A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que em julho o faturamento das indústrias de materiais de construção registrou alta de 1% em relação a junho e 5% em comparação com julho de 2023. A Abramat mantém a previsão de crescimento de 3% para este ano.
Nos números consolidados de junho a tendência de crescimento foi confirmada, com aumento de 3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com ajuste sazonal com maio houve expansão de 2,6%.
Para Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, o crescimento dos números mostra a resiliência do setor e a expetativa para os próximos meses continua promissora. “A retomada de investimentos em infraestrutura e na construção civil podem acelerar ainda mais esta positividade. Temos muitos desafios pela frente, não só no nosso setor, mas para todos os segmentos da indústria brasileira e continuaremos a trabalhar em conjunto com nossos associados, outras entidades setoriais e os Governos na busca do crescimento sustentável”, comenta.
A positividade esteve presente em ambos os segmentos da indústria de materiais. As empresas de materiais básicos tiveram alta de 2,2%, enquanto as indústrias de materiais de acabamento registraram 9,9% em relação a julho de 2023. Em comparação com junho, houve aumento de 1% e 0,9%, respectivamente.