Prolata recicla 16 mil toneladas de latas de aço no primeiro trimestre do ano e celebra 10 anos de história

12/05/2022 - 10:05

Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três estados que mais reciclaram entre janeiro e março deste ano

A Prolata anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2022 em evento comemorativo aos seus 10 anos de história com números positivos. Entre janeiro e março, foram recicladas 16.013,38 toneladas latas de aço, registrando aumento de 79% em comparação ao trimestre anterior.  Entre os estados que mais reciclaram, Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três protagonistas, sendo os dois primeiros estreantes no ranking.  O número de cooperativas parceiras também aumentou. Atualmente, a Prolata conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados, volume que representa crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, há 36 entrepostos parceiros e o apoio de 14 fabricantes de latas de aço, 29 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 30 redes de varejo e três grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.

A Associação tem trabalhado também para estimular os consumidores a fazer o correto descarte das latas utilizadas, com campanhas de comunicação e auxílio na implantação de pontos de recebimento em parceria com as redes varejistas. Hoje, existem 215 pontos distribuídos por todo o país, garantindo presença municipal 27% superior ao ano anterior.

Em comemoração aos 10 anos de história da Prolata, foi realizado evento na última terça-feira, 10 de maio, para apresentação dos resultados e a valorização de todos que fazem a diferença no projeto, como os fabricantes de latas, tintas e alimentos, representantes do varejo, siderúrgicas, cooperativas, parceiros e entidades gestoras.

A presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Diretora executiva da Prolata, Thais Fagury, ressalta a evolução da Associação em uma década de história. “Foram os associados que acreditaram em todo o processo. Inicialmente, tínhamos 15 parceiros. Hoje, além dos fabricantes de latas, também temos 29 fabricantes de tintas, 30 redes de varejo e 10 fabricantes de alimentos”, ressaltou. 

A executiva ainda fez um agradecimento especial à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), primeira cadeia de envasadoras que acreditou no projeto. Fabio Humberg, coordenador da ABRAFATI, homenageou a Associação com uma placa e destacou a importância do projeto. “Reconhecemos a qualidade no atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e empenho em prol à sustentabilidade, garantindo as melhores soluções para os resíduos sólidos”, salientou Humberg no evento.

Outro destaque durante a comemoração foi a participação da Boomera, empresa brasileira de Economia Circular e parceira da Prolata desde o início de sua história. “Sempre foi uma alegria participar da Prolata. A Boomera nasceu praticamente junto com a Associação. Hoje, somos uma das maiores empresas que recicla plásticos na América Latina. Isso só foi possível acreditando nas cooperativas e com o apoio da Prolata”, afirma Gui Brammer, fundador da Boomera. 

Representando as cooperativas, o Cleusimar Alves de Andrade, presidente da Cooperativa Recicle a Vida, trouxe um pouco da experiência como catador e falou sobre a importância do investimento ao trabalho dos catadores. “O apoio no investimento para melhorar os nossos meios de transporte é fundamental para os resultados”, comentou.

Dois associados-fundadores, a Brasilata, empresa brasileira fabricante de embalagens de aço, e a CMP - Companhia Metalgraphica Paulista, celebraram a história e a relevância da Prolata para o funcionamento da logística reversa e economia circular.

  Mais notícias

Koretech Luztol Anuncie aqui