Programa Mulheres na Cor, da Tintas Coral, forma a segunda turma

20/10/2023 - 13:10

Composta por 15 mulheres, a segunda turma de formandas do programa de treinamento idealizado pela AkzoNobel realizou, no dia 16 de outubro, a cerimônia de formatura das novas profissionais da pintura. O evento foi realizado na arena da Casa AkzoNobel em São Paulo onde fica a sede administrativa da multinacional. 

“A palavra que define meu momento atual, desde que iniciei o curso, é transformação. Esse projeto tem mudado minha vida em todos os sentidos”. O relato é de Luciana Pereira da Silva, 44 anos, uma das 15 formandas da segunda turma do Coral Mulheres na Cor – um programa que olha com atenção para as mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A pintura como ofício pode, sim, contribuir para melhorar a condição de mulheres em situação de vulnerabilidade, dando-lhes uma nova profissão, mas também levando autoestima e dignidade para todas elas. A troca de experiência e de conhecimentos nesse programa é muito maior do que uma simples capacitação profissional. Esperamos que elas consigam ser elementos transformadores em sua comunidade, estimulando outras mulheres a enxergarem novas oportunidades”, afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina acrescentando que essa é uma iniciativa social com foco em capacitação e também uma contribuição pela equidade de gênero e representatividade feminina no setor da construção civil e pintura profissional.

O SENAI-SP é o parceiro de ensino do Coral Mulheres na Cor. Os parceiros financeiros são CASACOR, Dow e Arxada, além da AkzoNobel. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder; e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp (Associação Brasileira dos Pintores Profissionais). A Organização Aldeias Infantis SOS foi a parceira para relacionamento com as participantes. A organização auxilia no cuidado de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias na Região do Rio Bonito, em São Paulo, e em outras 31 localidades em todo o Brasil.

Kelly Barbosa, 42 anos, participante dessa segunda turma do projeto, conta que está muito feliz com essa oportunidade. “O Coral Mulheres na Cor tem ajudado no meu desenvolvimento como mãe, como mulher e como profissional. Esse programa vai me dar possibilidade de recolocação no mercado de trabalho de maneira profissional, para que eu possa dar mais qualidade de vida para meus filhos e para minha família”, comenta a moradora do Rio Bonito.

Além da formatura, as participantes também celebraram a conclusão do curso em um mutirão de pintura realizado dia 30 de setembro no bairro em que moram, o Rio Bonito, na Zona Sul paulista. Promovida pelo Movimento Tudo de Cor - iniciativa sociocultural sustentável da Tintas Coral, que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de pessoas, seja e comunidades ou espaços urbanos em todo o Brasil, a ação reuniu as formandas e dezenas de voluntários das empresas parceiras do projeto. O local escolhido pelas participantes foi a própria ONG parceira do Coral Mulheres na Cor, a Aldeias Infantis SOS Rio Bonito. Na ocasião, foram utilizados mais de 500 litros de tintas para pintar muros externos, sala de música, bancos, portas e mesas.

Durante quinze semanas, as mulheres selecionadas para o Coral Mulheres na Cor tiveram acesso a conhecimentos 360º sobre pintura, totalizando mais de 220 horas. Além do Curso de Formação de Pintor de Obra, no SENAI Tatuapé, o projeto agregou palestras, rodas de conversa, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Outras 16 horas foram dedicadas ao desenvolvimento das chamadas ‘soft skills’, importantes para a inserção no mercado de trabalho, e seminários para construírem a sua visão de futuro. Foram cerca de 20 horas de treinamento na Academia Coral, aprendendo sobre cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos e tecnologias. Ao longo desse período, as aprendizes contaram com o suporte da madrinha Valéria Cristina de Oliveira (conhecida como "Lela OL").

No decorrer do curso, as participantes receberam bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e EPIs custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ganharam um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir a jornada profissional como autônomas, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral.

Formadas, as mulheres terão oportunidade de realizar entrevistas junto aos parceiros de empregabilidade para uma possível colocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Da primeira turma, que contou com 14 formandas, 12 seguem atuando no mercado como pintoras profissionais.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui