Tratamento da madeira é peça-chave da sustentabilidade

12/12/2023 - 15:12

Por José Flávio Junior - supervisor de vendas e especialista em preservação de madeira da Montana Química

Quando se fala em tratamento de madeira, é preciso ter em mente, antes de qualquer outra coisa, que estamos falando de um material oriundo de floresta plantada. Diante da crescente preocupação mundial com sustentabilidade e questões climáticas, a madeira oriunda de floresta plantada é uma excelente alternativa para combater o desmatamento de florestas nativas e, emissão de carbono CO2 (baixa emissão e retenção).

A utilização da madeira possui um papel muito importante na sociedade, colaborando para aumentar nossa qualidade de vida. O sequestro de CO2 pelas florestas plantadas auxilia a retardar seus efeitos negativos, como a poluição e a chuva ácida. 2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, um reflexo direto do desequilíbrio no efeito estufa, cujo emissão de carbono CO2 é o principal responsável.

No entanto, para conferir à madeira oriunda de floresta plantada maior durabilidade em sua instalação, é necessário um tratamento na madeira para protegê-la contra o ataque biológico. Madeira tratada é a madeira submetida à impregnação com soluções preservativas, que penetram nas camadas permeáveis da madeira, protegendo-a contra a ação de agentes deterioradores por um longo período. Ela é aplicada em alguns setores como: construção civil, eletrificação, paisagismo, ferroviário, pecuária, fruticultura, entre outros.

O tratamento é realizado em unidade industrial denominada Usina de Preservação de Madeira – UPM. A UPM é composta por autoclave (cilindro de tratamento), conjunto de motobombas, tanques, tubulações e instrumentos de controle de operação. Neste equipamento, a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar e umidade das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto das superfícies das peças). Após essas etapas, a madeira passa por processo de controle de qualidade nas indústrias, que garantem o ótimo desempenho de seus produtos.

Enquanto os projetos e construções tradicionais focam objetivos como custo, desempenho e qualidade, projetos e construções sustentáveis adicionam a esses critérios outros, como minimizar a exaustão de recursos e a degradação da natureza, além da criação de um ambiente saudável.

Por todas as considerações feitas, pode-se concluir que a madeira de reflorestamento tratada em autoclave, além de atender aos requisitos como excelente relação custo benefício, também obedece fielmente a todos os modernos princípios de sustentabilidade aplicados a diversos segmentos (Rural, construção civil, ferroviário, eletrificação, paisagismo) e proporciona um recanto de agradável convivência: com elemento madeira.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui