Construção civil na região de Campinas deve crescer até 20% em 2024

21/02/2024 - 15:02

No setor imobiliário, 2024 é o ano da construção civil. Entre as mais importantes do País, esta indústria que movimenta cerca de 60 atividades econômicas é também uma das maiores geradoras de empregos.

Para a região de Campinas, a Habicamp (Associação Regional da Habitação) projeta para este ano um crescimento entre 14% e 15% em novas construções. Na perspectiva da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), o desempenho do setor pode ser ainda mais efetivo, com aumento de 20% em construções.

No conjunto que favorece a construção civil em 2024, Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, elenca entre os principais fatores para o crescimento de até 15% em construções civis na região os programas de habitação governamentais, a queda na taxa básica de juros, que estimula mais investimentos, e o incremento de 50% nos saldos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “O cenário, de fato, é promissor, com benefícios para quem está em busca do imóvel próprio. Também representa um grande incremento para o mercado”, afirma.

De acordo com Júnior Cabrino, delegado Regional da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), a construção civil em 2024 tem potencial para crescer até 20% em 2024. “Para a região de Campinas, o desempenho do setor traz na esteira a geração de muitos postos de trabalho”, afirma. Em 2023, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do total de 1,48 milhão de vagas formais o setor contribuiu com 158.940 empregos.

Em 1,5 milhão de metros quadrados, no distrito do Campo Grande, que concentra atualmente 40% da população de Campinas, o loteamento Bela Aliança Bairro & Parque projeta em 2024 mais de mil obras na área planejada com 1.844 lotes de utilização mista.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui