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acessar uma sugestão de consumo dos produtos, desde o desengra-
xante até o verniz. Para o segmento de value for money e tecnologia
tradicional, a marca Salcomix oferece o Salcomix for Windows, um
sistema totalmente voltado para as revendas de tintas no qual, se-
gundo Roberta, o cliente tem um controle preciso de estoque, preços,
orçamentos e relatórios de curva de produção (alguns acessos são
limitados aos funcionários responsáveis pela preparação da cor).
Preocupada com seus clientes, a PPG tem sempre investido em es-
forços para poder manter-se competitiva no segmento de sistemas
tintométricos e preparada para a demanda de mercado.
“O sistema tintométrico está muito evoluído, especialmente em
questões como a oferta de software de cores, facilitando o trabalho
da ofcina. A PPG lançou recentemente o Color Web, que é o acesso
a um banco global de fórmulas, que permite às ofcinas e distribui-
dores um melhor serviço de suporte ao reparo dos veículos. Além
disso, a PPG investe em novas ferramentas de cores e novas ferra-
mentas de informática, entre outros”, afrma Carlos Roberto Morelli
Júnior, gerente de marketing da PPG, justifcando que o mercado
tem se atualizado e se mostrado receptivo às novidades. “O empre-
sário busca sempre o melhor custo/benefcio e, com isso, confrma a
questão do sistema tintométrico possuir alta tecnologia e melhores
opções.”
Por sua vez, a AkzoNobel Tintas Automotivas desenvolveu o Color-
Pro, um sistema que permite ao usuário encontrar a cor do veículo
com muito mais velocidade e segurança, de acordo com a gerente
de marketing América do Sul da AkzoNobel Tintas Automotivas. “En-
tendemos que dada a característica do mercado de repintura e suas
inúmeras cores, seria impossível trabalhar sem o sistema tintométri-
co, composto de máquina, balança e software.”
O ColorPro é um sistema que foi desenvolvido em plataforma Win-
dows, sendo, portanto, conforme Ângela, muito mais amigável que
os sistemas em DOS.
O desenvolvimento do ColorPro foi totalmente baseado em pesqui-
sas, segundo a gerente, e oferece uma série de facilidades para os
usuários, sendo uma delas a possibilidade de comparar as varian-
tes. “Isso é muito importante dado o grande número de variantes
existentes. Além disso, permite ao usuário fazer o gerenciamento e
controle de estoques, criar fórmulas próprias, gerenciar preços. Ou-
tra vantagem do ColorPro é poder rapidamente encontrar as cores
de frotistas.”
O objetivo da Akzo ao desenvolver esse sistema foi permitir ao usu-
ário uma maior agilidade no processo da defnição da cor. “E é por
isso que o mesmo permite a busca da cor de várias formas: código,
nome, grupo de cor, etc. As ofcinas de reparação que buscam pro-
dutividade exigem soluções que permitam processos mais efetivos,
e isso envolve produtos de alta performance e equipamentos ade-
quados”, destaca Ângela.
Capacitação
Uma difculdade para as ofcinas e revendas, conforme a gerente de
marketing da Sherwin-Williams Divisão Automotiva, Cássia Galvão,
é ter profssionais capacitados na pesagem e acerto das cores. “A
Sherwin-Williams Divisão Automotiva oferece cursos de colorimetria