Coral lança produto que repele o mosquito da dengue

12/04/2022 - 14:04

Verniz incolor fosco para paredes e tetos inaugura categoria no segmento de pós-pintura no País

O combate a um problema de saúde pública que preocupa não somente o Brasil, mas muitos outros países de forma endêmica e epidêmica, ganhou um novo aliado. Tintas Coral está lançando Bem Estar Proteção Antimosquito, um verniz incolor fosco para paredes e tetos, com ação repelente contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

A nova alternativa de prevenção mostra sua importância quando se vê que o número de casos de dengue no Brasil cresceu 85,6 % nos primeiros meses deste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde1. Entre 2 de janeiro e 4 de abril de 2022, foram 323.900 notificações de prováveis infectados, com uma incidência de 151,8 por 100 mil habitantes. O mosquito Aedes aegypti também transmite outras infecções virais com grande impacto na saúde da população, a Zika e a chikungunya. As três doenças possuem sintomas similares, como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo, que podem evoluir para quadros de maior gravidade.

Lançamento

O verniz tem a funcionalidade de ser repelente do Aedes aegypti. “Com esse lançamento, a AkzoNobel reforça o seu compromisso com a inovação, estando sempre a frente das grandes novidades no mercado de tintas, liderando as tendências que melhoram a vida das pessoas, por meio da transformação de seus lares e comunidades”, afirma Renato Panzuto, gerente de produtos de tintas decorativas da AkzoNobel para a América do Sul. “Na pandemia, vimos que nossas preocupações com saúde e segurança em casa têm se renovado. Nosso lar é um refúgio e cuidar da saúde e conforto da nossa família é muito importante e nos traz tranquilidade. É nesse contexto que o Coral Bem Estar Proteção Antimosquito surgiu e atua”, conta.

A área de pesquisa e desenvolvimento da AkzoNobel no Brasil liderou o desenvolvimento do verniz pós-pintura na multinacional, um conceito inovador que foi concebido e está sendo lançado primeiramente no Brasil - e com planos de expansão para outros países e regiões.

Como funciona

Coral Bem Estar Proteção Antimosquito tem como princípio ativo a permetrina, uma substância bastante conhecida e amplamente utilizada como repelente, sendo encontrada em tecidos para mosquiteiros e roupas protetoras para pesca e trilhas, por exemplo.

Quando o Aedes Aegypti entra em um ambiente e pousa na parede protegida com o novo verniz, ele tem contato com a permetrina, que é absorvida por suas patas e atua em seu sistema nervoso, repelindo-o daquele espaço. Por isso, quanto mais paredes pintadas, maior será a área que o mosquito absorve o ativo e, portanto, maior o efeito repelente.

Coral Bem Estar Proteção Antimosquito percorreu todo o processo de avaliação de produto (testes, relatórios e documentação) necessário para obter a autorização da ANVISA para comercialização no País. A eficácia do produto foi testada em um laboratório externo independente, certificado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. Para assegurar a sua funcionalidade na prática, os ensaios reproduziram ambientes de uma casa em tamanho real. O resultado final foi que os mosquitos foram repelidos do ambiente após contato com a parede protegida. Os testes indicaram que o produto oferece proteção contínua 24 horas/dia por até dois anos.

Características e aplicação

Em galão de 3,6 litros, Coral Bem Estar Proteção Antimosquito vem pronto para o uso. Para manter sua eficácia, não se deve dilui-lo. O produto é indicado para ambientes internos e possui secagem rápida com intervalo de apenas 2 horas entre demãos. E o ambiente não apresenta cheiro após três horas da aplicação, segundo avaliação independente no Instituto Perception.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui