Attilio Baschera e Gregório Kramer são homenageados na CasaCor

28/07/2022 - 15:07

O arquiteto Marcelo Salum se inspirou na vida dos designers para criar espaço

Para celebrar a 35ª edição de CasaCor São Paulo, este ano uma das maiores mostras de decoração das Américas está acontecendo no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista (SP). O evento vai até o dia 11 de setembro.

O arquiteto Marcelo Salum se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer para desenvolver a Casa Coral, ambiente proposto em parceria com a tinta oficial da CasaCor em todas as edições 2022. O espaço nomeado de Infinito Particular tem uma atmosfera predominante dos anos 1970. Por meio de uma profusão de cores, tecidos e objetos de acervo pessoal, o espaço conta a história dessa dupla inovadora. Para a criação do local, o arquiteto mergulhou na vida de Attilio Baschera e Gregório Kramer, coletando depoimentos dos amigos mais próximos e com acesso ao acervo que conquistaram ao longo da vida. Tecidos, cores, objetos pessoais, desenhos, obras de arte, música são elementos que farão os visitantes mergulharem um pouco nas inspirações e história da criação da identidade têxtil brasileira para decoração. No ano em que a CasaCor completa 35 anos, vale lembrar que, quando a mostra estreava, foi Attilio Baschera quem desenhou a capa do primeiro anuário do evento. Emoldurada, ela pode ser vista na Casa Coral.   

“Está sendo muito emocionante fazer essa homenagem. Criei uma amizade muito afetuosa com o Attilio, que é uma pessoa fascinante. Está sendo realmente um presente. É a primeira vez que assino um ambiente de uma marca e, por ser um apaixonado por cores, essa parceria com a Coral tem sido muito gratificante”, ressalta Marcelo Salum, arquiteto montou o espaço.

Apaixonados pelas artes e pelo Brasil, o paulistano de origem italiana Attillio e o argentino Gregório escolheram caminhar juntos na vida e no trabalho. A união de seus talentos resultava em estampas levando a beleza dos cenários tropicais brasileiros para o mundo. Na década de 1970, eles foram os responsáveis por criar a Larmod, uma loja de tecidos. Depois, em 2004, abriram a AGain, que perdurou até 2012. A partir daí, eles se dedicaram ao trabalho autônomo para outras empresas.

Paixão por cores 

Assim como a obra foi baseada em cores, Salum apostou muito nelas para compor a Casa Coral, um espaço de cerca de 250 m2 que reproduz uma casa com atelier, lavabo, sala de estar e sala de jantar. O arquiteto elegeu os seguintes tons para o espaço: Melodia Suave (A Cor do Ano do Colour Futures 2022, o estudo de tendências de cores e comportamento da Coral), Mistério de Oceano, Conto Infantil, Desfile de Carnaval e Calor do Fogo. Esses tons não foram escolhidos ao acaso: a seleção foi feita a partir da coleção de tecidos que Attilio e Gregório desenharam para a Donatelli, em 2015, em especial as estampas de abacaxi que dão vida a imponentes cortinas. Para revelar as cores do ambiente inspiradas nesses tecidos, o arquiteto utilizou a tecnologia do Coral Color Sensor, aparelho que cabe na palma da mão e é capaz de identificar cores com alta precisão.

“Há sete anos somos parceiros da CasaCor e, a cada nova edição, vemos como as cores têm ganhado protagonismo em paredes e tetos nos ambientes. Mais do que isso, tem sido apresentada a versatilidade e praticidade das tintas, o poder transformador de cores e efeitos - como o velvet, mármore e o cimento queimado –, que se adaptam aos mais diferentes ambientes e projetos criativos”, afirma Priscila Perez, especialista em cores da AkzoNobel.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui