Verão e férias: saiba os cuidados para evitar acidentes domésticos em piscinas

17/12/2021 - 09:12

Capitão dos bombeiros e especialista em acabamentos dão dicas para garantir a segurança em ambientes com piscinas e decks

Com a chegada do calor e principalmente das férias escolares, cresce o uso de piscinas e decks. Por consequência, o número de acidentes por escorregões nesses ambientes também, envolvendo principalmente crianças e adolescentes. Para evitar isso, uma série de cuidados e medidas devem ser tomadas, visando a segurança de todas as pessoas que irão frequentar esses ambientes.

Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no ano de 2019, 52% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorreram em piscinas. O dado é preocupante e serve de alerta a adultos e responsáveis que possuem áreas com piscina em suas residências e que convivem com crianças pequenas.

"O Corpo de Bombeiros orienta colocar um cercado de proteção, para evitar que crianças e até mesmo animais acessem áreas de piscina, aumentando a segurança, evitando acidentes e afogamentos'', explicou Andre? Elias, Capitão do Corpo de Bombeiros.

O profissional também recomenda o uso de bóias para crianças, certificadas pelo Inmetro, e que estejam sempre monitoradas por algum responsável. "Aconselhamos frequentar esses ambientes em no mínimo duas pessoas, inclusive adultos e idosos, porque por mais que a pessoa saiba nadar, ela pode ter um mal súbito dentro da água e acabar se afogando", afirma André.

Proteção no piso

Outros acidentes recorrentes são os famosos escorregões, que frequentemente ocorrem em locais que possuem decks e são bastante perigosos. Isso pode ser evitado com o uso de produtos específicos, que promovem maior aderência, deixando o antiderrapante dessas áreas em dia.

"Produtos antiderrapantes são essenciais para oferecer segurança às pessoas que circulam em decks de madeira na área de piscina onde existe grande risco de escorregões. Além de aumentar a aderência, alguns produtos contam com proteção solar, repelem a água e protegem contra fungos", explica Kelly Lima, especialista em acabamentos.

Esses produtos já estão disponíveis para compra e podem ser encontrados em casas de materiais de construção e outras lojas do setor.

Dica de produto

A Montana Química, disponibiliza em seu portfólio o Osmocolor Castanho UV Deck Antiderrapante.

O produto é um stain preservativo composto por base solvente, pronto para uso podendo ser aplicado diretamente sobre a madeira, obedecendo ao número de demãos das instruções de uso, possuindo acabamento acetinado na cor castanho.

É indicado para proteger e realçar os veios e desenhos naturais da madeira, alterando ou intensificando sua tonalidade natural e preservando a naturalidade da madeira. O Osmocolor Castanho UV Deck Antiderrapante é oferecido em embalagens de 900 ml, 3,6 L e 18 L.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui