Durabilidade e qualidade superior na madeira

18/07/2022 - 12:07

Seladora elimina poros e ajuda a uniformizar superfícies antes do verniz

Embora os móveis e portas feitas com MDF dominem o mercado, há quem não abra mão de ter em casa itens feitos de madeira de boa qualidade, durabilidade e elegância. Entretanto, esse substrato tem características particulares e precisa ser muito bem tratado. E uma das etapas que pede atenção é o preparo, no qual o uso da seladora diminui a porosidade da madeira obtendo melhor uniformidade da superfície, melhorando o desempenho do acabamento.

Sem esse passo, o acabamento e a durabilidade das peças podem ficar comprometidos. Mas é bom lembrar também que, quando se fala em conservação, a seladora pode ser utilizada em peças de madeira maciça ou laminadas.

De acordo com Kelly Lima, especialista em tratamento de madeira da Montana Química, a preparação da superfície é essencial para garantir a qualidade do acabamento aplicado. “Além disso, com a utilização de seladoras para a madeira, é possível melhorar a aderência, facilitar a fixação do acabamento e melhorar o rendimento do acabamento. A seladora pode ser utilizada sozinha, para ajudar a conservar o material, como também para preparar a madeira antes da aplicação de verniz ou tinta”, explica Kelly.

O que são as seladoras de madeira?

As seladoras são produtos químicos que possuem dois objetivos: eliminar os poros e preparar a madeira para a posterior aplicação de verniz.

Quando e como aplicar?

A aplicação da seladora é recomendada para substratos de madeira, exclusivamente em ambientes internos, que apresentam poros muito abertos. O produto é ideal para preparar a superfície para a aplicação de vernizes.

Preparação da superfície

Madeira nova: a madeira deve estar limpa, seca, com teor de umidade abaixo de 20%, livre de partículas, isenta de óleos, ceras, resíduos de cola, tintas e outros tipos de contaminantes. Lixe a superfície com lixa grana 150 até 240. Remova os resíduos do pó de lixamento com um pano seco antes de aplicar a primeira demão de seladora.

Madeira com contaminação de gordura, graxa ou óleo: lave a superfície com água e detergente, enxágue e deixe secar. Caso necessário, repita a operação até a remoção total do contaminante. Em seguida, proceda como madeira nova.

Madeira com mofo: aplique água sanitária sobre o mofo e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue e deixe secar. Se necessário, repita a operação e prossiga como madeira nova.

Madeira com umidade: aguarde, no mínimo, 48 horas até a secagem completa da superfície antes da aplicação do produto.

Dica de produto

Kelly explica que a Seladora Nitro, da Montana Química, é um produto de inúmeras qualidades. “Oferece fácil aplicação; alto rendimento; proporciona superfícies uniformizadas e excelente fechamento de poros, garantindo a durabilidade e a qualidade do acabamento.”

Importante observar a diluição de acordo com a ferramenta adotada.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui