Com o tema "Acredite em uma nova vibração", o ColourFutures, estudo de tendência de cores e comportamento da AkzoNobel, preparou três paletas complementares com tons que representam o tempo que vivemos
Há 21 anos, a AkzoNobel, multinacional holandesa de tintas e revestimentos, realiza o seu estudo de cores e tendências, projetando em paletas de cores o estado de espírito do mundo refletidos nas tendências dominantes.
Com o tema “Acredite em uma nova vibração”, o ColourFutures 25 apresenta a cor que vai reger o próximo ano: Curry Dourado, um amarelo quente e cheio de vida, capaz de transformar qualquer espaço, criando uma atmosfera autêntica e repleta de personalidade e do otimismo que o mundo tanto precisa.
“Nossa Cor do Ano é surpreendente, é o nosso convite para que as pessoas saiam da zona de conforto. Os amarelos fizeram muito sucesso entre 2007 e 2013. Naquela época, as cores solares tornaram-se mais prevalentes, quando as pessoas buscavam positividade em casa. Agora, novamente, o movimento é por um desejo de recomeço e de acolhimento do novo, por um toque de cor que traga alegria às paredes e um sorriso no rosto”, afirma Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Coral.
Todos os anos, a jornada pelas tendências começa no estúdio de criação em cor e design, o Centro de Estética Global da AkzoNobel. Uma equipe de especialistas, liderada pela diretora criativa Heleen van Gent, traduz os insights reunidos na Previsão de Tendências, em cores que representem o espírito do momento. Há mais de duas décadas, a empresa convida, anualmente, uma gama de especialistas de todos os cantos do globo e de diversas áreas do design para ajudar a compreender os rumos do mundo e quais fatores influenciarão o jeito de viver das pessoas. As representantes brasileiras foram Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa, designers de Cores e Superfícies do Atelier Adriana e Carlota, além de um convidado especial, o arquiteto Maurício Arruda.
Das mudanças econômicas aos eventos culturais e políticos, todos os aspectos da vida são considerados. “Compreendendo a força transformadora e emocional das cores, o estudo identifica as tonalidades que as pessoas vão precisar tanto em suas casas, quanto nos ambientes de trabalho, em todo o mundo e nos anos seguintes. Então é selecionada uma Cor do Ano marcante e que envolva tudo o que foi discutido. Sabendo que as pessoas são influenciadas pelo espírito do momento de maneiras diferentes, e porque as preferências de cor são individuais, também são criadas três paletas de cores complementares para que a Cor do Ano funcione para todas as pessoas e em todos os lugares”, explica Juliana Zaponi, gerente de Colour Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina.
Conheça as tendências e paletas 2025:
Paleta Destemida: anime-se para buscar novos horizontes
Em tempos de mudanças, as pessoas querem deixar o passado para trás e olhar para o futuro. Para traduzir isso no ambiente doméstico, foi criada uma paleta cheia de cores ousadas e alegres que promovem um espaço surpreendente e espontâneo para inspirar e nos conduzir a uma empolgante viagem para fora de nossa bolha atual. A Paleta Destemida: para um lugar corajoso e vibrante, cores inspiradas pelo sentimento de aventura, fora da zona de conforto. Na busca por uma casa espontânea, use tonalidades autênticas. Dica da Heleen van Gent: “Combinar neutros e pastéis cria um espaço que resiste à prova do tempo”.
Nessa paleta estão as cores Curry Dourado, Bola de Basquete, Grandes Sertões, Bege Costeiro, Frescobol, Lugar de Afeto, Azeitona Fresca, Fascinação, Azul Panorâmico, Azul Marinho Vibrante.
Paleta Artesanal: orgulhe-se da criatividade & habilidade humanas
Sabemos que a tecnologia tem um enorme impacto na sociedade. A ascensão da IA provou seu poder, borrando a linha entre o real e o fake. Agora é o momento de reabraçar a humanidade e valorizar o feito à mão em nossas casas. O artesanato pressupõe sabedoria profunda, habilidade e design inteligente, transmitindo uma sensação de autenticidade e humanidade. A Paleta Artesanal: as tonalidades amadeiradas e argilosas são o pano de fundo perfeito para acessórios e mobiliário feitos com materiais naturais como argila, madeira, rattan e linho. “As cores artesanais ajudam você a se sentir conectado com os materiais naturais do mundo”, explica Heleen van Gent.
Cores da paleta: Curry Dourado, Silêncio de Inverno, Marrom do Século, Chá com Leite, Marrom Autêntico, Manuscrito, Esconderijo Silencioso, Nevoeiro Romano, Planícies Escocesas e Bela Urze.
Paleta da Ancestralidade: sinta-se enraizado e orgulhoso de quem você é
Depois da globalização, a percepção de que estamos correndo o risco de perder nossas raízes singulares e nos tornarmos homogêneos. Essa paleta nos inspira a revalorizar o entorno e reconhecer a riqueza das heranças que nos tornam únicos e diversos. A Paleta da Ancestralidade: essa tendência é rica em influências ancestrais variadas e pessoais; um lar que celebra orgulhosamente sua identidade e raízes singulares. É inspirada em tons terrosos e corantes naturais encontrados ao redor do mundo. “Refletindo as histórias de muitas culturas ao redor do mundo, as cores da ancestralidade são aconchegantes e caseiras. Não importa de onde você vem”, diz Heleen van Gent.
As cores dessa paleta são: Curry Dourado, Rio de Cascalho, Pedra Esculpida, Folha de Louro, Tâmara, Lagoa Natural, Folhas Secas, Luar Misterioso, Pote de Argila e Doce de Leite Mineiro.
“Este ano, os desejos de libertação, de recomeço e de acolhimento do novo estão na base do nosso estudo. Por isso, foi criada uma coleção de cores que enche as casas e os espaços de energia criativa, otimismo, autoestima e imaginação. Com nossas sugestões, facilitamos as escolhas para as pessoas assumirem o comando, experimentarem com confiança e criarem espaços que satisfaçam suas necessidades individuais. Nosso convite é para que os consumidores mergulhem nas paletas e nos insights por trás da nossa coleção de cores 2025, além das ideias e inspirações para usar as tonalidades. Nos próximos meses, será possível encontrar inspiração em nossas redes sociais, website e apps”, conta Tamara Goes, gerente de Marketing de Tintas Decorativas da AkzoNobel para o Brasil.