Maranhão aumenta em 25% coleta de latas de aço em 2023 por intermédio da Prolata

02/02/2024 - 09:02

O Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, fecha 2023 com resultados positivos no Maranhão. Ao todo, 2.016 toneladas de latas de aço pós-consumo foram coletadas para reaproveitamento e destinação correta, o que diminui o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente. Em 2022, o programa havia recolhido 1.616 no Estado (862 no primeiro semestre e 754 toneladas no segundo), representando 25% a menos do que em 2023.

A associação encerrou o ano com quatro pontos parceiros, sendo um entreposto (localizado em São Luís) e três cooperativas de catadores de materiais recicláveis (duas localizadas na capital e uma em Itapecuru Mirim). Das 2.016 toneladas, 879 foram apontadas no primeiro semestre de 2023 e 1137, no segundo semestre do ano.

Além da gestão dos meios de recebimento de latas de aço pós-consumo, a Prolata presta apoio às cooperativas parceiras. “Contribuímos desde a regularização das cooperativas até a doação de EPIs ao suporte para a adequação de layout produtivo”, acrescenta Gabriela Rangel, coordenadora de cooperativas Prolata.

Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem, reconhece a importância das ações realizadas em 2023 no Estado para os resultados alcançados. “Fortalecer o sistema de logística reversa no Estado do Maranhão é um trabalho constante e, com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local, pretendemos continuar apresentando resultados cada vez melhores e mais positivos para o meio ambiente”, afirma.

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com coordenação e patrocínio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.

Saiba mais sobre a Prolata acessando o site www.prolata.com.br

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui