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TINTAS ECOLÓGICAS
Produtos mais amigáveis
AkzoNobel
Por sua origem europeia e por estar presen-
te nos mais diferentes mercados em quase
todas as regiões do planeta, a AkzoNobel é
uma empresa que há muitos anos atua com
uma forte consciência ambiental ligada ao
negócio de tintas. Investimentos vultosos têm
sido feitos ao longo de todos esses anos li-
gados ao desenvolvimento e implementação
de normas corporativas de saúde, segurança
e  meio ambiente, com um forte comprome-
timento com a sustentabilidade do planeta.
A grande maioria dessas normas se encontra
ligada à adoção de práticas de produção e de
Produtos sustentáveis em alta
Fruto da consciência ambiental e vista como uma tendência mundial, as
tintas ecológicas vêm tomando espaço no mercado brasileiro.
Assim como em outros segmentos da indústria, os fabricantes de tintas vêm somando esforços no sentido de desenvolver produ-
tos que não agridam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Dessa forma, as chamadas “tintas ecológicas” já são uma realidade
e estão disponíveis nas lojas para um público mais exigente e que sabe das suas verdadeiras vantagens.
Recentemente, essa tendência foi comprovada no congressoAbrafati 2009, que teve como tema central “A Tinta do Futuro”, em
uma alusão aos produtos formulados com baixos teores de VOC (Componentes Orgânicos Voláteis ) ou à base de água.A inicia-
tiva está alinhada com a tendência consolidada entre os fabricantes compromissados com sua responsabilidade social para com
o planeta e também para com os consumidores.
Para Elaine Poço, diretora de pesquisa e desenvolvimento daAkzoNobel América Latina, o foco do congresso ao trazer esse tema
estimulou trabalhos, sejam estes  das indústrias correlacionadas e/ou universidades, contribuindo assim para uma visão de futuro
e sustentabilidade. “Vale dizer que tinta do futuro equivale a falar de uma tinta que em toda a sua cadeia, desde a seleção de
matérias-primas, desenvolvimento, manufatura e descarte gere um menor impacto ao nosso planeta. Ou seja, que utilize menos
recursos naturais (uso de matérias-primas renováveis), gerando menos resíduos, desde sua aplicação até o descarte.”
Segundo Elaine, ainda, não há dúvida de que a grande maioria dos fabricantes de tintas tem procurado introduzir formas mais
sustentáveis de se fabricar e ofertar ao mercado produtos que causem menor impacto ambiental, incluindo os usuários fnais.
“Essa prática será decisiva na condução futura dos negócios.”
formulação de produtos que resultem sempre
em menor perfl de impacto ambiental e risco
para o consumidor fnal.
“Ao longo dos anos, inúmeras matérias-
primas têm sido eliminadas e substituídas.
Bons exemplos são a eliminação total do uso
de matérias-primas à base de cromatos e
chumbo, redução da emanação de solventes
orgânicos para atmosfera (menor VOC), elimi-
nação de APEO nas emulsões, entre outros”,
afrma Elaine.
Todos os produtos atualmente oferecidos pela
AkzoNobel ao mercado brasileiro no segmen-
to de tintas, conforme Elaine, são resultantes
diretos dessa consciência ambiental, de uma