Projeto ‘Pintando Oportunidades’ chega à penitenciária feminina com curso profissionalizante de pintura imobiliária

10/01/2024 - 16:01

Mistercryl Tintas, O Grupo Mulheres do Brasil, Condor e o Sistema Prisional do Distrito Federal formam a 2ª turma do curso de pintura imobiliária “Pintando Oportunidades”. A iniciativa, pioneira no sistema público, promove a transformação e a capacitação de mulheres privadas de liberdade custodiadas na Penitenciária Feminina do DF. Foram utilizados mais de 2 mil litros de tintas, massas, texturas e grafiatos, entre outros materiais. As reeducandas aprenderam a recuperar as paredes das próprias instalações. A formatura aconteceu no começo do mês de dezembro de 2023.

O projeto apoiado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), busca capacitar 32 reeducandas e prepará-las para o mercado de trabalho.

Para Kamila Mendonça, diretora da Penitenciária Feminina do DF, “poder fazer parte do processo de recuperação das mulheres submetidas ao cárcere através da capacitação sem dúvida é a experiência mais extraordinária que podemos viver, saber que famílias podem ser reestabelecidas e viver com dignidade é o melhor resultado que poderíamos obter”, agraciou.

O mercado da construção civil é dominado pelo masculino, mas com a inserção de pintoras, abriu-se um novo nicho, justamente pelo capricho no acabamento. “Elas apresentam maior sensibilidade para o acabamento, organização e limpeza do ambiente de trabalho, dedicação e compromisso com o serviço prestado. Além de serem mais detalhistas e minuciosas. Os consumidores têm carência de bons serviços prestados, principalmente os de pintura, então é uma grande oportunidade de elas irem competir já com essa vantagem”, ressaltou Aline Barbosa CEO Mistercryl Tintas.

Com o propósito de proporcionar oportunidades reais de reinserção social, o projeto oferece o curso de pintura imobiliária, com duração de 160 horas/aula durante 40 dias e que contabilizam na remição da pena – a cada 12 horas de capacitação, um dia a menos na pena.

Sob a supervisão de instrutores do Senai-DF, todas recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, durante 40 dias, compartilham conhecimentos e os aplicam na própria unidade prisional.

O Pintando Oportunidades proporciona um ambiente de transformação e oportunidade para que mulheres do DF, em situação de vulnerabilidade, assumam o papel de protagonistas das suas próprias histórias, tanto profissional, quanto familiar, por meio da formação técnica em pintura imobiliária. O curso é de nível técnico tem sua profissão regulamentada no Código Brasileiro de Ocupações.

Para Aline Barbosa, “a forma mais efetiva e sustentável de promover a transformação na vida dessas mulheres é oportunizar a capacitação e a independência financeira para reduzir a reincidência criminal”, finalizou a CEO.

Serviço: Realização: Grupo Mulheres do Brasil-Brasília, Senai-DF, SSP-DF, Seape e Polícia Penal do DF. Patrocinadores Master: Mistercryl tintas e Condor.  Apoio: Sebrae-DF, Torre Digital, Gráfica Movimento, Hair Brasilia e Hexa Brasil.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui