Publicidade
Anuncie

Grandes empresas do setor de tintas industriais levam inovação e sustentabilidade ao Ebrats e Fesqua 2024

25/09/2024 - 16:09

O segmento de tintas industriais é um dos mais importantes do setor no Brasil, respondendo por 19,2% do volume total produzido, que em 2023 foi de 1,87 bilhão de litros, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Grandes fabricantes nacionais que investem pesado em Pesquisa e Desenvolvimento vão dar atenção especial a esse segmento, levando o que têm de mais moderno e sustentável para o Ebrats - Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície.

O evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. É organizado e promovido pela IEG Brasil (Italian Exhibition Group) em parceria com a ABTS (Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície). Assim como nos anos anteriores, ele ocorre de forma simultânea com a 15ª edição da Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias), a Fesqua Vetro e a Feipat (Feira de Patologia das Construções).

Só no ano passado, a WEG destinou mais de R$ 832 milhões em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), representando aproximadamente 2,6% da Receita Operacional Líquida da empresa. “Esse investimento contínuo se traduz em uma linha de produtos que reflete o compromisso da companhia com a inovação. Um exemplo é o lançamento de produtos que se tornaram essenciais para os clientes, com 59,1% do faturamento do último ano advindo de produtos desenvolvidos nos últimos cinco anos”, afirma Adilson Cesar Demathe, diretor de vendas da WEG Tintas.

A empresa apresentou no evento suas mais recentes inovações em tintas em pó, destacando a linha Politherm Architech. De acordo com o diretor de vendas, essa linha foi criada para conectar a arquitetura com a natureza, oferecendo uma ampla gama de cores que não apenas realçam a beleza dos projetos arquitetônicos, mas também capturam a essência e a personalidade dos ambientes.

Em conjunto com a linha Politherm Architech, a WEG também apresentou ao público suas linhas de tintas em pó durável, superdurável e ultra baixa cura. “Essas soluções foram desenvolvidas para oferecer uma proteção superior contra os efeitos adversos do tempo, como os raios UV, garantindo a longevidade das superfícies revestidas mesmo em condições extremas. As certificações Qualicoat - Classe 2 garantem uma durabilidade mínima de 12 e 20 anos para as linhas duráveis e super duráveis, respectivamente”, informou Demathe.

“Com a participação na Fesqua, a WEG reafirma seu papel no mercado de pinturas industriais. A feira, reconhecida como o maior evento do setor de esquadrias da América Latina, é uma plataforma ideal para apresentar suas soluções de ponta, fortalecendo ainda mais sua posição no mercado e criando novas oportunidades de negócios”, completou.

Um dos maiores produtores mundiais de tintas

O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Há centenas de fabricantes de grande, médio e pequeno porte espalhados por todo o país, porém, os dez maiores fabricantes respondem por 75% do total das vendas, segundo dados da Abrafati.

A Sherwin-Williams General Industrial é outra marca que esteve presente na Feira de Tratamentos de Superfície. Segundo o gerente de marketing, Rafael Silva, a empresa levou experiências com produtos inovadores como o efeito madeira, o que inclui peças reais, mostruários inteligentes, além de uma equipe de experts para iterações e partilha de conhecimento com os visitantes.

“Nossos produtos são desenvolvidos por meio de um programa denominado ‘Sustentabilidade’ implementado desde o design, garantindo que os atributos de sustentabilidade e os princípios do ciclo de vida sejam intencionalmente considerados em todas as etapas do desenvolvimento do produto”, afirmou.

Ainda de acordo com Silva, do apoio à reciclabilidade à redução dos requisitos de energia e manutenção, a sustentabilidade é levada em consideração em tudo o que a Sherwin-Williams desenvolve, o que ajuda a proteger e aprimorar os produtos manufaturados de forma responsável, do início ao fim.

  Mais notícias