecer presencialmente na cidade, após dois anos de espera, em função da pandemia do Corona Vírus. Profissionais lotaram o local do evento, no Hotel Intercity Caxias do Sul, para prestigiar o encontro.

“A continuidade saudável da Indústria de tintas”. Este foi o tema apresentado na abertura por Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina. Uma visão de curto e médio prazo numa maratona de longa distância. Não faz muito tempo que se discutia a diferença de epidemia e pandemia. As modificações do mercado se instalaram de forma definitiva, desafiando as decisões nos negócios de tintas. Foram discutidas as tendências para o futuro breve e de médio prazo, seus impactos e como deveria ser a continuidade saudável dos negócios.

A Covestro apresentou, na sequência, soluções sustentáveis de alto desempenho para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira, na palestra de Ana Paula Cardoso, Sales & Market Development Latam, que mostrou as vantagens de usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono em vários pontos da cadeia de valor, seja através da utilização de sistemas à base de água, ou alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou da utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura.

Já Flavia Zangrandi, Principal Manager da IMCD, apresentou soluções inovadoras para tintas e revestimentos, voltadas para produtividade e sustentabilidade com tecnologias de próxima geração voltadas para City of Tomorrow.

“Aditivos Cliq: Uma alternativa custo-efetiva para formulações aquosas e não aquosas”, foi o tema da palestra da quantiQ Caldic, que iniciou em 2019 uma parceria com a empresa alemã Cliq Swisstech, com objetivo de trazer ao Brasil uma linha completa de aditivos para sistemas aquosos e não aquosos. Nesta apresentação, que ficou a cargo de Sérgio Rúbio, coordenador técnico dos mercados de tintas, adesivos e construção civil da quantiQ, foram destacados alguns produtos e seus diferenciais, dando especial ênfase a alguns aditivos dispersantes, umectantes e modificadores reológicos. A Cliq tem como objetivo desenvolver aditivos procurando conciliar desempenho e produtividade, possibilitando aos clientes encontrar alternativas econômicas e, ao mesmo tempo, efetivas para suas formulações.

Na palestra “Soluções para os mercados de tintas Gráficas e Industriais”, que encerrou os trabalhos pela manhã, a SQ Química, com mais de 10 anos de atuação no mercado, apresentou sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para o mercado de tintas gráficas e industriais. O trabalho sobre pigmentos anticorrosivos à base de sílica-cálcio foi focado em uma solução que atua na superfície com a troca de cátions, formando uma camada anticorrosiva em tintas industriais, incluindo repintura automotiva. Já o trabalho voltado para Sílicas Fosqueantes esteve focado ao segmento de cura por radiação UV e UV-LED. A abordagem é baseada em relatórios técnicos do laboratório de aplicações da SQ Química, nos quais são observadas as principais diferenças entre o uso de diferentes grades de Sílicas Fosqueantes e Oligômeros, apresentando principalmente as diferenças de brilho e viscosidade, auxiliando na decisão técnica da agente fosqueante para cada aplicação. Ainda dentro do segmento de cura por radiação UV-LED, foram apresentadas as principais tendências e caminhos que o mercado tem seguido. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e possibilidade de trabalhos mais personalizados. Para tintas gráficas e industriais, a SQ Química levou soluções para resolver os problemas de cura superficial, principalmente de vernizes. No quesito inovação, foram apresentados os produtos para as linhas de Impressão 3D UV-LED, um dos que estão em maior ascensão no Brasil e com maior potencial em médio/longo prazo. Além disso, também estão disponíveis produtos destinados a cosméticos com a linha de tratamento de unhas, esmaltação em gel UV-LED. Também para a linha de tintas gráficas e industriais, foram apresentadas as linhas principais de promotores de aderência, nivelantes, antiespumantes, dispersantes, agentes reológicos e outros aditivos de performance.

Palestras da tarde

À tarde, os trabalhos seguiram com realização do painel com lideranças das indústrias de tintas “Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas”, com a participação de Eduardo Renato Kunst, CEO da Artecola; Marcelo Diniz Carneiro, diretor-geral para a América do Sul da Tintas Renner by PPG; Milton Killing, diretor-presidente da Killing; e Paulo Becker, diretor de operações da Tecbril.

Em seguida, Luis Henrique Pires, gerente regional da Bomix, fez a palestra “Protagonismo no mercado de tintas: estratégia e embalagem”. Consolidar sua marca e fazer com que o consumidor reconheça o valor agregado do produto segue sendo o grande desafio das indústrias de tintas no Brasil. Num mercado cada vez mais competitivo, estratégias físicas, digitais e de embalagem precisam se integrar para gerar a melhor experiência para o consumidor.

Logo após, a Química Anastacio apresentou tendências para o mercado brasileiro e internacional de Dióxido de Titânio, que é conhecido como o coração das tintas e é um dos principais insumos para a indústria. Suas tendências e movimentações influenciam profundamente nos resultados técnicos e comerciais da indústria. Como se posicionar em um momento de incertezas foi o assunto abordado por Ivan Porccino, especialista em Dióxido de Titânio da Química Anastacio.

Na sequência, a Polystell apresentou sua linha de aditivos e especialidades químicas, sob as consagradas marcas: Polyadit, Polyvell, Polytio, Polyumec etc., as quais atuam na melhoria das propriedades das tintas, bem como na redução de custos, sem comprometer a qualidade final das tintas. Dentre a ampla gama de produtos, foram destacados: aditivos multifuncionais de alto desempenho; aditivos sustentáveis, produzidos de fontes renováveis, bem como os nano aditivos e grafeno que possibilitam novas possibilidades de desempenho para tintas industriais e imobiliárias. O palestrante será Gilvan Felix, gerente de Laboratório de Aplicação e Suporte Técnico da Polystell.

Na penúltima palestra do dia, A Brenntag e a Wacker apresentaram a linha de resinas de silicone Silres para pinturas industriais durante a palestra “Soluções Silres para pinturas industriais”. Com foco em resistência a altas temperaturas e melhores propriedades contra o intemperismo natural, os produtos da linha Silres trazem versatilidade e inovação, aliadas à já reconhecida qualidade destes materiais. A apresentação ficou a cargo de Sérgio Santos, Field Tech Support Latam South Material Science - Coatings & Construction (Brenntag), e Pedro Marani, Technical Manager South America Performance Solutions (Wacker).

Encerrando os trabalhos, o painel “Os desafios da cadeia de suprimentos” foi composto por líderes técnicos e contará com a participação de Aldo Bastos Junior, diretor da Killing; Deisi Schenkel, gerente de produto da Tintas Renner by PPG; Fausto Citolin, gerente corporativo de compras da Artecola; e Marco Lima, comprador da Tecbril.

Confira todas as fotos do evento: www.paintshow.com.br/paintpintura/forum/58

  Mais notícias