Abrafati e Akatu lançam guia para consumo e descarte correto de tintas e embalagens

21/10/2024 - 15:10

Manual oferece orientações sobre o uso responsável de tintas e o descarte correto, incentivando práticas sustentáveis com foco na preservação do meio ambiente

Com o objetivo de promover transparência e expandir as boas práticas de sustentabilidade diretamente ao consumidor de tintas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), em parceria com o Instituto Akatu, lançou o Guia de Consumo Consciente de Tintas. O material é uma cartilha que oferece orientações sobre como comprar a quantidade correta de tintas, evitar sobras do produto e realizar o descarte adequado das embalagens pós-consumo. 

O objetivo do guia está diretamente associado ao tema do consumo consciente, trazendo recomendações que estão alinhadas ao inovador Programa Setorial de Sustentabilidade da Abrafati. 

"Tintas são produzidas para serem utilizadas. Muitas pessoas ainda não sabem como evitar sobras e realizar o descarte adequado. Possivelmente, se você não tem, conhece uma pessoa próxima que guardou uma lata de tinta em casa da última pintura e não sabe que, ao longo do tempo, o produto pode perder as suas propriedades. Por isso, é fundamental orientar o público sobre a destinação adequada de eventuais sobras e das embalagens do produto. Com essa ação, a indústria de tintas reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e sua determinação em promover um futuro mais verde", ressalta Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da ABRAFATI.

Uma pesquisa divulgada pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, mapeou o comportamento do consumidor. O número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81%. O que mostra também uma postura cada vez mais exigente em relação ao uso de materiais sustentáveis e à busca pela melhor relação custo-benefício.

Os principais passos de um Consumo Consciente de tintas são:

  1. Calcule a quantidade necessária: Confira o rendimento das tintas na embalagem e calcule a quantidade necessária para a área a ser pintada. 

Consulte um profissional se necessário.

  1. Use as tintas até o fim: Evite guardar sobras e aproveite-as imediatamente. Se sobrar tinta em boas condições, considere doar para escolas, creches, casas de repouso, organizações sociais ou para parentes e amigos.
  2. Descarte adequado: Latas de aço, baldes plásticos e barricas de papelão são recicláveis. 

Consulte sites como prolata.com.br ou @descarta.ai para saber onde descartar.

  1. Cuide das ferramentas: Lave as ferramentas com o solvente adequado e descarte os resíduos corretamente para evitar impactos ambientais.

O guia está disponível para consulta ou download no site da Abrafati (link).

Outra iniciativa importante que será destacada ao longo do mês de outubro, é o Retorna Tinta, programa da Abrafati que tem como objetivo fomentar o descarte responsável de sobras de tintas imobiliárias e suas embalagens após o uso. Esse programa está em fase piloto na região Nordeste do país, que possibilitará projetar os melhores caminhos para lidar com as sobras.

Implementado em 2022, o Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS) da ABRAFATI começou como um sistema de avaliação de indicadores de sustentabilidade. Nos últimos dois anos, o programa evoluiu para se tornar um hub de inovação e soluções, elevando a maturidade dos fabricantes de tintas em práticas ESG. Trata-se de uma iniciativa pioneira e inédita no setor de tintas, não só no Brasil, mas também no mundo.

“Parcerias como essa com a Abrafati são estratégicas dentro da atuação do Akatu de mobilizar a sociedade para o consumo consciente e a sustentabilidade”, avalia Lucio Vicente, diretor geral do Instituto Akatu. “Por meio de programas setoriais, desenvolvemos ações estratégicas e podemos obter avanços em larga escala, com impactos positivos diretos para as empresas envolvidas, seus colaboradores e toda a sociedade.”

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui