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para os profssionais que desejam capacitar-se nessa área ou reciclar
conhecimentos adquiridos anteriormente. Acreditamos que esse será
um profssional muito valorizado no futuro.”
A Sherwin-Williams Divisão Automotiva oferece um sistema tinto-
métrico composto por um software - Lazzumix - e uma máquina de
misturar as bases. “Nossa visão é de que, hoje, em função da re-
cente crise econômica, muitas ofcinas de reparação que utilizavam
o sistema tintométrico migraram para a utilização de tinta pronta.
No entanto, devido ao crescente lançamento de carros com cores
diferenciadas e a crescente entrada de carros importados, as ofci-
nas deverão usar os sistemas tintométricos com mais intensidade”,
analisa Cássia.
O Lazzumix é um software desenvolvido no Brasil pela própria
Sherwin-Williams com o objetivo de atender às necessidades dos
profssionais de repintura no Brasil, ressalta Cássia. “Ao longo dos
anos, fomos buscando melhorar e nos adaptar às mudanças ocor-
ridas no perfl de nossos clientes. Esta evolução é contínua, pois
o mercado é dinâmico. Temos pessoal dedicado exclusivamente a
atender os usuários do sistema, tirando dúvidas e ensinando a uti-
lizar as ferramentas disponíveis. Atualmente temos mais de 24 mil
cores disponíveis em nosso sistema, sendo que 50% são de cores de
automóveis produzidos no Brasil.”
Com relação às máquinas misturadoras, a Sherwin-Williams Divisão
Automotiva sempre busca parceiros que tenham equipamentos fáceis
de manusear e com pouca necessidade de manutenção, lembra Cás-
sia. “Cada vez mais as máquinas são mais leves, mais fáceis de ma-
nusear e com pouca manutenção. As tampas, que são um acessório
importante, também vêm sendo melhoradas e são mais efcientes e
adaptáveis aos vários tipos de latas.”
Cássia acredita ainda que a demanda dos donos de automóveis por rapidez
e serviços diferenciados fará com que os empresários da reparação se atua-
lizem com relação aos produtos e processos de reparação.
Pacote de serviços
Na opinião de Jaime Vieiro, diretor comercial da Star Química, hoje
o que há disponível no mercado em relação a sistema tintométrico é
muito semelhante entre si. “O diferencial do sistema tintométrico da
Star, o Starmix, disponibilizado em lojas, e Starpremium e Acquastar,
disponibilizados em ofcinas, é o pacote de serviços oferecidos aos
clientes junto com os sistemas, tais como: equipe técnica específca
para loja e outra equipe técnica específca para ofcina; se há ne-
cessidade do desenvolvimento de nova cor, esta fca disponibilizada
no sistema tintométrico de 12 horas a 24 horas; visitas semanais às
ofcinas para acompanhamento de processos e avaliação do com-
portamento do sistema e produtos”, avalia ele.
O segmento de repintura tem se atualizado muito, segundo Andréa
Araújo, gerente de marketing da Star Química. “Por exemplo, na
Star oferecemos cursos semanais em todo o Brasil, tanto nas lojas
como nas ofcinas, pois entendemos que o melhor resultado quanto
à utilização dos produtos e novas tecnologias só acontecerá com
treinamento e aperfeiçoamento, e sempre obtemos total compareci-
mento dos profssionais do setor.”
Andréa defende que com o crescimento da demanda de alta tec-
nologia, hoje, os empresários da reparação mudaram a postura e
a gestão do negócio onde anteriormente se preocupavam com o
preço da tinta. “Hoje, o foco é o custo por peça.”