Conheça a tinta que diminui temperatura e ruído em ambientes

06/12/2021 - 15:12

Estudo da UFSC mostra que Tinta Emborrachada, da Anjo Tintas, pode reduzir a temperatura em cerca de 30%

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC mostrou que a Tinta Emborrachada, da Anjo Tintas, é capaz de provocar uma redução de 16,7º na temperatura de uma telha, o que representa 30% de redução em relação a uma telha convencional.

O objetivo do estudo foi o de avaliar a redução térmica de uma telha de aço galvanizado revestida com a Tinta Emborrachada Anjo na cor branca quando exposta a condições extremas de luz solar.

Os especialistas perceberam que a Tinta Emborrachada Anjo obteve as menores temperaturas ao longo das 24 horas de análise. No pico de maior temperatura registrada, de 53,8º C, atingiu temperatura de superfície de 36º C enquanto a telha sem revestimento de 52,7º C. No quesito temperatura ambiente da célula teste (elemento construtivo), a Tinta Emborrachada Anjo obteve também as menores temperaturas conferidas ao longo das 24 horas de análise.

Além de reduzir a temperatura, a pintura com a tinta emborrachada garante a redução de ruídos em até 5 decibéis, sendo útil como isolante acústico para tornar ambientes mais agradáveis e silenciosos. Considerando que o ouvido humano tem sensibilidade de percepção de um dBA, então a redução obtida de 4 a 5 dBA é considerada boa e bem percebida.

Por formar uma película elástica, a tinta emborrachada evita microfissuras na superfície. Isso porque ela tem a capacidade de acompanhar a dilatação e retração conforme a variação da temperatura cobrindo fissuras (0,5 mm) e microfissuras (0,05 mm).

O produto também é indicado para ser aplicado em containers. Além disso, pode ajudar a economizar no ar condicionado, já que diminui a temperatura do ambiente, além de fazer o isolamento acústico.

  Mais notícias

Koretech Luztol Anuncie aqui