Suvinil e Primo Pobre dão dicas sobre como aumentar a renda com a pintura

29/02/2024 - 12:02

Como aumentar a renda com a pintura em 2024? A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, junto com o influenciador de finanças Eduardo Feldberg, mais conhecido como Primo Pobre, e os pintores especialistas da Suvinil, Taís Soares e Thiago Silva, se uniram para responder a esta pergunta durante uma live no canal de YouTube do programa Pintou Parceria Suvinil. O objetivo foi trazer dicas que possam ajudar pintores e pintoras a se organizarem melhor financeiramente e impulsionarem suas carreiras.

A conversa foi comandada por Giovanni Santos, analista de Marketing Serviços ao Mercado, e contou com a participação de Eduardo Feldberg, Taís Soares e Thiago Silva

Os principais pontos discutidos foram situações comuns do dia a dia dos profissionais de pintura, como a compra de equipamentos, a importância da organização financeira – principalmente para autônomos, a necessidade de manter-se atualizado, além de como precificar o trabalho, dúvida frequente entre os iniciantes na profissão. Dessa conversa, as principais dicas foram:

Independentemente do tempo de carreira, é importante continuar se atualizando dentro da profissão, seja aprendendo uma nova técnica ou aprimorando uma especialidade. Isso ajuda a valorizar e a aumentar o reconhecimento do trabalho do profissional que, por consequência, pode cobrar mais por seu serviço. O mercado de tintas está em constante avanço tecnológico. É importante que os pintores e pintoras acompanhem esse movimento para estarem por dentro das novas técnicas de pintura e, assim, continuarem oferecendo um serviço atualizado e de qualidade.

Pensando em ajudar os profissionais da área nessa jornada de profissionalização, a Suvinil oferece cursos, prêmios e certificações por meio do Pintou Parceria Suvinil, programa de relacionamento e capacitação gratuito da marca para os pintores. A iniciativa oferece diversos conteúdos por meio eventos e plataformas digitais, como pelo aplicativo Pintou Parceria Suvinil, pelas redes sociais exclusivas do programa, que dialogam exclusivamente com esse público, além de encontros presenciais realizados em todas as regiões do Brasil.

Aprender a lidar com o dinheiro de forma inteligente é o primeiro passo para ter uma vida financeira saudável. Uma das recomendações do Eduardo é anotar em uma planilha o dinheiro que entra, o que sai e o que sobra. E sempre manter a regra de nunca gastar mais do que se recebe.

Para exemplificar, a pintora especialista Taís Soares compartilhou que, no início de sua carreira, a precificação do serviço e a administração do dinheiro eram suas maiores dificuldades e que, inclusive, em alguns momentos interagindo com seus parceiros de profissão, percebeu que saía no prejuízo por falta de planejamento adequado. Por isso, na hora de orçar um trabalho, é importante considerar o deslocamento, os materiais necessários para o serviço, os gastos com alimentação, a quantidade de dias trabalhados e se será necessário contratar ajuda extra.

É fundamental reservar uma parte da renda, mesmo que pequena, para ser reinvestida na própria carreira e serviço prestado. Não importa o valor: o importante é começar e fazer disso um hábito. Nesse sentido, um dos conselhos foi a construção de um fundo de reserva para emergências que podem ocorrer ao longo do tempo, como uma queda repentina de renda, algum acidente ou imprevisto que impeça o profissional de trabalhar. Dessa forma, será possível cobrir as despesas mensais por um período.

Os pintores e pintoras devem adotar uma postura de profissional autônomo e continuar aprendendo a administrar sua renda para construir um futuro economicamente estável. Essa abordagem não apenas fortalecerá seus negócios, permitindo investimentos mais sólidos e aumento de lucros, mas também irá contribuir para uma melhor qualidade de vida, inclusive durante a aposentadoria.

Além disso, a importância do investimento não se restringe unicamente ao aspecto financeiro, mas abrange também o dia a dia do profissional. Isso implica, por exemplo, em adquirir novos equipamentos para otimizar o tempo, construir uma reputação sólida com os clientes e parceiros, já que boa parte das contratações de serviços acontecem por indicação, ou investir em um veículo para diminuir o tempo de deslocamento. O importante é estabelecer metas tangíveis e procurar tomar decisões inteligentes que tragam retorno positivo para cada perfil de pintor e pintora.

"O objetivo do Pintou Parceria Suvinil é impactar os pintores e pintoras com conteúdos educativos que farão diferença em suas vidas profissionais e pessoais, como ocorreu na conversa com o Primo Pobre. Neste ano, o programa completa dois anos e estamos felizes em ver que o projeto tem contribuído com a carreira desses profissionais", finaliza Céldia Bittencourt, gerente sênior de Atendimento ao Cliente & Serviços ao Mercado da Suvinil.

Para conferir o conteúdo completo, assista a gravação da live no YouTube do Pintou Parceria Suvinil. Essas e outras informações também podem ser encontradas no perfil do Instagram @PintouParceria_Suvinil.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui