Sistema MoonWalk proporciona economia de até 2h por dia em oficinas de repintura assegura a PPG

01/11/2023 - 15:11

O que um colorista poderia fazer a mais na oficina com duas horas adicionais no dia? E uma semana a mais no mês? E três meses a mais no ano? Esse é o ganho médio de produtividade que empresários donos de oficinas de repintura automotiva estão obtendo com a MoonWalk que automatiza e digitaliza as principais tarefas do processo de pesagem e ajuste da cor, elevando o patamar do processo de desenvolvimento de cor a um nível de precisão robótico.

A MoonWalk revoluciona o trabalho na oficina introduzindo o controle cirúrgico de pesagem dos concentrados usados na criação da cor, feito automaticamente e sem intervenção do colorista, e a identificação de variações de mistura em escala de miligramas. Além da economia de tempo, isso permite um aumento de cerca de 10% no rendimento de produtos, já a partir do período de adaptação das rotinas ao equipamento.

A PPG, fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, lançou a MoonWalk em 2019, que já está presente em mais de 40 países e mais de 1.500 empresas. O equipamento foi introduzido no mercado brasileiro em março de 2022 e utiliza o sistema base água de alta tecnologia de pintura Envirobase High Performance. "A MoonWalk é um sistema inovador que reflete o futuro da repintura e eleva o padrão de produtividade estabelecido no processo digital e automatizado de pesagem e ajuste da cor. Trata-se de mais uma inovação da PPG que transforma completamente o negócio de repintura automotiva", disse Fabricio Vieira, diretor de Negócios de Repintura Automotiva da PPG.

A linha Envirobase High Performance é composta por tintas para pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito, com maior rendimento e melhor acabamento que linhas convencionais, oferecendo mais agilidade no processo de preparação das tonalidades, e no acerto, aplicação e cura da tinta, o que se reflete numa maior produtividade para a empresa de repintura. Com tecnologia 100% base água, a Envirobase High Performance, topo de linha da PPG, tem índice de VOCs (compostos orgânicos voláteis, em inglês) até 80% menor do que o de tintas convencionais.

A MoonWalk embute um ecossistema digital de ferramentas de cores totalmente interconectado que se comunicam e trocam informações entre si. A captura da cor é feita por meio do espectrofotômetro digital DigiMatch de altíssima precisão, que executa a leitura da cor do carro em menos de um minuto. A leitura é transferida diretamente para o computador com tela de toque PPG Touchmix Express, integrado com o software de gerenciamento de cores PPG Paintmanager XI e com o software de visualização avançada de padrão de cor digital em 3D - VisualizID, que compara os dados com o seu banco de cores de mais de 2 milhões de fórmulas e identifica, instantaneamente, a formulação de cor mais próxima da leitura realizada. Utilizando o VisualizID, o profissional pode comparar o padrão de cor da leitura com o padrão de cor da fórmula sugerida pelo sistema e realizar qualquer ajuste antes mesmo de a cor ser produzida. O sistema possui 82 espaços de armazenamento para concentrados e bases, que permitem o uso de praticamente 100% do conteúdo da embalagem, devido à sua tecnologia de pesagem gravimétrica, evitando qualquer desperdício. O colorista coloca os concentrados que vão ser usados na fórmula de cor numa das 13 posições no rack de distribuição e insere o recipiente de mistura. A própria máquina verifica o código de barras de cada item com os concentrados, dispensa automaticamente a quantidade correta de produto, mostra os resultados e imprime uma etiqueta para identificação da fórmula produzida. Com a MoonWalk, o profissional faz mais, melhor, em menos tempo e com zero desperdício.

 Oficinas que trocaram os processos manuais tradicionais pelas soluções automatizadas e superprecisas introduzidas com a MoonWalk eliminaram a sujeira e a confusão no ambiente de trabalho e atingiram um patamar de produtividade impossível de obter com processos manuais tradicionais, multiplicando a rentabilidade do negócio. O equipamento também faz o controle de inventário, registra o consumo de cada item e indica a necessidade de reposição, oferecendo assertividade de ponta a ponta do negócio e em todas as etapas.

O conjunto de funcionalidades da MoonWalk permite que a equipe de profissionais da empresa se concentre nas tarefas de repintura e atendimento ao cliente, sem consumir tempo com a preparação da tinta, uma tarefa tediosa, repetitiva e passível de erros. No final, quando o carro é entregue para o cliente, isso se reflete em ganho de reputação para a oficina.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui