O verde que resulta de uma delicada mistura do azul, amarelo com tons de cinza. Uma cor que representa o diálogo entre o homem e a natureza e a busca por harmonia e paz entre nós e o meio em que vivemos. Sombra da Floresta 2527E é a cor indicada pela Tintas Eucatex para representar o ano de 2025, eleita por meio do estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere.
Em meio às transformações físicas, digitais e climáticas, este tom esverdeado promove bem-estar ao combinar o verde da vegetação com o azul do oceano. A conexão direta entre Sombra da Floresta 2527E e o meio ambiente é capaz de transpor o cotidiano, além de acalmar e relaxar a partir do conceito biofílico. Um respiro calmo e seguro diante da velocidade das informações e mudanças em todo o mundo. A busca pelo acolhimento da sombra de uma árvore durante o caminhar obrigatório.
Ainda sobre a Cor do Ano, o toque sofisticado vem da neutralidade do cinza. De acordo com a Dra. Patricia Sant'Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, que assina este estudo para as realidades de consumo e estéticas do Hemisfério Sul, configurado por relações culturais e mercadológicas, "o tom se equilibra em pontos acinzentados que reforçam elegância e promovem segurança emocional, fatores que tornam a tonalidade perfeita tanto para ambientes residenciais quanto para os corporativos", assinala.
Ailton Krenak, um dos maiores líderes indígenas brasileiro, brada há décadas que "o futuro é ancestral". E a sociedade começa a entender o peso desta expressão, afinal, o Brasil começa a viver os impactos causados na natureza: calor excessivo, secas extremas e chuvas devastadoras. Sombra da Floresta é um convite para o brasileiro voltar a "pisar" em sua terra ancestral suavemente, com respeito, cuidado e conexão.
A diversidade brasileira é sem dúvida uma das características mais marcantes do nosso povo. Ao longo dos 524 anos de Brasil, além dos povos originários, africanos e da colonização majoritariamente ibérica a partir do século XX, temos a imigração em massa do Japão, Espanha, Itália, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, EUA, China e mais recentemente Líbia, Síria, Venezuela, Coreia e Bolívia. Isto nos deu uma miscigenação que é uma das nossas maiores riquezas, trazendo diferentes habilidades impulsionando o multiculturalismo.
O conceito de decolonialidade é uma realidade com o movimento de apropriação da nossa história e da cultura nos libertando dos efeitos negativos dos colonizadores europeus. Sombra da Floresta 2527E reafirma o orgulho de sermos brasileiros, de estarmos num lugar onde a natureza é abundante, o povo é alegre e espontâneo, com costumes e modos de vida marcados pelos contrastes que o tornam incomparável.
Para Argemiro Sanches, gerente de Produto da Tintas Eucatex, Sombra da Floresta 2527E é um tom representativo para os brasileiros, que já se utilizam de nuances similares dentro e fora de casa – em ambientes internos e fachadas. "A serenidade de Sombra da Floresta traduz o nosso desejo por dias melhores, mais calmos, com o frescor da tranquilidade. É um descanso aos olhos, ao corpo físico e à mente".
Além da Cor do Ano, a Tintas Eucatex apresenta também as Tendências criativas apontadas no estudo da Tendere. As tendências criativas são organizadas em quatro macro gostos encontrados em todo o hemisfério sul. São elas: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado. O estudo dirige o seu olhar para cada um desses quatro grupos, chegando ao comportamento (do consumidor), à tendência criativa e aos cenários do presente e do futuro. Conheça o que o estudo nos revela e ensina sobre cada uma dessas tendências criativas para 2025.
Origens: Essa tendência criativa corresponde ao grupo Pop Tropical, expressão autêntica da cultura popular e suas excentricidades, onde luxo e casualidade de fundem. Origens é a tendência para quem está imerso nas questões decoloniais, que mergulha em referências de povos originários e/ou de matriz africana. A umidade da terra, as matas tropicais e equatoriais, se unem à terra do semiárido. As cores remetem ao Jenipapo (preto), ao Urucum (vermelhos), à Tabatinga (branco), aos solos brasileiros, ao céu azul e ao frescor e sombra das florestas.
Gráfica Cidade: O grupo que tem em 2025 a tendência criativa Gráfica Cidade é o Latino Urbano, formado por aqueles que tentam acalentar toda a sua insegurança, seu desejo de aceitação versus sua vontade de ser reconhecido como alguém que dita tendências. Aqui "moram" aqueles que têm a cidade invadida pelo design gráfico, com clara inspiração no estilo Memphis, desdobrando para gráficos abstratos, inclusive os de teor comercial, e possibilidade expressiva de uma vida prenhe de alegria e diversão. Há um pouco de escapismo nessa proposta que se baseia no gosto por publicidades antigas (retrô) retornando a formas bem-humoradas de pensar e usar o material gráfico como inspiração para decoração, padrões, design, moda e produtos de todo tipo.
Jardim da Paz: Aqui está a tendência criativa para o Karioka, grupo de gosto que expressa aquele que busca pausa e conexão com a natureza. Esta tendência fala sobre encontrar paz dentro dos limites de sua cidade, bairro, casa, apartamento. A ideia de ter um pedaço de verde, repleto de vida perto de você, não importa se é um imenso jardim em permacultura, ou em um terrário em seu quarto. A conexão com a natureza traz uma vontade de viver, de cuidar, de estar de maneira aconchegante entre elementos e cores com toque natural. Tecidos orgânicos, marcas comprometidas, e muita vontade de transformar o mundo num lugar onde a natureza e nós a ela conectados tenhamos paz para viver plenamente.
Essência: As referências luxuosas do oriente ou ancestrais encontram-se com a visão minimalista e elegante do ocidente, buscando um equilíbrio entre prazer e vida consciente traduzem o grupo de gosto Sofisticado, ao qual a tendência criativa Essência corresponde: sustentabilidade, refinamento artístico, autoconhecimento, silêncio e convívio harmonioso é o que esta tendência representa. Cansado dos excessos dos últimos tempos, das crises e situações limites, esse grupo de gosto busca a leveza de se voltar para o que é essencial. O minimalismo depois de muito tempo retorna como direcionador de escolhas. Esse retorno ao básico tem uma influência asiática japonesa e o gosto por linhas puras, materiais de alta qualidade, poucas cores, transparências, e uma busca pelo que é essencial na vida, despindo-se dos excessos. Um detox da civilização ocidental. Uma busca zen para os espaços residenciais, comerciais e corporativos.