Na Fórmula 1, AkzoNobel ajuda a proteger a McLaren de possíveis problemas de alta temperatura

01/11/2023 - 15:11

Nos Grandes Prêmios de F1, as MCL60, da McLaren Racing, contam em várias partes da área inferior com o revestimento de proteção de alta temperatura Intertherm 50, da International, marca da fabricante de tintas e revestimentos AkzoNobel. O produto ajuda a fornecer proteção térmica ao carro. “Contamos fortemente com o Intertherm 50 como nosso revestimento reflexivo e resistente ao calor em geral”, afirma o engenheiro principal de compósitos da McLaren, Steve Foster.

“Também aplicamos nas superfícies internas do escudo térmico - para que a face não moldada receba uma camada de Intertherm 50 como outra barreira protetora contra o calor”, lembra Foster.

Uma única camada de Intertherm 50 tem apenas 25 mícrons de espessura, o que equivale a cerca de um terço da largura de um fio de cabelo humano, compara Ian Fletcher, gerente sênior de produtos da AkzoNobel para revestimentos estéticos e resistentes à temperatura no negócio de revestimentos marítimos e de proteção. “É um revestimento de silicone de película fina pigmentado com alumínio - sua cor prateada vem do alumínio. No negócio de revestimentos marítimos e de proteção, normalmente usamos o Intertherm 50 em tubos e equipamentos de processo de alta temperatura encontrados nos mercados de petróleo e gás”, acrescenta Fletcher.

“A McLaren descobriu que o alumínio do Intertherm 50 reflete uma grande quantidade dos raios infravermelhos de calor que o atingem. Essa propriedade reflexiva é a razão pela qual você vê corredores de maratona embrulhados em papel alumínio. O calor que eles emitem é capturado dentro do cobertor, o que lhes permite regular a temperatura à medida que o calor do corpo diminui”, detalha Fletcher.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui